É por isso que você NUNCA deve olhar para o Sol sem proteção

cuidado ao olhar para o Sol sem proteção
Nos EUA, uma mulher olhou para o Sol por apenas 20 segundos sem proteção adequada. Veja o que aconteceu com ela...



Todos nós sabemos que apontar binóculos ou telescópios para o Sol não é uma tarefa segura. Longe disso! Os danos à nossa visão são irreversíveis, já que a luz solar potencializada pelo equipamento irá danificar a retina instantaneamente. Mas e se olharmos para o Sol sem nenhum equipamento? A olho nu mesmo?



Foi exatamente isso que uma mulher nos EUA fez, de acordo com o Instituto JAMA de Oftalmologia.

Tudo aconteceu em Nova York, no dia do Grande Eclipse Solar Total (sim, quele mesmo que acompanhamos ao vivo aqui em nosso site). O evento realmente foi um dos mais esperados, sobretudo pelos norte-americanos.

A paciente de 26 anos, que preferiu não ser identificada, olhou para o Sol durante o Eclipse Solar sem nenhum equipamento astronômico, e também sem nenhum tipo de filtro por APENAS 20 segundos. O detalhe é que naquele momento, somente 28% do disco solar estava visível.




De acordo com os relatos da paciente, ela só foi notar algo estranho em sua vista após 4 horas do ocorrido. Sua visão estava distorcida e borrada. Os sintomas foram ainda piores no seu olho esquerdo, que também enxergava um ponto escuro na região central.

Dano no centro da retina em amarelo
Imagem mostra o olho direito da paciente e o dano no centro da retina (em amarelo).
Créditos: The Jama Network

No mesmo dia, a observadora do Eclipse se dirigiu ao hospital Mount Sinai, também na cidade de Nova York, onde encontraram uma mancha amarelada em sua fóvea (região central da retina). Os médicos especialistas escanearam os olhos da paciente com óticas adaptativas ultra sensíveis a fim de examinar os danos da retina em nível celular.




"Nós nunca presenciamos danos celulares causados por eclipses porque esses eventos são raros, e até então não existiam equipamentos avançados para estudar a retinopatia solar", disse o especialista Avnish Deobhakta, também professor de oftalmologia na escola Icahn de Medicina do Mount Sinai.


Retinopatia Solar Induzida

A retinopatia solar induzida costuma ser temporária, e os olhos costumam se recuperar completamente. Mas em alguns casos, os sintomas podem permanecer pra sempre. No caso em questão, a paciente continuava com os sintomas de vista borrada e pontos escuros até seis semanas após o Eclipse - uma indicação de que os danos serão irreversíveis. O hospital Mount Sinai continuará com novos exames para entender melhor como esses danos na visão ocorrem e se desenvolvem.


Pode acontecer com qualquer um

Apenas no hospital Mount Sinai de Nov York, o médico oftalmologista Dr. Deobhakta e seus colegas atenderam 22 pessoas na emergência oftalmológica por conta de borrões na visão após o Eclipse Solar. A maioria dos casos foram reversíveis.

Como observar eclipse solar com proteção
Imagem mostra a forma correta de se observar o Sol - utilizando óculos com proteção adequada.
Créditos: divulgação

De acordo com Ralph Chou, especialista em danos oculares causados por eclipse da Universidade de Waterloo, menos de 100 pessoas em todo o território norte-americano reportaram algum dano oftalmológico após o grande Eclipse Solar de 2017, graças a campanhas imensas feitas em todo o globo. Esse Eclipse Solar Total foi o evento astronômico mais observado até hoje, com cerca de 215 milhões de espectadores.




Apesar de serem raros, os danos oculares causados pela exposição direta da luz solar devem ser levados a sério, por isso sempre enfatizamos aqui em nosso site que JAMAIS podemos observar o Sol sem um filtro solar específico. Todo cuidado é pouco!


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / The Jama Network / divulgação
27/12/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. É nao aconselho para ninguem eu tenho um dano irreversivel, hoe eu sei como é atrapalha até mesmo no convivio entre vizinhos. Muito cuidado não olhem para sol sem proteção necessaria.

    ResponderExcluir
  2. Em 2023 me arrependo de ter olhado, agr estou com uma bolinha na frente meio transparente atrapalhando

    ResponderExcluir