Como podemos destruir um buraco negro?

dá pra destruir um buraco negro?
Buracos negros têm uma fome insaciável! Eles não dão trégua para qualquer coisa que se aproxime demais... mas será que existe uma forma de acabar com todos eles?


Os buracos negros são os "devoradores" espaciais. Eles consomem qualquer coisa que se aproxima, seja matéria ou luz. E se um dia a raça humana pretende viajar pelo espaço e se tornar algo parecido com o que vemos nos filmes Star Trek ou Star Wars, seria útil conhecer uma forma de acabar com um buraco negro antes que ele acaba com você... mas será que existe uma forma?

Se você pensou em bombas nucleares, pode esquecer. Com isso, você só irá adicionar massa ao buraco negro e torná-lo ligeiramente maior. Troque as bombas por armas a laser, e mesmo assim, nada irá acontecer.

E se jogássemos uma estrela gigante em sua direção? Mesmo assim, só iríamos deixá-lo maior e com poder gravitacional mais intenso. Se você pensou em lançar um outo buraco negro em sua direção, pode esquecer dessa ideia, pois quando os horizontes de evento de ambos buracos negros se encontrarem, isso só irá fazer com que eles se fundam, criando um único buraco negro bem maior...


Chegou a hora de partir pro armamento pesado

Bombas, lasers, estrelas e até mesmo os próprios buracos negros não são suficientes para aniquilar outros buracos negros. Vamos partir pra algo ainda mais complexo. Vamos inverter o fluxo de partículas, inundar a câmara de dilitio com partículas estranhas e usar um prato refletor. Pronto! Construímos o nosso buraco negro de antimatéria! Agora resolvemos o problema, certo?!

buraco negro do filme interestelar
Ilustração artística de um buraco negro mostrada no filme Interestelar.
Créditos: divulgação

Como já se sabe, colidir matéria com antimatéria cria-se uma explosão de energia pura. Essa é a arma energética mais perfeita que podemos imaginar. Mas como já era de se esperar, tudo tem suas complicações, afinal, não poderíamos ter certeza que o nosso buraco negro de antimatéria permaneceria assim, pois ele poderia se tornar um buraco negro de matéria comum.

Mas mesmo que tivéssemos certeza de que o nosso buraco negro é feito de antimatéria, criaríamos uma explosão incompreensível. Converteríamos toda a massa densa e gigantesca em energia pura, como calculado por Einstein, e logo em seguida, toda essa energia seria imediatamente convertida... em mais buraco negros!




Nada, nem mesmo a luz pode escapar de um buraco negro. Isso inclui qualquer tipo de explosão ou impactos. Na verdade, como o buraco negro não deixa nada escapar dele, nem sequer veríamos a explosões. Só iríamos notar que ele se tornou mais massivo. E é exatamente esse o seu propósito: ficar cada vez maior...

buraco negro devorando uma estrela
Ilustração artística de um buraco negro devorando uma estrela.
Créditos: NASA

Os cientistas preveem que é possível extrair o momento angular de um buraco negro, ao adicionar uma certa quantidade de matéria em seu horizonte de eventos, poderíamos atrasar sua rotação, ou quem sabe, até pará-lo, mas ainda assim, isso não o impediria de consumir qualquer matéria que se aproximasse dele.


Uma carta na manga?

Os buracos negros não só parecem, como são indestrutíveis. Mas ainda existe uma estratégia tão maluca que poderia acabar funcionando... De acordo com o físico Stephen Hawking, os buracos negros podem "evaporar" após longos períodos de tempo.




Pares de partículas estão constantemente surgindo no Universo, e depois, elas se recombinam e desaparecem pra sempre. De acordo com a teoria, quando uma dessas partículas surgem na beira de um buraco negro, uma delas escapa para o espaço, mas a outra pode acabar sendo sugada pelo buraco negro. E aí vem a parte interessante, pois isso poderia acabar reduzindo a massa de um buraco negro.

Nebulosa do Caranguejo
Visão composta da Nebulosa do Caranguejo, um remanescente de supernova em nossa Galáxia.
Imagens feitas pelo Herschel Space Telescope e Hubble Space Telescope.
Créditos: NASA

Sim, parece maluco... até demais, mas teoricamente, após um período incompreensivelmente longo, até mesmo o buraco negro mais massivo poderia se tornar uma sopa de partículas.




Ou seja, até onde se sabe, a única forma de acabar com um buraco negro é dando tempo a ele. Mas será que a teoria está realmente certa? Afinal, de acordo com outra teoria, a do Universo Cíclico, o Big Bang seria apenas um estágio de evolução do Universo, e futuramente, toda matéria irá se aglutinar até acontecer o Big Crunch (Grande Colapso), quando tudo se resumir a um único ponto novamente, até que... BOOOM, surge um novo Big Bang e começa tudo de novo.

Talvez o nosso futuro se resumirá a buracos negros, e eles podem ser a peça principal para um novo recomeço...






Imagens: (capa-ilustração) / divulgação / NASA
10/01/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Fala com tanta convicção espertalhão... agora deixa eu falar m...
      O que ocorreria em um confronto entre um buraco negro supermassivo com um buraco branco, lembrando q a teoria da relatividade tbm prevê a existência deste, ainda q não tenha sido detectado... seria o buraco negro a entrada e o buraco branco a saída? Seria o encontro da boca com o ânus? Credo, desculpem aí pela viagem grotesca, mas fica a dúvida!

      Excluir
  2. Não bastasse todo mal que a raça humana fez e continua fazendo para esse planeta, queremos agora expandir para outros horizontes a nossa natureza maléfica. Espero que o próprio universo ponha um fim na arrogância dos seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro jovenzinho EDGY. Caramba, esse povo ainda não notou que agir dessa forma é vergonhoso e já perdeu a graça há muito tempo?

      Excluir
    2. nossa, deixa o cara viver do jeito dele, problema dele se ele e EDGY ou sei la o que mais, se voçe tem problema com isso processa ele então, mas não faça isso e feio e tambem muito sem educação

      Excluir
    3. Você com Ç é foda

      Excluir
    4. O que acontece dentro de um planeta, seja ele habitado ou não, diz respeito somente ao próprio planeta. Ou seja, o universo pode afetar qualquer planeta que estiver dentro de sua jurisdição, não o contrário. Quanto a arrogância do ser humano, ela é usada para desbravar novos horizontes.

      Excluir
  3. O assunto é bem maior que a simples raça humana. Aqui se fala sobre buracos negros e a hipotética possibilidade de neutraliza-lo. Portanto se você não está satisfeita com a arrogância dos moradores deste planeta, uma coisa que sempre houve, é bom rever suas perspectivas sobre viver neste mundinho, que por enquanto, é o único, bom ou ruim.

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria. Acredito que o estudo sobre buracos negros ainda esteja muito longe do ideal, e realmente tudo nao passa de teorias. Ainda precisamos evoluir muito na ciencia e como seres humanos. Valeu GDM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando alguém deseja iniciar uma jornada a noite, é aconselhavel conhecer toda a estrada ou parte dela; para não correr o risco de cair em algum buraco, sem ter ninguém por perto, para ajudar.

      Excluir
  5. Gostei muito da matéria. E acho que a teoria de Stephen King pode estar certa!

    ResponderExcluir
  6. buracos negros sao iguais aos furacões aqui da terra. adoro esse versiculo! acredito que os cientistas tambem: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança".

    ResponderExcluir
  7. Bastaria agregar bastante massa à ele. Deste modo seu núcleo iria aquecer e se expandir , tornando-se uma estrela novamente.

    ResponderExcluir
  8. Bastaria agregar bastante massa à ele. Deste modo seu núcleo iria aquecer e se expandir , tornando-se uma estrela novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol, bastante massa? Se ele praticamente é um saco sem fundo, n tem como voltar a ser estrela novamente, a n ser q vc tirasse massa dele '-'.

      Excluir
  9. Fato bem conhecido, toda matéria está em movimento contrário e, em aceleração crescente, ao centro do Big Bang. Posto isso, não haverá um "novo começo". Em tese o Construtor do Universo pode destruir buracos negros. Não o fará porque estes desempenham papel, entre outros, gravitacional importante na sustentação das galáxias.

    ResponderExcluir
  10. Eu só obrigado q dizer essa materia aqui tá uma porra

    ResponderExcluir