AO VIVO: Máxima aproximação do asteroide 2014 JO25 com a Terra (finalizado)

ao vivo - máxima aproximação do asteroide com a Terra em 19 de abril de 2017
No dia 19 de abril acontecerá a maior aproximação de um asteroide desse tipo em mais de uma década!

Nessa quarta-feira, dia 19 de abril, o gigantesco asteroide 2014 JO25 fará sua máxima aproximação com a Terra. Se considerarmos apenas os asteroides de aproximadamente 1 km de diâmetro, esse asteroide, que tem seu tamanho estimado em quase 1 km, fará a maior aproximação com o nosso planeta dos últimos 13 anos, além de ser sua maior aproximação com a Terra dos últimos 400 anos!

animação da trajetória do asteroide 2014 JO25 durante sua máxima aproximação com a Terra
Animação mostra a trajetória do asteroide 2014 JO25 durante sua máxima aproximação
com o nosso planeta, que acontecerá em 19 de abril de 2017.
Créditos: JPL / SBDB         /         Edição: Galeria do Meteorito

Apesar de ter sido classificado como Potencialmente Perigoso, o asteroide 2014 JO25 não oferece risco de colisão com o nosso planeta. Durante sua máxima aproximação do dia 19 de abril, ele passará a uma distância maior do que quatro vezes a distância média entre a Terra e a Lua.


Pouco se sabe sobre o asteroide 2014 JO25, porém, desde sua descoberta, ocorrida há 3 anos, seu tamanho foi estimado entre 650 metros e 1,4 km. Sua velocidade é lenta, pois ele se move a meros 33 metros por segundo em relação ao nosso planeta. Seu material é muito reflexivo, o que o torna muito brilhante no céu, e isso possibilitará sua observação durante sua aproximação com a Terra (através de telescópios).




E foi justamente pensando em todos os apaixonados pelo céu noturno que teremos aqui, em nosso site, uma transmissão ao vivo, com imagens do asteroide 2014 JO25 feitas em tempo real através de telescópios, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh. Você não pode perder a chance de avistar uma aproximação histórica como essa!


Transmissão ao vivo: máxima aproximação do asteroide 2014 JO25 (finalizado)

A transmissão ao vivo ocorreu com sucesso, e foi feita com imagens em tempo real, que mostraram o asteroide 2014 JO25 durante sua máxima aproximação com a Terra através de telescópios instalados nas Ilhas Canárias e no Chile. O evento ao vivo terá início no dia 19 de abril, às 20h00 pelo horário de Brasília.

Perdeu a transmissão ao vivo?
Então curta nossa página no Facebook
para não perder as próximas...


A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) dos astrônomos Paul Cox e Bob Berman. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.

E não custa enfatizar mais uma vez: o asteroide que fará sua máxima aproximação com a Terra nesse dia 19 de abril não irá colidir com o nosso planeta. Ele só foi classificado como Potencialmente Perigoso por conta de seu tamanho e de sua órbita que o coloca bem próximo da Terra de tempos em tempos.




Segundo o centro de estudos de Objetos Próximos da Terra (NEOs), o asteroide 2014 JO25 não apresenta qualquer risco de colisão com o nosso planeta. Podemos ficar tranquilos, pois até onde se sabe, não há qualquer outra rocha espacial que tenha uma chance considerável de encontrar com a Terra no meio de seu caminho...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / JPL / SBDB / Galeria do Meteorito / Slooh
18/04/17
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. n entendi essa de q move lento a 33m por segundo, até onde eu sei é um dos mais rápidos visto recentemente, passou muito próximo do Sol e vem a mais de 33 km segundos o q dá quase 120 mil km hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está escrito 33 METROS por segundo no texto do artigo.

      Excluir
  2. essa semana um asteroide cruzou o céu da austrália, pode ter sido 2014 jo25.

    ResponderExcluir
  3. Ja devia de estar a dar o direto...cade? 😣

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Boa noite Thiagno!

      Precisa de um telescópio, e mesmo assim, ele cruzará os céus do hemisfério norte, próximo a constelação da Ursa Maior. Daqui do Brasil não vai dar pra ver...

      Mas fiquem ligados na transmissão ao vivo! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou no Norte do Brasil,estou vendo a constelação Ursa Maior.Vai dá pra ver a olho nu esse asteroide?

    ResponderExcluir
  7. GDM, esclarecer em qual local este episódio poderá ser visto, abraço!

    ResponderExcluir
  8. EU VI O METEORO PASSA NO NORTE DO BRASIL NO CONDOMÍNIO VITORIA MAGUARI EU ESTAVA JOGANDO BOLA. FOI NO DIA 20 DE ABRIL.

    ResponderExcluir