A atividade solar resolveu acordar, e duas novas manchas solares podem pegar a Terra desprotegida

novas manchas solares
Após semanas de calmaria, ventos e manchas solares ganham a atenção dos cientistas

Pelo terceiro dia consecutivo, nosso planeta está envolto por uma onda de vento solar intensa, que está sendo ejetada de um gigantesco buraco coronal (publicamos aqui há alguns dias).

O material gasoso atingiu velocidades superiores a 600 km/s, está pressionando o campo magnético da Terra, gerando auroras polares super brilhantes, como mostra a imagem abaixo:

Auroras boreais fotografas em Fairbanks, no Alasca, por Marketa Murray em 27 de março de 2017.
Créditos: Marketa Murray         /         Clique na imagem para ampliar

Neste momento, a velocidade do vento solar está chegando a 700 km/s, e assim deve permanecer até o final do dia de hoje (29 de março). Segundo especialistas da NOAA, há 25% de chance de tempestades geomagnéticas severas nas latitudes elevadas para as próximas 48 horas, e 15% para as latitudes médias nas próximas 24 horas.


Novas manchas solares

E como se não bastasse, após quase um mês de "Sol limpo", duas manchas solares acabam de surgir no disco solar. Ambas estão crescendo, produzindo explosões solares, e ficando cada vez mais de frente com a Terra.

Novas Manchas Solares
Novas manchas solares AR2644 e AR2645 registradas hoje, dia 29 de março.
Créditos: SDO / HMI

A mancha solar maior, AR2644, tem dois núcleos escuros do tamanho da Terra, e um campo magnético "beta-gama", com energia suficiente para produzir explosões moderadas, de classe M. Já a outra mancha solar AR2645 é menor, porém muito mais ativa, e chega a produzir cinco vezes mais explosões solares do que a outra.




Como o campo magnético da Terra já está sendo atingido pelos ventos solares intensos, não seria nada fácil se nos próximos dias a Terra sofresse um novo impacto de alguma ejeção de massa coronal, produzida por uma das manchas solares. Isso faria qualquer tempestade solar sutil se tonar bem mais forte do que deveria.

Será que o Sol está acordando, ou apenas se revirando no meio do sono?!






Imagens: (capa-SDO) / Marketa Murray / SDO / HMI
29/03/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. É o Sol está realmente rebelde por estes dias, a velocidade de seus ventos, 631 km/s, está realmente acima da média. vou ali comprar um protetor solar fator 1000 e já volto.\o/

    ResponderExcluir