AO VIVO: Oposição e máxima aproximação de Júpiter 2017 (finalizado)

Máxima aproximação e oposição de Júpiter
Chegou a hora de Júpiter dominar o céu noturno!

Atualmente, o maior planeta do Sistema Solar já está dominando os céus. Ele completa uma volta ao redor do Sol a cada 11.9 anos terrestres, e se move por uma constelação zodiacal (no sentido leste) a cada ano. Por conta disso, as oposições de Júpiter acontecem a cada 399 dias.

Como o próprio nome diz, uma "oposição" acontece quando um objeto (seja ele planeta, asteroide, etc...) encontra-se oposto ao Sol com relação a Terra. Nessa sexta-feira, dia 7 de abril, Júpiter estará em oposição, ou seja, assim que o Sol se pôr, Júpiter nascerá à leste e dominará os céus escuros até o amanhecer. E isso não acontecerá apenas no dia 7 de abril (no ápice do evento), mas sim ao longo das próximas semanas.

Oposição e máxima aproximação de Júpite - visão superior das orbitas
Posição dos planetas com relação ao Sol no dia 7 de abril de 2017.
Créditos: Solar System Scope

Junto com a oposição, vem também a máxima aproximação com a Terra (perigeu), que acontece no sábado, dia 8 de abril. Para conferir os principais eventos astronômicos do mês atual, dê uma olhada em nosso calendário de efemérides.




E se você não tem um grande telescópio à disposição, não se preocupe, pois teremos uma transmissão ao vivo imperdível, que trará imagens de Júpiter e suas luas em tempo real, feitas a partir de grandes telescópios operados remotamente, uma cortesia do Observatório Slooh. Fiquem ligados!


Transmissão ao vivo - oposição e máxima aproximação de Júpiter (finalizado)

A transmissão ao vivo ocorreu com sucesso! A reprise já está disponível logo abaixo:


A transmissão teve narração (em inglês) dos astrônomos Paul Cox, Eric Edelman e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.

Perdeu a transmissão ao vivo? Então veja como avistar o gigante de gás nos céus em sua melhor época!


Como observar Júpiter durante sua oposição e máxima aproximação?

Júpiter está brilhando a uma magnitude aparente de -2.5, e está a 666.5 milhões de quilômetros da Terra. No dia 16 de fevereiro, Júpiter passou pelo afélio (ponto orbital mais distante do Sol).


Encontrar Júpiter é fácil, pois ele se encontra atualmente na constelação de Virgem, e seu brilho intenso o destaca em relação as estrelas. No dia 10 de abril a Lua terá um encontro com Júpiter, e ambos percorrerão todo o firmamento lado a lado.

Lua e Júpiter no céu
Lua e Júpiter estarão juntos no céu no dia 10 de abril.
Eles poderão ser vistos desde o anoitecer (à leste) até o amanhecer (à oeste).
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Um fato curioso é que Júpiter estará a sul do equador celeste, não apenas na oposição desse ano de 2017, como também nas que acontecerão nos próximos anos, o que favorece todos nós, observadores do hemisfério sul. Júpiter cruzará novamente o equador celeste em 2022, quando sua observação será mais favorável no hemisfério norte.




Júpiter brilha intensamente no céu, e pode ser avistado facilmente a olho nu. E para observar ele ou suas luas com algum detalhe, basta usar um par de binóculos, um pequeno telescópio ou até mesmo uma simples luneta. Ao utilizar um simples instrumento de aproximação, a primeira coisa que você verá em Júpiter serão suas luas galileanas: Io, Calisto, Europa e Ganimedes. Se você continuar a observar Júpiter por alguns minutos, ou horas, conseguirá ver o movimento orbital de suas luas mais próximas Io e Europa, conforme elas passam na sua frente de seu disco. Podemos ainda acompanhar pequenas tempestades surgir e desaparecer conforme a Grande Mancha Vermelha completa uma volta a cada 10 horas. Uma experiência magnífica!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / Solar System Scope / Slooh / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
07/04/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. O Universo é Maravilhoso, cada Presente que nos é oferecido supera tudo que possamos Iamaginar, o que virá, como será nosso amanhã ?

    ResponderExcluir