Gigantescos depósitos de água foram encontrados abaixo do solo de Marte

depositos de água em Marte
Alguns metros abaixo da superfície marciana, pesquisadores encontraram uma quantidade absurda de água pura!


Há cerca de 4 bilhões de anos, Marte perdeu sua atmosfera e tornou-se um mundo seco e hostil. Apesar disso, os cientistas já conhecem há algum tempo os grandes depósitos de gelo de água, que encontram-se principalmente nas regiões polares do planeta.



Agora, um estudo liderado pela U.S. Geological Survey, mostra que a erosão de superfície do Planeta Vermelho revelou  depósitos gigantescos de gelo de água abaixo da superfície. O estudo foi publicado na revista Science, e foi liderado por Colin M. Dundas, pesquisador da U.S. Geological Survey, membro do Lunar and Planetary Laboratory da Universidade do Arizona e do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas.


Depósitos de água em Marte: eles guardam segredos congelados?

Apesar dos cientistas não terem mencionado isso propriamente, é sabido que o gelo pode guardar e manter intacta toda e qualquer forma de vida. Se ela já existiu em Marte, provavelmente as futuras explorações poderão encontrar sinais que revelariam sua existência no passado.




Por estarem localizados a poucos metros abaixo da superfície, o acesso à água congelada é fácil, e poderia ser alcançado mesmo com pousadores. Mas mesmo sem ter sido explorado (ainda), esses grandes depósitos são um achado único!

Depositos de água em Marte - Mars Reconnaissance Orbiter
Imagem feita pelo instrumento HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter mostra os depósitos de água em azul.
As cores foram melhoradas para facilitar a identificação.
Créditos: NASA / MRO / JPL-Caltech

O estudo contou com dados obtidos pelo instrumento HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), a bordo da sonda orbitadora MRO. As análises revelaram oito regiões de latitude média que continham grandes depósitos de água abaixo da superfície marciana. Esses depósitos podem se estender a mais de 100 metros de profundidade.

Os depósitos contém água relativamente pura, depositada por neve há bilhões de anos. Desde então, esses grandes depósitos de água foram congelados e isolados por cerca de um ou dois metros de sedimentos (rochas e poeira). Isso mesmo: os grandes depósitos de água em Marte estão a apenas 2 metros de profundidade. Qualquer escavação simples já poderia revelá-los.




Além de ser uma excelente notícia para os futuros exploradores espaciais, que poderão utilizar esses depósitos na extração de água pura, essa descoberta também fortalece a ideia de que Marte já foi um mundo úmido, bem diferente do que conhecemos hoje. Esses depósitos de água são uma prova cabal da história climática de Marte.

Ilustração artística da sonda Mars Reconnaisance Orbiter - NASA
Ilustração artística da sonda Mars Reconnaisance Orbiter.
Créditos: NASA / JPL

A presença de grandes depósitos de água a poucos metros da superfície é uma excelente notícia quando o assunto é exploração planetária. O mais intrigante é que esses depósitos de água são expostos pela erosão, o que facilita muito seu acesso. Futuros colonizadores marcianos poderão construir suas bases nessas regiões a fim de ter água em abundância, próximo do equador.




Outras sondas, como os orbitadores Mars Odyssey (que usava espectrômetros), o Mars Express Orbiter, e o pousador Phoenix Lander, já haviam detectado sinais de depósitos de água abaixo da superfície marciana, no entanto, os oito locais detectados pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) revelaram os depósitos de água através de exposição real, e foi possível observá-los diretamente pela primeira vez na história.


Imagens: (capa-NASA/MRO/JPL-Caltech) / NASA / MRO / JPL-Caltech / divulgação
16/01/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Eu acredito que pela lógica da natureza qualquer corpo celeste seja ele um asteroide,cometa ou até mesmo um planeta estando este longe de sua estrela de origem,ou melhor,de qualquer fonte de calor(estrelas) irá congelar apresentando água em seu estado sólido ou líquido.

    OBS : opinião de um leigo !

    ResponderExcluir
  2. Com a citação de que pode haver alguma forma de vida "eternizada" no gelo que há abaixo da superfície, podemos citar que pode conter o mesmo nos gelos da Terra... Mas, estão querendo saber mais de lá do que daqui... Se achasse aqui primeiro, poderia provar as formas de vida que encontrarem lá, comparando e concluindo que a vida aqui na Terra veio de outro lugar (Marte).

    Estou apenas supondo.

    ResponderExcluir
  3. Também acho que é mentira porque o robô curiosity pelo que sei não escava o solo marciano

    ResponderExcluir