Bola de fogo sobre os céus de Michigan causou terremoto? Não é bem assim...

meteoro bola de fogo - michigan EUA
Uma compilação de vídeos mostra o momento que o meteoro risca os céus. Mas será que ele pode ter produzido um terremoto?


Na noite de terça-feira (16 de janeiro), moradores de Ohio, Michigan e Ontário, no Canadá, e outros estados, foram surpreendidos com um meteoro que cruzou os céus às 20h09 do horário local de Michigan. O meteoro foi tão brilhante que fez a noite ficar tão clara quanto o dia, e em seguida, produziu um estrondo que fez o solo vibrar, de acordo com o Geological Survey (USGS) dos EUA.



Em seguida veio a revelação: o meteoro bola de fogo que passou sobre Michigan causou um terremoto de magnitude 2.0 na escala Richter. A notícia viralizou nas redes sociais e em vários sites de notícias. Mas será que foi isso mesmo?

O que aconteceu em Michigan no dia 16 de janeiro não foi um terremoto, mas sim vibrações causadas pelo estrondo gerado por um meteorito que cruzou os céus da região, disse o Centro Nacional de Informação sobre Terremotos (NEIC) dos EUA.

"As pessoas descreveram isso como um barulho crescente, e é isso que os sismômetros teriam detectado", disse John Bellini, geofísico do NEIC.


Não é tão raro que sismômetros registrem as vibrações sísmicas causadas por um meteoro. Até mesmo tempestades intensas produzem vibrações desse tipo, como também caminhões que passam por rodovias próximas.




A explosão do meteoroide na atmosfera terrestre gerou fortes ondas sonoras, suficiente para que um sismômetro localizado a cerca de 8 quilômetros a sudoeste de Michigan registrasse como um tremor de magnitude 2.0. Mas de acordo com Bellini, essa medição não revela a quantidade de energia liberada pela explosão do meteoroide.




"Não há como traduzir a energia real de uma explosão ocorrida no ar através de sismômetros", disse Bellini. "Eles não são projetados para medir vibrações provenientes do ar". Em seguida ele brinca: "considerando que isso não foi um terremoto real, eu não sei porque foi levado a sério... nós simplesmente publicamos porque vimos relatórios chegando ao sistema sobre algumas vibrações em Michigan."




Mais de 300 pessoas relataram ter sentido um tremor intenso quando o meteoro gerou o clarão. Além disso, 637 pessoas de 7 estados norte-americanos já relataram a passagem do bólido através da ferramente Reporte Um Bólido da AMS (American Meteor Society).

De acordo com os dados relatados pelos observadores e coletados por diversas câmeras locais, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o meteoro do dia 16 de janeiro era lento, chegando a cerca de 45.000 km/h.

Relatos de meteoro bola de fogo sobre a região de Michigan nos EUA - AMS
Relatos do meteoro bola de fogo sobre a região de Michigan nos EUA no dia 16 de janeiro de 2018.
Créditos: AMS

O que fez muita gente ficar de cabelo em pé foi o fato dos terremotos serem raros em Michigan. Desde 1973, apenas quatro terremotos foram registrados nesse estado americano.




Vale lembra que não é apenas nos EUA que meteoros do tipo bola de fogo cruzam os céus inesperadamente. Caso você tenha avistado um evento parecido em sua cidade, não deixe de ajudar os pesquisadores registrando seu relato no site do EXOSS - grupo brasileiro dedicado a estudos e observação de meteoros em território nacional, do qual o site Galeria do Meteorito tem orgulho de fazer parte.

Essa não foi a primeira vez que a queda de um meteorito causou tremores intensos. O meteorito de Chelyabinsk, que caiu sobre a Rússia em 15 de fevereiro de 2013, gerou um tremor que foi registrado como de magnitude 4.2. Não é de se espantar que janelas de carros e de edifícios foram estilhaçadas com a onda de choque produzida pela grande explosão.




Assim como ocorreu em Chelyabinsk, caçadores de meteoritos iniciaram logo em seguida as buscas pelos fragmentos nas regiões de Michigan e seus entornos.

E fiquem ligados: em breve divulgaremos um sorteio que será feito pelo nosso canal no YouTube. E você, já se inscreveu? Não perca tempo.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação / AMS
18/01/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário