Mancha solar produz uma Ejeção de Massa Coronal espetacular!

Mancha solar produz ejeção de massa coronal super brilhante
Ela retornou com força total!

A antiga mancha solar AR 2644 retornou, e está ainda mais ativa! No dia 18 de abril, aproximadamente ás 20:00 UTC, a mancha solar explodiu após ficar instável, lançando uma enorme Ejeção de Massa Coronal para o espaço. O Observatório Solar e Heliosférico da ESA / NASA capturou a nuvem de plasma enquanto ela se afastava do Sol:


O vídeo acima é uma composição de dois registros, um feito pela sonda SOHO (instrumento Lasco C2, que registra ejeções de massa coronal) e outro pela sonda SDO (magnetograma, que mostra o Sol em preto e branco no centro).




A mancha solar, denominada AR 2644 desapareceu há alguns dias por conta do movimento de rotação do Sol, e ao reaparecer, por tradição, recebeu uma nova designação: AR 2651.


A Ejeção de Massa Coronal (EMC) produzida por essa mancha solar provavelmente não irá atingir a Terra. O epicentro da explosão estava muito distante da linha que liga o Sol com o nosso planeta. Pesquisadores da NOAA ainda estão avaliando a possibilidade de um golpe de raspão, portanto, fiquem atentos ao monitoramento da atividade solar em tempo real.


Mais EMCs podem estar a caminho

No início de abril, essa mesma mancha solar produziu uma série de explosões e apagões de rádio de ondas curtas aqui na Terra. Os efeitos intensos gerados aqui na Terra só cessaram quando a mancha solar ficou escondida no lado oculto do Sol. Mas após algumas semanas, ela está de volta, com força total...




A qualquer momento, a mancha solar agora denominada AR 2651 pode nos pegar de surpresa com novas Ejeções de Massa Coronal. E vale lembrar que dentro de alguns dias, ela estará quase de frente com a Terra, mais uma vez. Se o seu aparelho de GPS falhar nos próximos dias, provavelmente você já saberá o motivo...


Imagens: (capa-SOHO/Lasco C2) / SOHO / SDO / NASA / ESA / HelioViewer / divulgação
19/04/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário