Marte mais brilhante em 2018 - o Planeta Vermelho está ficando maior e já começa a chamar atenção nos céus

Marte maior e mais brilhante em 2018
Sim, é verdade que Marte ficará maior e mais brilhante em 2018! Saiba como isso é possível, e o que esperar do Planeta Vermelho no mês de julho


Alguém aí se lembra do planeta Marte em 2003? Naquele ano, o Planeta Vermelho ficou muito próximo da Terra e ficou mais brilhante do que os últimos 60 anos. Ele se tornou tão brilhante que até ofuscava as estrelas e outros planetas, exceto Vênus.

Agora em 2018, Marte ficará quase tão brilhante quanto em 2003! A partir de agora, ele começa a ficar cada vez mais aparente, até atingir seu auge em julho de 2018, quando especialistas afirmam que ele brilhará como uma faísca de fogo nos céus de todo o globo.



Marte é um planeta que varia muito em seu brilho aparente. Em 2017, ele estava opaco, e seu brilho não chamava atenção. Agora ele começa a ficar mais brilhante, e já podemos vê-lo na direção leste junto com Júpiter e Saturno, como já publicamos aqui anteriormente.




Pode até parecer difícil de acreditar, mas Marte se tornará mais brilhante do que Júpiter dentro de alguns meses.

Marte mais brilhante em 2018 - Marte e Saturno nos céus em abril
Marte e Saturno próximos no dia 02 de abril de 2018 à leste.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Quando observamos Júpiter, por exemplo, não vemos uma alteração de brilho extrema, como é comum em Marte. Isso acontece porque o brilho de Júpiter no céu se deve principalmente ao seu tamanho, já que sua distância com relação ao nosso planeta varia apenas uma pequena porcentagem.

Já o planeta Marte não brilha tanto por conta de seu tamanho, já que ele é ainda menor do que a Terra. O principal fator que contribui para o brilho de Marte que vemos no céu é sua proximidade com a Terra. E essa proximidade varia muito - às vezes, Terra e Marte estão do mesmo lado com relação ao Sol, bem pertinho um do outro, sendo que outras vezes, os dois planetas se distanciam drasticamente.




A Terra leva um ano para dar uma volta ao redor do Sol, enquanto Marte leva cerca de dois anos. Com isso, a Terra está sempre ultrapassando Marte nessa corrida orbital, o que faz com que a cada 2 anos e 50 dias a Terra passe entre o Planeta Vermelho e o Sol - quando temos a famosa oposição de Marte, o que o torna maior e mais brilhante no céu noturno.

oposição de Marte 2018
Animação mostra a diferença de uma oposição "próxima" e uma oposição "distante" de Marte.
Créditos: divulgação

Mas nem todas as oposições de Marte são iguais. Essa que teremos agora em 2018, por exemplo, trará o Planeta Vermelho ainda mais próximo de nós, deixando-o mais brilhante do que em qualquer outro ano desde 2003. Isso só acontecerá porque além de Marte estar em oposição, ele está chegando no periélio (ponto mais próximo do Sol de sua órbita).

Por dois meses, entre os dias 7 de julho e 7 de setembro de 2018, Marte tomará o lugar de Júpiter como o quarto objeto mais brilhante do céu, atrás apenas do Sol, Lua e Vênus. Se não considerarmos o céu diurno, mas apenas o céu noturno, Marte será o terceiro objeto mais brilhante do céu, perdendo apenas para a Lua e o planeta Vênus.




Então fiquem ligados, pois Marte estará tão brilhante como não esteve nos últimos 15 anos! Uma chance única e imperdível para observar o Planeta Vermelho, seja através de binóculos, telescópios, ou até mesmo a olho nu. Ele estará brilhante, vermelho e chamará a atenção de toda e qualquer pessoa que olhar para o céu noturno.





Imagens: (capa-ilustração/NASA) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / divulgação
23/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. Muito bom galeria do meteorito,só gostaria que Marte fosse um pouco mais facil de localizar,pois eu sei achar estrela mais facil que planeta,valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe o aplicativo Sky Map e encontre os corpos celestes com facilidade.

      Excluir
    2. Marte está bem fácil de localizar, ele está abaixo da constelação de escorpião .

      Excluir
    3. Simples diferenciar uma estrela de um planeta no céu noturno, amigo! As estrelas cintilam, fic piscando, facilmente percebível, enquanto os planetas não brilham, apenas refletem a luz do Sol! Se o objeto cintilar, brilhar, pulsar, é estrela, se ele simplesmente fica parado sem um brilho aparente, apenas aquele pontinho luminoso parado no céu, é um planeta! No início eu confundia muito, achava q tudo vermelho no céu era Marte, confundia muito Antares ou Betelgeuse com Marte! Mas com o tempo vc pega tudo, sabe qual estrela é a q está vendo, qual planeta... Até os satélites galileanos já observei(com um binóculo, óbvio)!

      Espero ter ajudado, amigo

      Excluir
    4. Marte e fácil, e um brilho avermelhado,mesmo distante da Terra, ele está ao Leste. Espero ter ajudado.

      Excluir
    5. e quanto o mais brilhante e nitida polinha no ceu noturno, é venus?????? ja que ele é o segundo mais brilhante no ceu noturno, so pode ser ele.... pensava que era jupter.....

      Excluir
    6. É bem facil, nao tem como perder, só depende do local onde voce estiver, se voce mora na cidade a poluição visual for alta isso quee pode dificultar, mas se voce saber pra onde olhar não tem como perder. Boa sorfe!

      Excluir
    7. Tem aplicativos como skymap e outros que facilitam a localizacao, voce pode ver ate o ISS (Internation SpaceStation a olho nu) vejo sempre, muito bacana. Vamos olhar mais pra cima 😊

      Excluir
  2. Bom demais!Sempre acompanho o portal, meu lugar preferido para me atualizar das notícias. Agradeço muito por compartilharem tanto conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Deverar ser fascinante observar marte tao proximo da terra.

    ResponderExcluir
  4. Tive observando ontem, dia 23 de Junho, realmente, que espetáculo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vinha prestando atenção ao céu. De repente vi o 'vermelhão' e me assustei. Não lembrava de tê-lo visto tão grande. Moro em Patos na Paraiba, e com a baixa unidade e uma amenizada na temperatura que tem feito, tudo pareceu mais intenso. Marte, verdadeiramente espetacular.

      Excluir
  5. quem e de cachoeiro de itapemirim viu ele fica subindo???

    ResponderExcluir
  6. Tem dois planetas q da pra ver do Guarujá, alguém sabe informar quais sãos exatamente????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade voce pode observar 4 nestas ultimas noites, logo apos o por do Sol voce vera ao Oeste logo acima do Sol o planeta Venus, seu blilho é intenso e logo um pouco mais pro Leste Jupiter com quase a mesma intensidade de Venus.
      Ainda mais pro Leste vem Saturno com menos luminosidade e depois Marte na sua gloria.

      Excluir
  7. Ultimamente percebi que tem uma estrela muito vermelha vista no céu nesses últimos dias aqui na Bahia (Brumado) e ele fica subindo mais rápido do que as outras estrelas por perto, mas porque isso acontece?

    ResponderExcluir