Por que Marte é vermelho?

por que Marte é vermelho
Você já parou pra pensar porque Marte tem cor vermelho ferrugem?


Imagine agora que você está pisando no solo de Marte pela primeira vez! Agora olhe para o chão: ele é azul, amarelo, branco, ou vermelho?

Sim. Não há como pensar em Marte e não ter a cor vermelha enferrujada em nossa mente. Não é à toa que o planeta vizinho da terra ganhou o apelido de Planeta Vermelho. Mas você já parou pra pensar porque Marte é vermelho?



A cor vermelha que vemos nas imagens de Marte é o resultado da ferrugem do ferro (se você achava que Marte era um planeta enferrujado, acertou na mosca!).




As rochas e a terra da superfície de Marte continham uma poeira composta principalmente de ferro e pequenas quantidades de outros elementos, como cloro e enxofre. Toda a superfície de Marte sofreu erosão pelos ventos e poeira que eram soprados pelos antigos vulcões ativos.

por que Marte é vermelho ferrugem
Superfície de Marte.
Créditos: NASA

Evidências recentes apontam que a poeira fina também foi espalhada através da superfície do Planeta Vermelho pela água, por conta da existência de evidências de canais espalhados pela superfície de Marte.




O ferro contido na poeira reagiu com o oxigênio, produzindo uma cor vermelho ferrugem. Já o céu de Marte tem uma coloração avermelhada por conta das tempestades que levam o pó da superfície para a atmosfera.

A superfície empoeirada de Marte tem entre alguns milímetros e dois metros de profundidade, e fica acima da lava endurecida composta principalmente por basalto. Como se não bastasse, a concentração de ferro nesse basalto marciano é muito maior do que a da Terra, o que contribui ainda mais para a aparência vermelha de Marte.




Agora você já sabe a curiosa história por trás da cor vermelha do Planeta Vermelho, e porque de fato ele é tão vermelho assim. Ficou meio confusa e nebulosa essa frase né? Espero que a explicação em si tenha ficado bem clara!


Imagens: (capa-NASA) / NASA
24/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Todo o universo proclama a glória de DEUS !!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal por favoraqui e um site sobre astronomia e não um site religioso.nada contra nenhuma religião mas vamos nos focar somente na temática!! ... Agora sera que Marte possui mais ferro que aqui na terra?

    ResponderExcluir