Asteroide vai colidir com a Terra em 4 de fevereiro de 2018?

asteroide proximo da terra em 4 de fevereiro 2018 - 2002 aj129
O asteroide 2002 AJ129 fará sua máxima aproximação com a Terra no dia 04 de fevereiro, e muito tem se falado sobre uma possível colisão com o nosso planeta. Mas será verdade?



De tempos em tempos, alguma rocha espacial ganha a atenção da mídia e o medo de muita gente. Agora chegou a vez do asteroide 2002 AJ129. Essa rocha espacial foi classificada como "Potencialmente Perigosa", e tem entre 0.5 e 1.2 quilômetros de diâmetro. Sim, seu tamanho é um tanto preocupante... mas será que ela tem alguma chance de colidir com o nosso planeta no dia 4 de fevereiro?



Na verdade não. Apesar de terem surgido diversas "informações" em muitos meios de comunicação, o asteroide 2002 AJ129 fará sua máxima aproximação com a Terra no dia 4 de fevereiro de 2018, mas ele passará a aproximadamente 10 vezes a distância da Lua, ou cerca de 4 milhões de quilômetros.




Até mesmo a NASA se pronunciou sobre a máxima aproximação do asteroide no dia 4 de fevereiro, afirmando que não há chances dele colidir com a Terra. "Estamos monitorando esse asteroide há mais de 14 anos, e conhecemos bem sua trajetória", disse Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA. "Nossos cálculos indicam que o asteroide 2002 AJ129 tem uma chance igual a ZERO de colidir com o nosso planeta no dia 4 de fevereiro, ou mesmo nos próximos 100 anos".

Diagrama da trajetória do asteroide 2002 AJ129 e sua máxima aproximação com a Terra em 04 de fevereiro de 2018.
Créditos: SSD         /         Edição: Galeria do Meteorito

Pode até parecer um evento raro, mas como podemos ver na tabela de monitoramento de asteroides próximos da Terra, várias rochas espaciais se aproximam constantemente do nosso planeta, e nenhuma delas tem chances de colisão.

O que muitas vezes causa temor entre as pessoas é o fato de um asteroide ser classificado como Potencialmente Perigoso, mas devemos lembrar que essa designação é dada a qualquer objeto que tenha mais de 140 metros de diâmetro e que chegue a menos de 7.48 milhões de quilômetros da Terra.




Apesar do asteroide 2002 AJ129 ser relativamente grande em comparação com a maioria de seu tipo, devemos mesmo nos preocupar com objetos menores, que passam despercebido e na maioria das vezes só são descobertos durante o encontro com o nosso planeta.

De acordo com especialistas, pequenos asteroides com menos de 20 metros de diâmetro são difíceis de serem detectados, mas podem causar sérios danos quando colidem com nosso planeta. Um exemplo disso é o meteorito de Chelyabinsk, que explodiu sobre uma cidade da Rússia em fevereiro de 2013 deixando mais de 1.000 feridos. Sua onda de choque estilhaçou vidros e janelas e danificou centena de edifícios. Um caso parecido, porém bem menos grave, aconteceu recentemente em Michigan, nos EUA.




A qualquer momento uma rocha espacial de pequeno porte pode cair em qualquer parte do nosso planeta, mas até onde se sabe, não há nenhum asteroide conhecido que represente risco de colisão. Podemos ficar tranquilos... pelo menos por enquanto.


Imagens: (capa-SSD) / SDD / divulgação / Galeria do Meteorito
22/01/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário