Eclipse Solar duplo é registrado em Júpiter

Eclipse Solar Duplo em Júpiter
Se um já é bom, imagine dois eclipses solares ao mesmo tempo?!!

Um Eclipse Solar aqui na Terra é um evento realmente comovente, onde milhares de pessoas se reúnem para apreciar o fenômeno encantador. Imagine então ter dois Eclipse Solares ao mesmo tempo?

Pois é justamente isso que aconteceu em Júpiter! No dia 03 de junho de 2017, as luas Io e Ganimedes ocultaram o brilho do Sol, projetando suas sombras nas nuvens do maior planeta do Sistema Solar - foi assim que aconteceu um belíssimo eclipse solar duplo em Júpiter!

O astrônomo amador Ed Lomeli registrou o momento dos eclipses com uma câmera acoplada ao telescópio, e criou uma bela animação do fenômeno:

eclipse solar duplo em Jupiter - animação
Animação mostra os quadros registrados do eclipse solar duplo em Júpiter, no dia 03 de junho de 2017.
Créditos: Ed Lomeli / divulgação

Dentro das regiões circulares escuras, o dia virou noite enquanto a luz solar era totalmente bloqueada pelos satélites naturais. Os dois eclipses solares aconteceram simultaneamente.




Mas calma! Não perca a magia dos eclipses que acontecem por aqui em nosso planeta. Lá em Júpiter, eles não são tão belos assim... Aqui na Terra, a Lua e o Sol têm quase o mesmo tamanho aparente no céu - uma coincidência fantástica - que faz com que os eclipses solares daqui sejam realmente exuberantes, como os anulares (que produzem um anel de fogo) e os totais (que mostram a coroa solar).




Em Júpiter, os eclipses são bem diferentes. Como o planeta está muito mais distante do Sol, ele tem um tamanho aparente muito menor do que suas luas, ou seja, sem chance de vislumbrar anel de fogo ou cora solar... Io, por exemplo, tem um tamanho aparente seis vezes maior do que o disco solar, ou seja, ele encobre completamente o Sol e sua coroa. No fim das contas, os melhores eclipses ainda são os que acontecem aqui na Terra.






Imagens: (capa-Ed Lomeli) / Ed Lomeli / divulgação
08/06/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. só esqueceu de um detalhe, só daria pra ver um eclipse, ou é um ou é outro já que você não pode ficar em dois lugares ao mesmo tempo....

    ResponderExcluir