Nave espacial faz manobra de emergência para evitar colisão com Phobos, lua de Marte

MAVEN faz manobra de emergencia para evitar colisão com Phobos
A primeira manobra desse tipo foi realizada, e MAVEN já está segura...

A nave espacial na órbita da Marte teve que realizar uma mudança de direção às pressas nessa semana para evitar uma colisão com a lua escura de Marte, Phobos.

A espaçonave MAVEN (abreviação de Atmosfera de Marte e Evolução Volátil) tem orbitado Marte há mais de dois anos, monitorando a atmosfera do Planeta Vermelho. Mas no dia 28 de fevereiro, a sonda teve que realizar uma queima nos motores de seus foguetes para acelerar e mudar de trajetória, e assim, evitar uma colisão em cheio com Phobos, disseram funcionários da NASA em um comunicado oficial. A aceleração total foi de apenas 0,4 metros por segundo, que é inferior a 1,6 km por hora.

Phobos, lua de Marte
Phobos, satélite natural de Marte. Créditos: NASA

Os pesquisadores notaram que Phobos e MAVEN poderiam colidir no dia 06 de março, portanto os contoladores da missão tiveram uma semana para realizar pequenas manobras e evitar um acidente. Agora, Phobos cruzará a órbita de MAVEN após 2,5 minutos de sua passagem, sendo que antes, Phobos cruzaria a órbita de MAVEN após 7 segundos de sua passagem. Era um risco muito grande!




Esta foi a primeira vez que MAVEN teve que realizar uma manobra de emergência para evitar uma colisão com Phobos, disseram autoridades na declaração.


"Parabéns às equipes de navegação e rastreamento, que estudam possíveis colisões todos os dias do ano, e para a equipe da nave espacial MAVEN, que realizou a manobra sem falhas", disse Bruce Jakosky, investigador principal da missão MAVEN e pesquisador da Universidade Do Colorado em Boulder.




Phobos é uma lua em forma de asteróide, que orbita Marte a uma proximidade tão grande que é marcada por estrias causadas pelo efeito de maré. Ambas as luas de Marte, Phobos e Deimos, são cinza escuro, o que as coloca entre os objetos menos reflexivos do Sistema Solar.




Phobos tem se aproximado de Marte ao longo do tempo e está destinado a uma eventual descida em direção ao Planeta Vermelho, o que resultará numa colisão que infelizmente, não poderá ser evitada...


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NASA
03/03/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Interessante... Não sabia que Marte tinha duas luas. Mas são escuras. Por falar em Marte, bem que a Galeria do Meteorito poderia nos informar a quantas andam as descobertas e novidades em Marte, feitas pelo Curiosity. Não vi nem ouvi mais nada a respeito. Seria legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marlene!

      Muito obrigado pela sugestão. Ficaremos atentos a Curiosity, e qualquer novidade, postaremos aqui.

      Um grande abraço!

      Excluir