Bola de fogo super brilhante é registrada no Rio Grande do Sul

bola de fogo no Rio Grande do Sul
Apesar de ter sido vista no Rio Grande do Sul, calcula-se que ela tenha passado sobre o estado de Santa Catarina


Uma bola de fogo super brilhante cruzou os céus no sul do país. O evento ocorreu no dia 19 de novembro de 2017, por volta das 22h00 pelo horário de verão.

Era apenas mais uma noite calma em Taquara, no Rio Grande do Sul, quando um bólido rasgou os céus da cidade. Tudo foi registrado por uma câmera da BRAMON, operada por Carlos Fernando Jung, diretor científico da instituição.


A Central da EXOSS (rede de observação e estudo de meteoros) também recebeu dois relatos do fenômeno através da ferramenta reporte um bólido.



O meteoro foi lento, com uma duração de 3,5 segundos, e uma magnitude aparente de aproximadamente -6.

bólido reportado do Rio Grande do Sul - Taquara - EXOSS
Bólido reportado do Rio Grande do Sul - Taquara, em 19 de novembro de 2017.
Créditos: EXOSS

De acordo com as imagens e os relatos, concluiu-se que o bólido ocorreu sobre o centro do estado de Santa Catarina. Infelizmente, apenas uma câmera conseguiu registrar o fenômeno, portanto não foi possível fazer uma triangulação para determinar com exatidão a trajetória do meteoro.




Para que a trajetória do objeto possa ser calculada de forma precisa, as instituições BRAMON e EXOSS precisam de relatos de testemunhas.

A EXOSS tem à disposição uma ferramenta dedicada chamada REPORTE UM BÓLIDO, onde a testemunha pode dar informações de altura, direção, intensidade de brilho, etc... [clique aqui para acessar]

A BRAMON pede que o contato seja feito através do site oficial da instituição.

Pelo seu tamanho e intensidade, os pesquisadores afirmam que o meteoro pode ter gerado um estrondo sônico durante sua trajetória - ruído resultado de objetos que ultrapassam a velocidade do som.




É possível que o objeto que originou o meteoro super brilhante tenha resistido a entrada na atmosfera. Mesmo fragmentado, suas partes (meteoritos) podem ter caído no solo.


Imagens: (capa-BRAMON/Carlos F. Jung) / BRAMON / Carlos Fernando Jung / EXOSS / divulgação
23/11/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Caramba que magnífico!
    Na noite passada estive olhando os céus a noite toda e não percebi a aproximação desse astro, e pelas filmagens ele entrou em um ângulo que talvez eu não teria o visto mesmo se soubesse.
    Estou em Navegantes Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse meteorito no dia 19/11 aqui em Ponta Grossa/PR.
    Ele passou bem rápido e num tom esverdeado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato! Teria como nos passar maiores informações a respeito do que viu? Se você puder nos passar as coordenadas de onde estava e a direção em que viu o meteoro passando, já nos ajuda bastante. Pode mandar isso para bramon@bramonmeteor.org

      Excluir
  3. Olá Renato, você pode contribuir com a ciência usando a ferramente Relate um bólido. É rápido e fácil. Acesse aqui: http://exoss.imo.net/members/imo/report_intro

    ResponderExcluir