Dia Internacional dos Asteroides - assista AO VIVO a programação completa!

Dia Internacional dos Asteroides - Asteroid Day - programação e eventos ao vivo
Impactos de asteroides representam um risco real ao nosso modo de vida, mas os cientistas estão trabalhando nisso...

Todos os dias, a Terra é atingida por 60 a 300 toneladas métricas de poeira espacial e meteoritos menores. Mas às vezes, rochas espaciais maiores e mais perigosas visitam nosso planeta, como ocorreu em 30 de junho de 1908, quando uma rocha espacial de cerca de 40 metros de largura explodiu sobre a região de Tunguska, na Sibéria, Rússia, devastando 2.000 quilômetros quadrados de florestas. E como prova de que eventos semelhantes não só podem, como continuarão acontecendo sempre, temos o caso do famoso meteorito Chelyabinsk, que recentemente (em 2013) atingiu a Rússia mais uma vez...

Portanto, para aumentar a conscientização pública sobre os perigos do impacto de asteroides e para pedir aos políticos que trabalhem juntos no caso de um iminente impacto, as Nações Unidas proclamaram o dia 30 de junho como o Dia Internacional dos Asteroides - Asteroid Day.




Nesse tão esperado Dia dos Asteroides, cerca de 1.000 eventos abertos ao público irão ocorrer ao redor do mundo. Esses eventos contarão com a presença de diversas personalidades, como Neil deGrasse Tyson, Geoff Notkin (The Meteorite Man) Brian Cox, Peter Gabriel, além de dezenas de cientistas especialistas. Além disso, organizadores do "Asteroid Day" irão realizar uma transmissão ao vivo com duração de 24 horas!

A transmissão ao vivo do Dia Internacional dos Asteroides está disponível logo abaixo:

Curta nossa página no Facebook
e assista AO VIVO



Conheça também o site oficial do Dia Internacional dos Asteroides.

A NASA (agência espacial norte-americana) e a ESA (agência espacial europeia) também realizarão eventos. Você pode acessar a programação completa de eventos clicando aqui (lembrando que os horários estão em GMT e deverão ser convertidos).




O canal de TV Discovery Channel também produziu dois programas especiais para o Dia dos Asteroides, que irão ao ar (na TV paga) nessa sexta-feria, 30 de junho.


O programa "Como sobreviver a um Impacto de Astroide" deve atrair a atenção do público, com uma linguagem simples porém precisa sobre os riscos que corremos com relação a essas rochas espaciais. Um vídeo de 3 minutos com realidade virtual mostrará ainda como ocorreu o evento de Tunguska. Os espectadores terão uma visão mais profunda sobre os asteroides e como os países deverão se unir para proteger a Terra de possíveis ameaças.

Asteroid Day - programa de TV
Créditos: Discovery Channel / divulgação

Haverá também uma série com sete episódios chamada "Scientists Rock" (Os Cientistas Arrasam), que irá apresentar as pessoas que trabalham para proteger a Terra contra futuros impactos.




A importância do Dia Internacional dos Asteroides - Asteroid Day - é conscientizar as pessoas de que impactos de asteroides com a Terra não são eventos tão isolados quanto gostaríamos de acreditar. Na verdade, eles sempre ocorreram, e assim será até os últimos dias do ser-humano aqui na Terra. Devemos nos acostumar com a ideia de que rochas espaciais podem e irão vir de encontro com nosso planeta, e claro, criar mecanismos de defesa para que nosso lar esteja o mais protegido possível...


Imagens: (capa-divulgação) / Asteroid Day / Discovery Channel / divulgação
30/06/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário