Os buracos de minhoca podem estar escondidos dentro dos buracos negros!

buracos de minhoca podem estar no interior de buracos negros
Uma equipe de físicos teóricos pode ter descoberto onde os buracos de minhoca estão... mas será que dá pra atravessá-los?!


Buracos negros e buracos de minhoca ainda são considerados grandes mistérios da ciência, pois sabermos um pouco sobre esses objetos estranhos e intrigantes, e ainda não os compreendemos por completo.

Quando o assunto é buraco negro, todos imaginamos um local caótico, e pensamos que qualquer coisa que seja sugada por ele, estará condenada para o resto da eternidade... Só podemos compreender um buraco negro até seu horizonte de eventos, local onde toda a massa externa começa a ser sugada, e a luz é distorcida. Mas a teoria diz que para que um buraco negro exista, precisa haver uma singularidade no centro. Mas o que é uma singularidade?

Basicamente, a singularidade é uma região onde as regras da física e de toda a natureza que conhecemos é quebrada. Singularidade é onde a calculadora cósmica trabalha de uma forma que sequer temos noção. E esse segredo está escondido nas profundezas do horizonte de eventos.

Buraco negro - ilustração
Ilustração artística de um buraco negro.
Créditos: Kristof Wesely / Wikimedia Commons

E foi pensando nesse segredo cósmico que uma equipe de físicos liderada por Diego Rubiera Garcia, da Universidade de Lisboa, criou uma teoria interessante. De acordo com a equipe, a física "estranha" da singularidade de um buraco negro pode ser bem diferente daquilo que acreditamos, e a relatividade geral pode ser quebrada. E se no lugar da singularidade, encontramos um buraco de minhoca no centro de um buraco negro? De repente, em vez de serem os últimos compactadores de lixo cósmico, os buracos negros podem ser na verdade o sonho da ficção científica: centros de transporte no espaço-tempo.




Em cálculos anteriores, a equipe de Diego criou um modelo teórico de buraco negro sem uma singularidade. Para sua surpresa, no lugar da singularidade surgiu uma estrutura de tamanho finito e esférica. Parece que a matemática nos deu um resultado: um buraco de minhoca.

Antes de mais nada, temos que entender por que a singularidade é um problema para os teóricos e escritores de ficção científica. Prevê-se que qualquer corpo (como um astronauta por exemplo) que cai em buraco negro, é esticado pelas forças de maré, que seriam muito mais fortes nos pés do astronauta do que na sua cabeça. O resultado disso seria um astronauta parecido com um espaguete sendo atraído para o interior de um buraco negro.

astronauta sendo sugado por buraco negro - buraco de minhoca?
Ilustração artística mostra o que poderia acontecer com um astronauta ao cruzar o horizonte de eventos.
Créditos: Galeria do Meteorito

Se um astronauta esticado alcançasse a singularidade, seu corpo seria infinitamente fino e longo, o que não faz muito sentido. Claro que ninguém quer passar por essa experiência para comprovar, mas se trocarmos a singularidade por um buraco de minhoca, as coisas ficam muto mais interessantes.

Buracos de minhoca são uma consequência matemática da relatividade geral de Einstein, mas ainda não encontramos qualquer evidência de que eles realmente existem. Será que Einstein estava errado, ou será que apenas não estamos enxergando os buracos de minhoca?




Se os buracos de minhoca realmente existirem, eles seriam como tubos de espaço-tempo, que funcionariam como passagens para outros locais do espaço (automaticamente, para outra época, já que o espaço e o tempo estão interligados). Como o buraco de minhoca tem uma forma esférica finita, não haveriam regras estranhas da física brincando com o nosso astronauta caso ele ultrapassasse o horizonte de eventos de um buraco negro. Sim, agora ficou muito mais interessante!

Mas nem tudo são flores. No artigo publicado na revista Classical and Quantum Gravity, os pesquisadores apontam que esse buraco de minhoca não seria "tradicionalmente percorrível", ou seja, não é do tipo de buraco de minhoca que poderíamos encaixar uma nave espacial e esperar que ela explore outro ponto do Universo. Na verdade, esse buraco de minhoca seria microscópico, e não atravessável por objetos macroscópicos, mas ainda assim, seria um buraco de minhoca.




Como já era de se esperar, o estudo ainda é apenas uma teoria, e não pode ser comprovado de imediato. Os cientistas ainda precisam percorrer um longo caminho até conseguirem provar que existe de fato um buraco de minhoca no centro de cada buraco negro, a não ser que alguém muito corajoso esteja disposto a brincar de "De Volta Para o Futuro" e descobrir na prática... e mesmo assim, será que se tudo desse certo, e o astronauta fosse mesmo parar no futuro, não seria mais provável que ele acabasse como James Cole, o personagem de Bruce Willis no filme "Os 12 Macacos"?...






Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Kristof Wesely / Wikimedia Commons / Galeria do Meteorito
06/12/16

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Ler essa matéria ouvindo a trilha sonora de Interestellar provoca, no mínimo, certa nostalgia. Haha
    Mas, brincadeiras a parte, é um estudo interessantíssimo que abre uma possibilidade promissora. Vejamos, futuramente, o desenrolar da história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande dica, Rodrigo. Escutei a trilha sonora lendo a matéria, e tudo ficou mais mistico. hahaha

      Excluir
  2. que conversa maluca é essa, mas se falando da Universidade de Lisboa, tudo pode se esperar, principalmente uma loucura dessa. Singularidade não existe
    e buraco negro, não é a entrada de um buraco de minhoca

    Buracos negro segundo Stephen Hawking buracos negros não existem
    Não seria os buracos negros fabricas de matéria escura e energia escura, já que ele não fica com tudo que cai nele, transformando matéria normais em matéria escuras e energia escuras, vamos pensar um pouco. Pode parecer absurdo, mas como não temos uma resposta, podemos especular, é assim que nascem as novas teorias. E quando ao Big bang, o que pode ter iniciado o tal de big bang. seria um buraco branço o outro lado do buraco negro onde a matéria escura e energia escura saem do outro lado,(pelos pólos) a matéria convencionais que conhecemos como , prótons, neutros e elétrons em átomos , em elementos químicos lembra se do quantum de energia, imagine que o buraco negro se alimenta de matéria que entra em seu interior, e com o passar do tempo ele fica cheio processando as matérias quando estar pronto ele explode por outro lado jorrando e criando com foi o caso do big bang.
    Componentes químicos, prótons e neutros e elétrons, em produtos químicos, um buraco negro, na verdade é uma maquina que aniquila matérias normais e transforma em matéria e energia escura, e assim para a continuação do universo onde tem sempre algo para criar algo, nada se criar por um acaso, mas tem um proposito, e sua singularidade na verdade tem um fim é justamente a saída das matérias processadas em matérias e energias escuras.
    Buraco negro não é a entrada de um buraco de minhoca

    ResponderExcluir
  3. Mesmo os buracos negros não são eternos. Se o nosso universo for único e não parte de um multiverso, então daqui trilhões de trilhões de trilhões de anos no futuro, até mesmo os buracos negros irão se desfazer e o que sobrará será apenas um universo sem energia, com toda a matéria espallhada como uma fina e rarefeita poeira cósmica.

    ResponderExcluir
  4. Porque insistem em dizer que temos que mandar pessoas para esses lugares,não poderia ser robos a ciencia está evoluindo tanto na area de criaçao de robos cada vez mas parecidos com humanos.Seria a soluçao mandar robos ultra sofisticados para lugares inospitos e se alguma coisa der errado não perderemos nenhuma vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qualquer forma, na minha concepção isso nunca irá ocorrer, seja com humanos ou robôs, eu realmente acredito que a humanidade nunca chegará a essas distâncias monstruosas.

      Vamos imaginar que envie um objeto a velocidade da luz para Sagittarius A*, mesmo na velocidade da luz só chegaria depois de 26 mil anos. E eu não acredito que algo físico consiga chegar a essa velocidade. Sinceramente, é até inimaginável o sinal chegar aqui. Demoraria mais milhões de anos...

      Eu acredito que o jeito é nos contentar com imagens e o que podemos ver daqui. Pq chegar lá, na minha opinião (Posso está errado), isso nunca acontecerá. É inimaginável chegar a essas distâncias. :/

      Excluir
    2. Então, entendo seu ponto de vista, mas na verdade provavelmente(com certeza xd) não temos tecnologia suficiente para sequer nos aproximarmos de um buraco negro, fora o problema da distância, o seu campo magnético é simplesmente absurdo. Os cientistas têm muita dificuldade em estudar Júpiter, em que seu campo nem chega a se comparar ao campo magnético da superfície de uma estrela de nêutrons, imagine então a agressividade do campo magnético de um BH.

      Excluir
  5. Existe tanto pra se preocupar e muitos tendo tempo pra dar explicaçoes sobre buraco negros hahaha..

    ResponderExcluir