Visível a olho nu durante toda a noite, Júpiter faz sua máxima aproximação com a Terra nessa semana

Júpiter 2018
Oposição e perigeu de Júpiter - observe o maior planeta do Sistema Solar do quintal da sua casa!


Nessa terça-feira, 8 de maio, nosso planeta terra passará exatamente entre o Sol e o gigante Júpiter. Isso fará com que o maior planeta do Sistema Solar ganhe um brilho ainda maior, já que por conta disso, ele também estará chegando em seu ponto de maior proximidade com a Terra - o que acontece no dia 10 de maio (perigeu). Em outras palavras, por estar exatamente oposto ao Sol, Júpiter nascerá a leste enquanto o Sol se põe a oeste, permanecendo visível durante toda a noite - a tão esperada oposição de Júpiter.



Ou seja, essa é a melhor época do ano para observar Júpiter, pois ele estará presente nos céus enquanto o Sol estiver abaixo do horizonte, além de estar maior e mais brilhante. Você pode ver essas informações no nosso calendário de eventos astronômicos.

camiseta astronomia


O momento exato da oposição de Júpiter será no dia 08 de maio, às 21h54 pelo horário de Brasília (00:54 pelo horário internacional).




Sempre que está nos céus, Júpiter pode ser visto a olho nu, e muitas vezes é confundido com uma estrela de brilho intenso. Os únicos objetos mais brilhantes do que Júpiter são Vênus (que está visível nesses dias a oeste durante o pôr do Sol), Lua e claro, o Sol.

Nessa oposição de 2018, Júpiter encontra-se na constelação de Libra, como mostra na imagem abaixo:

Oposição de Júpiter 2018 - ele nasce a leste ao anoitecer, na constelação de Libra
Oposição de Júpiter 2018 - ele nasce a leste ao anoitecer, na constelação de Libra,
percorrendo o céu durante toda a noite até se pôr a oeste ao amanhecer.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

A oposição de Júpiter acontece a cada 13 meses, que é o tempo que a Terra leva pra viajar ao redor do Sol em relação a Júpiter. No ano passado, em 2017, a oposição de Júpiter foi em abril, nesse ano é em maio, e em 2019 será em junho.




Se você possui telescópios ou binóculos, esse é o melhor momento para o observar o maior planeta do Sistema Solar, que além de dominar os céus, está também fazendo sua máxima aproximação com a Terra (perigeu), chegando a 4,4 UA da Terra (1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol). Até mesmo a olho nu, sem nenhum equipamento, Júpiter está chamando a atenção e pode ser facilmente encontrado no firmamento. Outra chance igual a essa, só em junho de 2019...


Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
07/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários: