Do tamanho de um campo de futebol - Asteroide perdido voltou, e está fazendo máxima aproximação com a Terra nessa terça-feira (15)

asteroide 2010 WC9 e sua máxima aproximação com a Terra em 15 de maio de 2018
O asteroide 2010 WC9, descoberto há quase uma década, reapareceu, e está vindo vindo rumo a um encontro com o nosso planeta


A cerca de 8 anos atrás, o observatório catalina Sky Survey descobriu um asteroide com o tamanho aproximado de um campo de futebol. A rocha espacial ganhou o nome de 2010 WC9, mas ela acabou desaparecendo da vista dos observadores antes mesmo dos astrônomos conseguirem rastrear sua trajetória e sua órbita. Onde aquele grande asteroide foi parar?



Agora, o asteroide 2010 WC9 está de volta! Na semana passada, os astrônomos conseguiram reencontrá-lo nos céus, e já descobriram que nessa terça-feira, 15 de maio, esse asteroide fará sua máxima aproximação com o nosso planeta, quando passará entre a Terra e a Lua.




Com um pouco de esforço, observadores do hemisfério sul, terão a chance de fotografar o asteroide que brilhará como uma estrela de magnitude 11 durante sua passagem pela constelação do Pavão.

Asteroide 2010 WC9 registrado por Gianluca Masi em 11 de maio de 2018
Asteroide 2010 WC9 registrado por Gianluca Masi em 11 de maio de 2018.
Créditos: The Virtual Telescope Project

O asteroide 2010 WC9 tem cerca de 100 metros de diâmetro - grande o suficiente para causar danos severos em uma cidade, caso colidisse com a Terra. Mas não se preocupem: os astrônomos já determinaram sua órbita, e anunciaram que não há qualquer risco de impacto com a Terra para os próximos 100 anos.




E no dia 15 de maio de 2018 (nessa terça-feira), o asteroide 2010 WC9 fará uma aproximação igual a metade da distância da Lua, o que é bastante raro para um objeto desse tamanho.

maxima aproximação do asteroide 2010 WC9 com a Terra
Animação mostra como será a máxima aproximação do asteroide 2010 WC9 com a Terra no dia 15 de maio de 2018
e uma comparação entre a órbita do asteroide e da Terra.
Crédito: JPL - SBDB         /         Edição: Galeria do Meteorito

Essa máxima aproximação com a Terra está prevista para acontecer às 19h05 pelo horário de Brasília (22:05 pelo horário internacional), quando a grande rocha espacial estará se deslocando a uma velocidade de aproximadamente 12.8 quilômetros por segundo.




Temos sorte do asteroide em questão não ter chances de colisão com a Terra. Em 2013, o asteroide de Chelyabinsk que explodiu sobre a cidade russa de mesmo nome, tinha apenas 20 metros de diâmetro, e já foi suficiente para ferir mais de 1.000 pessoas e causar danos graves a prédios e veículos da região. Imagine então o que faria um asteroide de 100 metros?


Imagens: (capa-JPL/SBDB) / The Virtual Telescope Project / JPL / SBDB / Galeria do Meteorito
14/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Como na matéria publicada no SPUTNIK, conforme link https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018051511219130-sistema-solar-jupiter-vida-extraterrestre-espaco/ :

    Me despedi:

    Me despeço também desse conceituadíssimo site GALERIA DO METEORITO, retransmitindo o mesmo comentário sobre a teimosa idiotice por parte da vaidosa comunidade científica, que teima em encontrar VIDA em outros PLANETAS, fixando-se apenas: na existência do ELEMENTO ÁGUA.

    Assim o faço, porque tenho certeza que este SITE, visitado também é: por pessoas inteligentes.

    COMENTÁRIO:

    Esses ARTIGOS IDIOTAS, publicados por cientistas da idiotice: é demais para minha cabeça privilegiada.

    Quem lê essas idiotices e acredita, é mais idiota do que: quem as publicam.

    No meu site, como único doutor pioneiro em ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, mostrei que o ser humano como microcosmo-representativo-completo, composto também é seu corpo: por CINCO UNIDADES ELEMENTARES REPRESENTATIVAS COMPLETAS.

    FOGO, TERRA, ÁGUA ATUAL EM PREDOMINÂNCIA, AR e EC.

    O que mais me deixa furioso, é de ver um bocado de idiotas que se julgam cientistas, e mais idiotas são também, os que acreditam neles:

    Buscando vida em outros PLANETAS e LUAS=ESTABILIZADORES PLANETÁRIOS, fixando-se apenas em encontrar: o ELEMENTO ÁGUA.

    Eu afirmei e zombo desses idiotas, que seria impossível existir vida em qualquer lugar do CÓSMOS, sem que houvesse a presença das CINCO UNIDADES ELEMENTARES, FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC: proporcionando o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV=ENERGIAS VITAIS, que é concedido a parte: pela INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA.

    Não precisa ser muito inteligente, bastaria ter a inteligência semelhante a de um paquiderme, para entender que até mesmo em nosso PLANETA-H... Que esses IDIOTAS, continuam chamando erradamente de TERRA:

    Seria impossível alguém VIVER, se apenas existisse: o ELEMENTO ÁGUA.

    Respiraríamos o que?

    Até mesmo os peixes que vivem na ÁGUA, necessitam do OXIGÊNIO: um dos componentes da UNIDADE ELEMENTAR AR.

    O mais idiota de tudo, é que esses idiotas esquecem que até mesmo a molécula de ÁGUA, composta é: por 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO: e 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO.

    H²O.

    Ou seja:

    Não existiria ÁGUA, se não existisse AR, UNIDADE ELEMENTAR: que se sobrepõe.

    Sinceramente:

    Eu ando meio decepcionado, com tanta idiotice: no meio acadêmico científico.

    Riu o tempo todo, quando tomo conhecimento desses ARTIGOS IDIOTAS, principalmente: quando são noticiados nas TVs.

    Estou chegando a conclusão, que estão certos meus 9 irmãos, que eram renomados professores, que quebravam a cabeça tentando ensinar um bocado de marginais, que não foram educados por seus pais: e acham que são os professores e o país: quem deve educa-los.

    Educação: é dever dos pais.

    Ensino eficiente: é que é dever do estado.

    Agora entendo porque muitos deles, fizeram concursos federais, passando em 2° ou 1° lugar: e hoje os que ganham menos, ganham 30 MIL REAIS POR MÊS: o triplo do que ganhavam.

    Como sou um MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO AVANÇADO, e não tenho vocação nem paciência, para ser professor, de idiotas ou mal educados:

    Ando pensando seriamente em me ISOLAR novamente na FLORESTA AMAZÔNICA, para poupar minha INTELIGÊNCIA PRIVILEGIADA, dessas idiotices publicadas por vaidosas comunidades religiosas-estagnadas e científicas-atrasadas, que sobre as MARAVILHOSAS CRIAÇÕES, A REAL E SUA IMAGEM PROJETADA: não sabem nada!

    Se por acaso, alguém sentir saudade:

    Que acesse meus sites http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/

    https://multiplacienciaenergetica.blogspot.com.br/

    Pois nos mesmos, encontrão pelo menos 10%, do que eu pretendia: repassar.

    Fui!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado GALERIA DO METEORITO, por primar pela DEMOCRACIA: E IMPARCIALIDADE.

    Trilhões de aplausos!

    ResponderExcluir