Ajude agora a detectar o 'Planeta 9' - Veja como contribuir!

ajude a detectar o Planeta 9
Quem sabe você não será um dos descobridores do nono e último planeta do nosso Sistema Solar?

Existem muitos, muitos planetas exóticos, escondidos nas cercanias do nosso Sistema Solar, mas que são muito difíceis de serem encontrados. É justamente por conta disso que foi aberto o projeto Backyard Worlds: Planet 9, que conta com a contribuição de todo e qualquer cidadão que deseja ajudar na busca de exoplanetas (especialmente do provável Planeta 9). E para contribuir, basta ter acesso a internet e se cadastrar no site clicando aqui. Depois de fazer o login e cadastrar seu e-mail, começa a exploração, e sua missão será a de detectar pequenos objetos que parecem se mover nas imagens feitas pelo observatório espacial WISE.

Buscas por exoplanetas - NASA

Todos os corpos celestes em nossa Galáxia estão em movimento. Um planeta orbita sua estrela, e sua estrela orbita o centro galático. Se um objeto estiver próximo o suficiente, ao verificar duas imagens feitas com uma diferença de alguns anos, podemos vê-lo se movendo, pois ele terá mudado de posição em relação às estrelas de fundo.




E apenas seis dias após o lançamento do projeto, um usuário detectou um objeto que estava se movendo de acordo com as imagens analisadas, e esse objeto era frio, ou seja, não era uma estrela. Em seguida, um professor de ciências da Tasmânia detectou e relatou o mesmo objeto, e voluntários da Rússia, Sérvia e Suécia também o encontraram.


Após novas investigações, sua natureza tornou-se clara: era uma anã marrom um pouco mais quente do que Júpiter, a apenas 100 anos-luz de distância. O nome dessa anã marrom é um pouco complicado - WISEA J110125.95+540052.8. Esse objeto é tão tênue que nunca havia sido encontrado em buscas anteriores. O mais empolgante é saber que existem centenas... milhares... milhões de objetos como esse, esperando para ser encontrados!

Anã Marrom encontrada pelo projeto Backyard Worlds - Planet 9
Anã Marrom WISEA J110125.95+540052.8 encontrada pelo projeto Backyard Worlds: Planet 9
Créditos: NASA / Backyard Worlds-Planet 9

As anãs marrons são abundantes na nossa Galáxia, mas seu brilho é muito fraco para ser detectado. Por não terem massa suficiente para manter a queima de hidrogênio, elas não são tão quentes, e não brilham como as estrelas. Elas podem ser detectadas através do infravermelho, e são muito parecidas com planetas gigantes de gás, como Júpiter. Na verdade, as anãs marrons são consideradas estrelas falhas, pois não têm a massa de um planeta (são maiores), mas não tiveram massa suficiente para se tornarem estrelas.




Enquanto o projeto não encontra o tal Planeta 9, escondido em nosso próprio Sistema Solar, a emocionante detecção de anãs marrons já mostra que esse tipo de investigação, aberta ao público, é eficiente e promete grandes descobertas!


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / Backyard Worlds: Planet 9 / divulgação
22/06/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários: