Ajude os astrônomos a encontrar um gigante planeta com anéis!

possivel planeta gigante de aneis na estrela PDS 110
Prepare seu telescópio e salve essa carta celeste - você está preste a detectar a presença de um exoplaneta!

Você quer ajudar a observar um planeta gigante orbitando uma jovem estrela na constelação de Orion?

Os astrônomos profissionais estão mais uma vez pedindo ajuda os astrônomos amadores de todo o mundo para registrar o eclipse de uma jovem estrela chamada PDS 110, na direção da constelação de Orion, orbitada por um grande planeta (ou talvez uma anã marrom) cercado por um extenso sistema de anéis e luas.

Talvez você se lembre do intrigante exoplaneta J1407b que possui um sistema de anéis de fazer inveja a Saturno (publicado aqui no site em 2015). O sistema PDS 110, detalhado por Hugh Orborn, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, tem algumas semelhanças com o irmão distante J1407.

Estrela PDS 110 e possível planeta com anéis que a orbita - ilustração
Ilustração artística da estrela PDS 110 e seu possível planeta com sistema de anéis.
Créditos: University of Warwick

PDS 110 é uma estrela que fica próxima do cinturão de Orion, numa região repleta de estrelas jovens e maciças com menos de 20 milhões de anos. A própria estrela PDS 110 é estimada em 7 a 10 milhões de anos apenas, e ainda está crescendo, acumulando material de sua nuvem originária. A massa da estrela é 1,6 vezes a do Sol, mas ao contrário do Sol, ela emite muita luz nos comprimentos de onda infravermelhos, provavelmente por conta do gás e da poeira que a circunda, aquecido pela radiação da estrela. Por ser relativamente brilhante, ela tem sido objeto de pesquisas há décadas.


Ao investigar dados de pesquisas feitas por diversos observatórios, incluindo o WASP e o KELT, Orborn e sua equipe notaram eventos interessantes no brilho dessa estrela. Em novembro de 2008 e em janeiro de 2011, sua luz diminuiu drasticamente por algumas semanas em cerca de 30% de seu valor usual.

Diversas explicações surgiram, incluindo a de que isso seria causado por aglomerados de poeira, porém, qualquer aglomerado não duraria tanto tempo de forma compacta ao longo de suas órbitas. Por conta disso, a teoria mais plausível até agora é de que um objeto entre 2 e 80 vezes a massa de Júpiter estaria orbitando a estrela PDS 110 a cada 808 dias. Esse período corresponde a uma distância média de 2 Unidades Astronômicas (duas vezes a distância entre a Terra e o Sol).




O que torna esse sistema ainda mais interessante é que, ao contrário dos eclipses causados por exoplanetas comuns, que ocorrem de forma abrupta e simétrica, os dois eclipses observados até agora no sistema PDS 110 são muito mais duradouros e irregulares, indicando algum tipo de estrutura em forma de disco.

Confira a localização da estrela PDS 110:

Constelação de Orion e direção da estrela PDS 110
Constelação de Orion e direção da estrela PDS 110.
Créditos: STELLARIUM         /         Clique na imagem para ampliar

Localização exata da estrela PDS 110
Localização exata da estrela PDS 110. Utilize as estrelas do
cinturão de Orion (Mintaka, Alnilam e Alnitak) como referência.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

"O que é empolgante é que, durante os dois eclipses, vimos a luz da estrela mudar rapidamente, e isso sugere que há anéis no objeto, mas esses anéis são muitas vezes maiores do que os anéis em torno de Saturno", diz o co-autor do estudo Matthew Kenworthy, da Universidade de Leiden.




Um comportamento semelhante foi visto na estrela J1407, também descoberta por Kenworthy, mas esse sistema tem apenas um eclipse observado, enquanto que em PDS 110 já foram vistos duas vezes. E se os cálculos estiverem corretos (e devem estar), esse tal objeto eclipsará a estrela PDS 110 mais uma vez em setembro de 2017 - fenômeno que deve durar alguns dias ou semanas. O sistema de anéis parece estar cheio de lacunas e variações de densidade, o que também poderia sinalizar exoluas, como no sistema J1407.

A equipe está apoiando a distribuição de gráficos de busca e cartas celestes com instruções para que observadores ao redor do mundo se juntem em setembro de 2017 para observar a estrela PDS 110. De acordo com os pesquisadores, se a diminuição de brilho for confirmada em setembro, então teremos a certeza de que a estrela PDS 110 está sendo orbitada por um grande planeta rodeado por um gigantesco sistema de anéis.




Grandes observatórios, como o ALMA, também irão observar o brilho da estrela PDS 100 e realizar medições que possam oferecer uma melhor estimativa de massa de seu provável planeta. Então prepare seu telescópio para, quem sabe, observar o eclipse de uma estrela distante, causado por um possível planeta com um sistema de anéis monstruoso! Uma oportunidade ímpar, que provavelmente será lembrada até os últimos dias de sua vida...


Imagens: (capa-Univ. of Warwick/divulgação) / University of Warwick / STELLARIUM / Galeria do Meteorito)
12/06/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário