Quase 100% - Teste do Falcon Heavy já é um marco na exploração espacial

Falcon Heavy - pequena falha - lançamento
Assista a reprise do lançamento e veja qual foi a falha no primeiro teste do Falcon Heavy


A empresa norte americana, SpaceX, lançou com sucesso o poderoso foguete Falcon Heavy. O primeiro lançamento de teste ocorreu conforme o esperado, e o StarMan (Homem das Estrelas), a bordo de um carro Tesla, já está em sua viagem rumo ao Planeta Vermelho.



O lançamento ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2018, às 20h45 UTC, na Florida, e nós retransmitimos ao vivo com tradução simultânea lá no nosso canal no YouTube:


O propulsores laterais fizeram a separação e reentraram na atmosfera com sucesso. Em seguida, realizaram um pouso preciso para que sejam reutilizados futuramente em novos lançamentos. Provavelmente esse foi um dos momentos mais emocionantes do evento.




O terceiro propulsor deveria ter pousado em uma base marinha, e foi exatamente isso que os controladores da missão (e os jornalistas) estavam esperando. Infelizmente, algo deu errado e a câmera cortou as imagens sem qualquer explicação. A empresa SpaceX também não falou sobre o assunto. É provável que ele tenha se despedaçado em algum lugar do oceano.

STar Man - Tesla falcon Heavy
Câmera mostra o boneco astronauta StarMan a bordo de seu carro Tesla rumo a Marte.
Créditos: SpaceX / divulgação

Mesmo com um pequeno imprevisto, o lançamento pode ser considerado um grande sucesso. E em meio a uma grande nuvem de fumaça bem próximo à base de lançamentos, que ameaçava cancelar o teste, os controladores encontraram uma "janela" que possibilitou acabar com a ansiedade de muita gente.




Apesar de ser o foguete mais potente já criado pelo homem, Falcon Heavy permite lançamentos mais baratos, que giram em torno de 90 milhões de dólares, facilitando a exploração espacial no futuro. Para se ter uma ideia, o foguete SLS da NASA (comparável ao Falcon Heavy) tem um custo de 1 bilhão de dólares por lançamento.

Nesse primeiro voo, a carga útil do foguete é um carro Tesla. Ao volante do carro, a empresa colocou um boneco com traje espacial ao som de "Space Oddity", de David Bowie. No painel do veículo, podemos ler " DON'T PANIC!" (não entre em pânico), dando um ar bem humorado à primeira missão que estava cercada de incertezas.




Por sorte (e claro, muita competência) tudo correu o mais próximo do esperado, e aproximadamente em agosto de 2018 o foguete com seu carro e o astronauta estarão orbitando Marte. Até lá, muita coisa pode acontecer... fiquem ligados!


Imagens: (capa-ilustração/SpaceX) / YouTube / SpaceX / divulgação
07/02/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. O "Dont panic" é uma referência ao livro "o guia do mochileiro das galáxias"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse dupal Mauro é muito mingo, ele sempre sabe onde está a toalha dele.

      Excluir
  2. Galeria do meteorito está de parabéns com suas ótimas materias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Pedro! Ficamos muito felizes que estejam gostando!

      Excluir
  3. Eu não entendi uma coisa,o carro fica dentro do foguete ou preso do lado de fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou dentro de uma estrutura oca chamada coifa, instalada no topo do core central, sobre o segundo estagio. A coifa se abre no espaço quando em órbita, expondo a carga. Como o foguete é experimentale o risco era alto, não quiseram colocar um satelite de bilhões de dolares. A opção era colocar um mokup (uma maquete), mas como Elon Musk é um visionário resolveu colocar um carro de sua empresa a Tesla, criando assim propaganda para sua causa. Já o traje do manequim Starman foi projetado para futuros voos tripulados e foi parte do teste envia lo para o espaço.

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento.Vai ser um longo passeio para o tesla...

      Excluir
  4. Eu não entendi outra coisa, qual a missão desse carro? Ele descerá em Marte? Fará algum experimento ou caminhada por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não descerá. Para pousar uma carga desse peso em marte, seria necessário um veiculo de descida automático, provido de escudos térmicos para reentrada, retrofoguetes para frear na injeção atmosférica e durante o pouso, além de paraquedas e amortecedores. Esse veículo ficara em órbita heliocentrica (ou seja ficara girando em torno do Sol) numa orbita elíptica entre Marte e Júpiter. A missão em si era apenas provar que esse foguete privado, o mais poderoso em operação atualmente, era capaz de colocar em órbita uma carga tâo ou mais pesada como um carro. Esse teste reabriu as portas para a exploração espacial e para a ida do homem em Marte.

      Excluir
    2. Sergio, muitíssimo obrigado pela informação! Agora sim ficou claro.

      Excluir
  5. There's a Starman, waiting on the sky
    He'd like to come and meet us
    But he thinks he'd blow our minds
    There's a starman waiting in the sky
    He's told us not to blow it
    Cause he knows it's all worthwhile

    E o Guia do Mochileiro das Galaxias finalmente foi pro espaço (sim, tem uma copia do livro no porta luvas). Queria que o Douglas Adams estivesse vivo pra ver isso, ele morreu cedo demais

    ResponderExcluir