AO VIVO: Máxima aproximação do cometa 41P/TGK com a Terra (cancelado)

máxima aproximação do cometa 41P com a Terra
Cometa fará uma grande aproximação com a Terra, e poderá ser visto nos céus!

Um belíssimo cometa de cor esverdeada, chamado 41P/Tuttle-Giacobini-Kresak, está passando sobre o polo norte da Terra nessa semana, onde os observadores poderão encontrá-lo no céu durante toda a noite, nas redondezas da famosa constelação da Ursa Maior.

A máxima aproximação do cometa 41P/TGK ocorre no dia 1° de abril, quando ele passará a apenas 21 milhões de km da Terra, o que o torna um alvo fácil para telescópios amadores, e quase visível a olho nu.

No Japão, o astrônomo amador Yasushi Aoshima conseguiu fotografar o cometa no dia 22 de março, a partir de Fukushima:

Cometa 41P-TGK registrado no dia 22 de março de 2017 por Yasushi Aoshima, em Fukushima, Japão
Cometa 41P/TGK registrado no dia 22 de março de 2017 por Yasushi Aoshima, em Fukushima, Japão.
Créditos: Yasushi Aoshima / divulgação

"Em 22 de março eu registrei o 41P devorando a galáxia M108", diz Yasushi. "A atmosfera verde do cometa parecia engolir a distante galáxia espiral conforme o cometa saia da Ursa Maior."




Por que verde? Pois assim como muitos cometas, 41P tem uma "atmosfera" repleta de carbono diatômico (C2), uma substância que se torna incandescente quando exposta ao vácuo do espaço.


O cometa 41P não está apenas se aproximando da Terra, mas também do Sol. O periélio (máxima aproximação com o Sol), ocorre no dia 12 de abril, o que significa que temos a oportunidade de observar esse cometa enquanto seu núcleo gelado começa a ser aquecido pelo Sol.




De acordo com especialistas, o melhor momento para observar o cometa 41P é durante as horas escuras antes do amanhecer, quando o brilho difuso verde estará mais alto no céu do hemisfério norte. Infelizmente, para nós do hemisfério sul, não será possível observar esse cometa pessoalmente, mas ainda assim, teremos uma chance de vislumbrá-lo ao vivo...


AO VIVO: Cometa 41P/TGK

Nessa sexta-feira, 31 de março de 2017, teremos a chance de observar o cometa 41P ao vivo! A transmissão terá início às 21h30 pelo horário de Brasília (00:30 UTC do dia 1° de abril), e estará disponível logo abaixo.

ATUALIZAÇÃO - 31 de março às 21h53

Devido ao mau tempo, infelizmente a transmissão ao vivo do cometa foi cancelada. Pedimos sinceras desculpas e a compreensão de todos nos leitores.




A narração será feita primeiramente em inglês, e depois em espanhol, assim, mais pessoas ao redor do mundo terão a chance de compreender tudo que os especialistas terão a dizer sobre o belíssimo cometa.


Como  observar o cometa 41P/TGK?

Como foi dito acima, o melhor momento para observar o cometa 41P/Tuttle-Giacobini-Kresak é antes do amanhecer, quando ele estará mais alto no céu. Ele só poderá ser visto a partir do hemisfério norte. Abaixo, segue uma animação que mostra a localização do cometa entre os dias 31 de março e 2 de abril:
animação - Cometa 41P-TGK
Animação mostra a posição do cometa 41P/TGK no céu do hemisfério norte.
Créditos: divulgação

O cometa 41P/TGK foi descoberto primeiramente em 1858, pelo astrônomo Horace Tuttle, que também é responsável pela descoberta de vários outros cometas, incluindo o famoso Swift-Tuttle, o cometa responsável pela anual chuva de meteoros Perseideas. Os astrônomos perderam o cometa de vista, e mais tarde ele foi redescoberto por Michel Giacobini, em 1907, e ainda por Ľubor Kresák, em 1951, e foi aí que surgiu o nome 41P/Tuttle-Giacobini-Kresak.


Imagens: (capa-divulgação) / Yasushi Aoshima / divulgação
30/03/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: