Planeta 9: quatro candidatos foram encontrados!

Planeta 9: quatro candidatos foram encontrados!
Tudo indica que estamos chegando cada vez mais perto de encontrar o hipotético nono planeta

Uma busca concentrada de três dias por um misterioso planeta nos confins do nosso próprio Sistema Solar resultou em quatro possíveis candidatos. A busca pelo chamado Planeta 9 fazia parte de uma pesquisa em tempo real com um projeto científico que conta com a ajuda de cidadãos comuns, chamado Zooniverse, em coordenação com uma transmissão ao vivo chamada Stargazing Live da emissora BBC, ocorrida no Observatório Siding Spring, da Universidade Nacional da Austrália.

O pesquisador Brad Tucker, da Universidade Nacional da Austrália (ANU), que liderou a busca, disse que cerca de 60 mil pessoas de todo o mundo classificaram mais de quatro milhões de objetos durante os três dias, usando dados do telescópio SkyMapper, de Siding Spring. Ele e sua equipe disseram que mesmo que nenhum dos quatro candidatos seja de fato o tal Planeta 9, as buscas são cientificamente valiosas, e mostra que seus métodos de pesquisa são excepcionalmente viáveis.

Programa para buscas do Planeta 9 - Siding Spring
Dados do SAMI, um novo espectrógrafo de campo integral de multi-objetos,
do Observatório Siding Spring, que foi utilizado nas buscas pelo possível novo planeta.
Créditos: Dilyar Barat via Twitter

"Detectamos planetas menores como Chiron e Comacina, o que demonstra que essa abordagem poderia encontrar Planeta 9, se ele estiver lá", disse Brad. "Conseguimos destacar um planeta do tamanho de Netuno que está cerca de 90% nos céus do hemisfério sul, a uma profundidade de cerca de 350 UA ( 1 UA, ou 1 Unidade Astronômica, equivale a distância média entre a Terra e o Sol)."


No ano passado, os astrônomos da Caltech, Mike Brown e Konstantin Batygin, encontraram evidência indireta da existência de um grande planeta quando descobriram que as órbitas de vários objetos do Cinturão de Kuiper estavam provavelmente sendo influenciados por um corpo maciço, localizado além da órbita de Plutão, a uma distância maior do que 200 UA. Este planeta teria o tamanho aproximado de Netuno, e cerca de 10 vezes mais maciço do que a Terra. Mas a busca é difícil porque o objeto é muito tênue, com um brilho provavelmente 1000 vezes mais fraco do que o de Plutão.




Muitos pesquisadores têm feito buscas utilizando novas observações e combinando-as com dados antigos. Já este projeto recente usou dados arquivados do telescópio Skymapper.

Pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália posam para a BBC, juntamente com os astrônomos Chris Lintott, Brian Cox e Dara O’Brien
Pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália (ANU) posam para a BBC,
juntamente com os astrônomos Chris Lintott, Brian Cox e Dara O’Brien.
Créditos: Universidade Nacional da Austrália

"Com a ajuda de dezenas de milhares de voluntários dedicados, examinando centenas de milhares de imagens tiradas pela SkyMapper", disse Brad, "conseguimos quatro anos de análise científica em menos de três dias. Um desses voluntários, Toby Roberts, fez 12.000 classificações. "




Brad Tucker disse que ele e sua equipe na Universidade Nacional da Austrália vão trabalhar para confirmar se algum dos objetos encontrados é o Planeta 9. As pesquisas serão feitas através do telescópio de Siding Spring, e contará com a ajuda de observatórios espalhados por todo o mundo. O projeto Zooniverse continuará fazendo suas buscas, com a ajuda todo e qualquer cidadão que queira contribuir. O site Galeria do Meteorito já está fazendo sua parte!

Será que estamos chegando perto?


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / Dilyar Barat via Twitter / Universidade Nacional da Austrália
03/04/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários: