Asteroide recém descoberto faz máxima aproximação com a Terra nessa sexta-feira (02)

asteroide faz maxima aproximação com a Terra no dia 2 de março de 2018
Um pequeno asteroide está fazendo hoje (02 de março) sua máxima aproximação com o nosso planeta...


O asteroide recém descoberto tem cerca de 7 metros de diâmetro, e é chamado 2018 DV1. Com as dimensões de um  ônibus comum, ele chegará a 113.000 quilômetros da Terra durante seu sobrevoo, de acordo com cientistas do Programa de Monitoramento de Asteroides da NASA. Isso equivale a menos de um terço a distância da Lua.



Utilizando o Observatório Mount Lemmon, no Arizona, astrônomos detectaram o asteroide 2018 DV1 pela primeira no dia 26 de fevereiro desse ano, segundo a União Astronômica Internacional.

Trajetória do asteroide 2018 DV1 com relação a orbita da Terra
Diagrama mostra a trajetória do asteroide 2018 DV1 com relação a orbita da Terra,
Créditos: JPL / SBDB


Não é o único

Essa máxima aproximação do asteroide 2018 DV1 com a Terra não é um fenômeno isolado. No último dia 25 de fevereiro, um asteroide chamado 2018 DU, de aproximadamente 10 metros, passou a cerca de 300.000 quilômetros da Terra.

Asteroide 2018 DU registrado no dia 25 de fevereiro de 2018 por Gianluca Masi, utilizando o Observatório Tenagra
Asteroide 2018 DU registrado no dia 25 de fevereiro de 2018 por Gianluca Masi,
utilizando o Observatório Tenagra, no Arizona, EUA.
Créditos: Virtual Telescope Project / Michael Schwartz / Tenagra Observatories

Outro asteroide, chamado 2017 VR12, está prestes a afazer sua máxima aproximação com o nosso planeta, o que deve acontecer no próximo dia 07 de março, quando essa rocha espacial passará a cerca de 1.4 milhão de quilômetros da Terra.




No dia 7 de março, o astrônomo Gianluca Masi do Projeto Virtual Telescope, fará uma transmissão ao vivo mostrando o asteroide 2017 VR12 durante sua máxima aproximação com a Terra. Teremos imagens ao vivo feitas a partir de grandes telescópios.

Apesar da grande distância de sua máxima aproximação, ele poderá facilmente ser visto através de telescópios, pois de acordo com o Minor Planet Center, o asteroide 2017 VR12 tem aproximadamente 300 metros de diâmetro. Por conta de sua proximidade com a Terra e de seu tamanho, a NASA classificou esse asteroide como "potencialmente perigoso", apesar de não haver chances de colisão com o nosso planeta.




Até o dia 02 de março de 2018, mais de 17 mil asteroides foram descobertos próximos da Terra (NEAs). E a lista só tende a aumentar cada vez mais.


Imagens: (capa-divulgação) / JPL / SBDB / Virtual Telescope Project / Michael Schwartz / Tenagra Observatories
02/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário