Por que Marte é vermelho?

por que Marte é vermelho
Você já parou pra pensar porque Marte tem cor vermelho ferrugem?


Imagine agora que você está pisando no solo de Marte pela primeira vez! Agora olhe para o chão: ele é azul, amarelo, branco, ou vermelho?

Sim. Não há como pensar em Marte e não ter a cor vermelha enferrujada em nossa mente. Não é à toa que o planeta vizinho da terra ganhou o apelido de Planeta Vermelho. Mas você já parou pra pensar porque Marte é vermelho?



A cor vermelha que vemos nas imagens de Marte é o resultado da ferrugem do ferro (se você achava que Marte era um planeta enferrujado, acertou na mosca!).




As rochas e a terra da superfície de Marte continham uma poeira composta principalmente de ferro e pequenas quantidades de outros elementos, como cloro e enxofre. Toda a superfície de Marte sofreu erosão pelos ventos e poeira que eram soprados pelos antigos vulcões ativos.

por que Marte é vermelho ferrugem
Superfície de Marte.
Créditos: NASA

Evidências recentes apontam que a poeira fina também foi espalhada através da superfície do Planeta Vermelho pela água, por conta da existência de evidências de canais espalhados pela superfície de Marte.




O ferro contido na poeira reagiu com o oxigênio, produzindo uma cor vermelho ferrugem. Já o céu de Marte tem uma coloração avermelhada por conta das tempestades que levam o pó da superfície para a atmosfera.

A superfície empoeirada de Marte tem entre alguns milímetros e dois metros de profundidade, e fica acima da lava endurecida composta principalmente por basalto. Como se não bastasse, a concentração de ferro nesse basalto marciano é muito maior do que a da Terra, o que contribui ainda mais para a aparência vermelha de Marte.




Agora você já sabe a curiosa história por trás da cor vermelha do Planeta Vermelho, e porque de fato ele é tão vermelho assim. Ficou meio confusa e nebulosa essa frase né? Espero que a explicação em si tenha ficado bem clara!


Imagens: (capa-NASA) / NASA
24/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Todo o universo proclama a glória de DEUS !!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal por favoraqui e um site sobre astronomia e não um site religioso.nada contra nenhuma religião mas vamos nos focar somente na temática!! ... Agora sera que Marte possui mais ferro que aqui na terra?

    ResponderExcluir
  3. Ricardo só no basalto citado no texto já tem mais ferro que a terra.
    E sobre os comentários religiosos, as pessoas tem a total liberdade de escrever oq quiser na internet, dês que não agrida a ninguém.

    ResponderExcluir