Vida inteligente em nosso próprio Sistema Solar? Estudo sugere que isso é possível

vida inteligente no sistema solar?
Civilizações avançadas podem ter deixado suas marcas em Marte, Vênus, ou até mesmo aqui na Terra

"À medida que melhoramos nossa compreensão da Terra antiga e da história do nosso Sistema Solar, talvez possamos descobrir algum dia evidências que sugerem a atividade de outra civilização tecnológica aqui na nossa vizinhança", diz Andrew Siemion, diretor do Instituto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre).

Uma das questões abertas da astrobiologia é se a vida existe ou já existiu em outro lugar do Sistema Solar. O astrônomo Jason Wright, da Universidade Estadual da Pensilvânia, diz que estamos à procura de vida microbiana ou, na melhor das hipóteses, não inteligente, embora artefatos tecnológicos possam ser muito mais fáceis de serem encontrados. Pesquisas de artefatos extraterrestres no Sistema Solar normalmente pressupõem que as origens desses artefatos seriam de outros sistemas, mesmo que a vida tenha existido no nosso próprio Sistema Solar, há milhões de anos atrás...

Mas se uma espécie tecnológica, talvez espacial, já surgiu no Sistema Solar, ela poderia ter produzido artefatos ou outros objetos tecnológicos que estariam escondidos em algum lugar até os dias atuais.




As origens e os possíveis artefatos tecnológicos de uma espécie avançada anterior poderiam ter surgido na Terra antiga ou em outro mundo, como Vênus (antes de seu efeito estufa), ou em Marte quando ainda havia água abundante... No caso de Vênus, o efeito estufa global poderia ter apagado qualquer evidência em sua superfície. No caso da Terra, a erosão e as placas tectônicas poderiam ter apagado a maior parte dessas evidências, caso alguma espécie avançada tenha vivido aqui a um bilhão de anos atrás.

Venus
Imagem feita pelo orbitador do programa Pioneer, da NASA, mostra as nuvens de Vênus em cores falsas.
Créditos: NASA / divulgação

Jason sugere que poderia ter havido uma explosão de vida durante ou após o período cambriano, quando surgiu uma onda repentina de animais complexos, de acordo com registros fósseis. "Uma catástrofe cósmica poderia ter destruído essa espécie precoce, apagando todo e qualquer sinal de sua existência, forçando a biosfera a começar de novo com as poucas espécies celulares que sobreviveram", disse Jason.


Podemos já ter visto as marcas tecnológicas no registro geológico, mas talvez confundimos com fenômenos naturais, disse Jason. Ou, a evidência pode ter sido apagada a muito tempo com o deslocamento das placas tectônicas. "A Terra é bastante eficiente (na escala de tempo cósmica) em destruir provas de tecnologia em sua superfície", ele escreve no jornal.

Configuração dos continentes ao longo de milhões de anos
Terra: configuração dos continentes e sua contínua mudança ao longo de milhões de anos.
Créditos: divulgação

Jason aponta ainda que existe uma grande chance disso ter ocorrido, já que a Terra é o único lugar onde a vida inteligente tem e teve condições de prosperar, o que a torna o alvo principal na busca por outras civilizações inteligentes.




Podemos esperar que qualquer evidência tecnológica esquecida em Marte poderia estar enterrada abaixo de sua superfície, apesar do planeta ser mapeado por satélites e rovers constantemente. Já no caso de Vênus, acredita-se que as chances são maiores. "Pelo que sabemos, Vênus poderia ter tido cidades espalhadas por toda parte há um bilhão de anos, mas que agora teriam desaparecido", disse Jason.

A sugestão de que artefatos de outras espécies inteligentes poderiam estar espalhadas pelo Sistema Solar é antiga, segundo Jason, pois isso foi considerado pela primeira vez na literatura na década de 1890.




Se uma antiga espécie tecnológica já existiu no nosso próprio Sistema Solar, por que teriam sido extintos? Jason sugere que um impacto de um grande asteroide tenha gerado uma extinção em massa, ou uma supernova a menos de 30 anos-luz, ou uma explosão letal de raios-gama. Talvez, essa possível espécie tenha acabado de morrer, deixando para trás indícios de sua história...


Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
02/05/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Desculpe Isais, mas não é permitido incluir links diretos nos comentários. Você pode mencionar um site ou um blog, mas sem o link, ou seja, sem o www .com , etc...

      Agradecemos pela compreensão!

      Excluir
  2. Eu acredito que poderia ter sido possível tal fato, afinal o que é o tempo para nos? De repente acontece uma outra catástrofe e nos seremos apagados da história aqui na Terra, mas se as condições do planeta ainda oferecerem possibilidade de vida, ela começará tudo de novo. Enquanto o Sol não sair do estágio de sequencia principal ou não houver nenhuma interferência externa na orbita do sistema solar e só resetar e começar de novo como já aconteceu outras vezes com outras espécies azaradas.

    ResponderExcluir
  3. Poderia, poderia, poderia... Eles só fazem especulação.

    Mas, claro, dentro da lógica eu também acredito que civilizações possam ter surgido e desaparecido.

    ResponderExcluir
  4. Na lógica, o possível não é impossível.

    ResponderExcluir
  5. Muita especulação para pouca evidência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a matéria - como o próprio título sugere - é baseado em uma teoria mesmo.

      "Vida inteligente em nosso próprio Sistema Solar? Estudo SUGERE que isso é possível"

      Excluir
    2. Teoria não, meu amigo. Hipótese.

      Excluir
  6. Basta um único pedaço de colher ou tijela em Marte para provar que estão certos

    ResponderExcluir
  7. Fascinante mesmo. A hipótese de poder ter existido uma civilização ou outro tipo de vida aqui no sistema solar, já intriga pesquisadores há tempos. No caso do livro "Seriam Os Deuses Astronautas?" já sugeria que podíamos ser descendentes de outras civilizações. Bom, apenas hipóteses, enquanto não houver provas concretas, vamos observar as estrelas em busca de alguma prova de vida além da nossa e claro, continuar ligado aqui no GDM. boa quarta a todos.\o/

    ResponderExcluir
  8. Quantas civilizações já desapareceram, e foram constatadas por evidências diversas. Portanto não posso duvidar dessa possibilidade, que me parece ser plenamente viável.

    ResponderExcluir
  9. Só uma duvida quando uma raça , civilizacao se torna inteligente quantos anos essa raça comsegue prosperar,,,,, até consumir todos recursos do planeta ou será que vai mais além ,,, sera que da tempo de evoluir ate que se possa sair em viagens interestelares antes do planeta serconsumido

    ResponderExcluir
  10. Que coisa, com tanta estrelas e planetas e ainda não foi encontrado nem um tipo de vida. Difícil de acreditar.

    ResponderExcluir
  11. Está esquentando, chegando perto. Para quem gosta do tema vale a leitura de um clássico-
    A Noite dos Tempos – de René Barjavel, sci fi disponível p/ baixar, quando uma expedição científica internacional, realizando uma sondagem do relevo subglacial no Pólo Sul, faz uma descoberta inesperada — enterrado no gelo há muitos milhares de anos…

    ResponderExcluir
  12. Tenho me dedicado na busca de evidências de algum tipo de atividade não natural na superfície lunar, apesar dos recursos e de algumas fontes fotográficas que não permitem a observação de maiores detalhes da superfície lunar, tenho encontrado padrões não naturais, esfera, torres e complexos estruturais de grande proporções.

    Sim, na Terra as evidências da passagem de uma espécie extraterrestre antiga, já teriam desaparecido, por vários fatores, mas na lua, elas permanecem preservadas.

    O que tenho encontrado, estou publicando no blog Universo Realidade Extrema.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Sempre torço para acharem ossada e restos de escombros em cada planeta ou lua que pesquisem. Para mim algumas luas de Júpiter ou Saturno são planetas.

    ResponderExcluir