Asteroide interestelar pode ser uma nave alienígena?

asteroide Oumuamua pode ser uma nave alienigena?
Astrônomos ao redor do mundo discutem a possibilidade do estranho 'charuto interestelar' ser na verdade uma espaçonave...


Será que seres extraterrestres inteligentes estão tentando nos visitar , ou quem sabe, pelo menos tentando se comunicar conosco? Alguns cientistas acreditam que talvez (ressaltamos: apenas talvez!) isso seja realmente verdade. O projeto Breakthrough Listen, coordenado por alguns nomes como o famoso físico Stephen Hawking, iniciaram análises para saber mais sobre isso, e inclusive apontaram um grande telescópio para verificar possíveis sinais de rádio provenientes desse estranho asteroide.

Sim, estamos falando do primeiro objeto interestelar já confirmado, intitulado 'Oumuamua (oficialmente 1I/ʻOumuamua). Esse "asteroide" passou pelo Sistema Solar numa velocidade tão alta que o Sol não conseguiu capturá-lo. Agora ele encontra-se rumo ao espaço interestelar (exatamente de onde veio).



A descoberta de 'Oumuama aconteceu recentemente, e foi feita através de observações feitas pelo observatório Pan-STARRS, no Havaí. Seu formato de "charuto" intrigou muita gente. Ele possui cerca de 800 metros de largura e apenas 80 metros de espessura - uma forma altamente alongada.

ilustração artística de Oumuamua
Ilustração artística do asteroide interestelar 'Oumuamua.
Créditos: ESO / M. Kornmesser

O Telescópio Green Bank, nos EUA, ficou apontado para o objeto 'Oumuamua por 10 horas seguidas a fim de detectar sinais de rádio do estranho objeto em formato de charuto. De acordo com os resultados inicias, até agora não foram detectados sinais artificiais provenientes do objeto. Mas calma! Foram mais de 90 TB de dados acumulados, e com isso, os pesquisadores possuem material suficiente para passar meses ou anos estudando 'Oumuamua.


Asteroide ou nave espacial?

"Acreditamos que esse objeto 2017 U1 ('Oumuamua) tem um formato muito diferente. Nós não vemos nada disso em nosso Sistema Solar", disse Paul Chodas, líder do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (NEO), da NASA. "É desafiador imaginar como esse asteroide conseguiu chegar nessa forma."




Foi exatamente o formato peculiar de 'Oumuamua que chamou a atenção dos cientistas, sobretudo do famoso físico Stephen Hawking. Diversos pesquisadores cogitam a possibilidade do "asteroide interestelar" ser na verdade uma "nave alienígena". E eles vão ainda mais longe.

O Dr. Jason Wright, professor associado de astronomia e astrofísica da Penn State University, afirma que o movimento do objeto estranho pode ser fundamental para descobrir sua origem.

Orbita do asteroide Oumuamua
Ilustração da trajetória percorrida por Oumuamua durante sua máxima aproximação com o Sol.
Créditos: NASA / JPL

Em vez de acelerar suavemente através do espaço como um foguete ou um avião, os astrônomos acreditam que 'Oumuamua está "caindo", como se estivesse acelerando e desacelerando durante sua trajetória em nosso Sistema Solar. Segundo o Dr. Wright, isso é consistente com o movimento de uma nave espacial cujos motores falharam. "Mas se seus motores estão quebrados, não significa que seus transmissores de rádio também estariam", disse Wright.




Por outro lado, outro grupo de astrônomos acredita que 'Oumuamua seja de fato um asteroide interestelar, e tal origem "artificial" seria completamente improvável.

Green Bank Telescope
Observatório de Rádio Green Bank, na Virgínia Ocidental, EUA.
Créditos: Wikimedia Commons

"Nada indica que 'Oumuamua seja artificial. Características de avermelhamento espectral e forma alongada não usual não são provas de artificialidade", disse Marcelo De Cicco, coordenador do EXOSS, pesquisador federal concursado do INMETRO na área de divisão de telecomunicações tempo e frequência, pesquisador do grupo de planetologia do Observatório Nacional e membro da Sociedade Astronômica Brasileira.

Sendo 'Oumuamua uma nave espacial extraterrestre ou um asteroide interestelar (o mais provável), a Iniciativa Breakthrough Listen pretende continuar suas buscas a fim de conhecer melhor a origem do objeto.




A Iniciativa Breakthrough Listen foi criada pelo bilionário russo Yuri Milner e é suportada por Stephen Hawking. Seu objetivo principal é estudar a nossa galáxia em busca de sinais artificiais que poderiam ser transmitidos por possíveis civilizações inteligentes.


Imagens: (capa-ilustração/ESO/edição/divulgação) / ESO / M. Kornmesser / NASA / JPL / Wikimedia Commons
19/12/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. E se.... os alienz mandaram este monstro pra nos destruir e erraram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles têm tecnologia pra jogar um troço desse na gente, eles não errariam. A não ser que tenha sido uma missão de reconhecimento, porque nao?

      Excluir
  2. Pelo gráfico, assim q ele atinge a região de nosso sistema solar ele faz ?uma curva alterando sua trajetoria. Não deveria ter passado reto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa curva extrema, que fez o objeto quase voltar na direção contrária é devido a força gravitacional do Sol... mas mesmo assim ela não foi suficiente pra que o objeto ficasse preso numa órbita ao redor da nossa estrela... mas ainda assim, ele fez essa grande curva, que na Astronomia os cientistas chamam de "estilingue gravitacional".

      Abraços Adilson!

      Excluir
  3. Talvez seja uma nave que seus tripulantes já morreram a muito tempo atrás e ela está apenas seguindo a programação XD.

    ResponderExcluir
  4. Este Dr. Jason Wright da Penn State University coleciona idéias totalmente obsoletas... ...Ele sempre parte do princípio de que nós somos seres inteligentes, e que transmissores de rádio seja algo comum entre possíveis raças extra terrestres... ...Pesquisadores Canadenses, Ingleses, e italianos, demonstram maior conhecimento em astrofísica do que este fraquíssimo Dr. Wright.

    ResponderExcluir
  5. Se este objeto for mesmo uma nave alienígena eles podem nem ter percebido a nossa civilização ou então apenas nos ignoraram.

    ResponderExcluir
  6. Quando vi a foto desse objeto logo imaginei que fosse uma nave espacial abandonada. Kkkkkk Sei que foi apenas imaginação, mas já pensou se fosse verdade. Kkkkk Estamos "tão" impressionados com esse objeto apenas porque é incomum ver um desses nas nossas redondezas. Hehehe

    ResponderExcluir
  7. EU VI ESSE OBJETO PASSANDO AQUI NO CÉU DE SÃO PAULO
    TENHO CERTEZA QUE ERA ESSE OUMUAMUA POIS NESSA NOITE O CÉU ESTAVA LINDO MUITO LIMPO E ESTAVA NA MINHA VARANDA OBSERVANDO QUANDO DERREPENTE APARECE UM OBJETO GRANDE AVERMELHADO PARAECENDO REALMENTE UMA NAVE EU TIREI FOTO MAIS NÃO FICARAM TÃO BOAS MOSTREI PARA ALGUMAS PESSOAS
    AI NO DIA SEGUINTE VI AS NOTICIAS DESSE OBJETO ESTICADO E AVERMELHADO E DEDUZI QUE COM CERTEZA ERA ESSE OUMUAMUA. NÃO ERA BALÃO POIS ESTAVA DEITADA A E GRANDE FIQUEI MUITO SURPRESO POIS NÃO TEVE IMAGEM DESSE OBJETO NA REDE SOCIAIS NINGUÉM FILMO E HOJE VEJO AQUILO NA MENTE E FALO PRA MIM MESMO PORQUE NÃO FILMEI PERDI E PERDEMOS A CHANCE DE TER REGISTRADO ESSE INCRIVÉL OBJETO QUE PASSOU EM PLENO CÉU DE SÃO PAULO.

    ResponderExcluir