Quais planetas do Sistema Solar têm campo magnético? E por que alguns não têm?

campos magnéticos - quais planetas tem?
Você já parou pra pensar como são gerados os campos magnéticos?


Você certamente sabe que a Terra e outros mundos como Júpiter, Saturno, etc... possuem campos magnéticos. Mas você já se perguntou o que faz com que eles existam? E por que alguns planetas simplesmente não têm campo magnético?



Campo magnético é a concentração de magnetismo criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço. Pra simplificar, eles são como imãs gigantes, que possuem polos norte e sul.


Como são criados os campos magnéticos?

Os campos magnéticos planetários são produzidos por movimentos agitados de líquidos no núcleo de um planeta. Isso faz com que a eletricidade seja conduzida e a carga elétrica seja criada. Eles agem como imãs gigantes e podem se deslocar do eixo de rotação de um planeta. Como exemplo, o nosso próprio campo magnético é deslocado cerca de 11 graus com relação ao eixo de rotação da Terra.

campo magnético da Terra
Posição dos polos do campo magnético da Terra com relação aos polos geográficos.
Créditos: divulgação

Pra exemplificar ainda melhor, você provavelmente já levou um pequeno choque ao esbarrar em alguém, certo? Pois bem. Isso acontece quando friccionamos nosso corpo em algum tecido, por exemplo, e esse atrito gera uma carga elétrica, que é liberada ao tocarmos uma pessoa (ou até mesmo um objeto).




Porém, o atrito que geramos com nosso próprio corpo se limita a produzir "eletricidade estática". Agora, imagine o atrito de um núcleo de ferro fundido que existe no interior de um planeta? Ele é tão intenso que produz carga elétrica suficiente para gerar uma magnetosfera (campo magnético ou campo geomagnético).


Quais planetas têm campo magnético?

No nosso Sistema Solar, todos os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) possuem campos magnéticos extremamente fortes. A Terra possui um campo magnético moderado. Mercúrio possui um campo magnético fraco (por conta de sua rotação que é lenta); Vênus e Marte praticamente não possuem campos magnéticos, apesar dos cientistas acreditarem que o Planeta Vermelho já ostentou um campo magnético parecido com o da Terra, mas que por algum motivo se dissipou. Esse é um dos motivos pelo qual os cientistas também acreditam que Marte já abrigou vida no passado remoto, afinal, ele tinha um campo magnético, água e compostos orgânicos necessários...





Ainda bem que eles existem!

Campos magnéticos protegem seus planetas de partículas carregadas contidas nos ventos estelares, no nosso caso, no vento solar, além de proteger o planeta de raios cósmicos que viajam pelo espaço.

campo magnético da Terra interagindo com vento solar
Campo magnético da Terra interagindo com o vento solar.
Créditos: divulgação

As partículas são defletidas pelas linhas do campo magnético, e assim, não atingem o planeta diretamente. No caso da Terra, o campo magnético existe porque nosso planeta tem um núcleo composto por ferro e níquel líquidos, que gira rapidamente a cada 24 horas. Isso é o que permitiu que o nosso planeta tivesse essa grande variedade de vida que conhecemos hoje.




Marte, por outro lado, possui apenas remanescências de um antigo campo magnético, porque seu núcleo de ferro se resfriou por razões desconhecidas, e talvez tenha se solidificado. Provavelmente esse seja o motivo da vida não existir por lá nos dias atuais...

Então agradeça à Terra pelo campo magnético que nos protege. Sem ele, nem estaríamos aqui...


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / divulgação
09/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Bela matéria, expicaçao simples e clara sobre o campo magnético! Parabéns pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Eu que seguindo o propósito de QUEM me criou, venho fazendo as MAIORES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS de todos os tempos, tais como:

    Que o que chamam primitivamente de SOL:

    Na verdade é, o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR:

    Que o que chamam erradamente de UNIVERSO-MATERIAL:

    Na verdade é apenas a IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA DO UM:

    E que ao contrário do que muitos afirmavam ter o mesmo:

    FORMATO DE UMA SELA DE CAVALO, FORMATO DE UMA MESA, FORMATO DE UM SACO COM TUDO DENTRO... Totalmente ilógico para algo, que afirmavam ser INFINITO DIMENSIONALMENTE...

    Eu afirmei e provei, que tem o MACRO FORMATO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO, semelhante ao micro corpo feminino:

    E não por acaso nossa GALÁXIA: chama-se VIA LÁCTEA...

    Eu que apresentei a VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL, afirmando que resultava de uma MAIOR ATIVIDADE do TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no centro do nosso PLANETA-H:

    Resultante também de uma MAIOR ATIVIDADE no DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente de SOL:

    Basta ver as atividades anormais, do VULCÃO KILAUEA no HAVAÍ:

    Eu que apresentei a correta interpretação de diversos textos antigos, principalmente da antiga TORAH:

    Como o que foi verdadeiramente, o GRANDE EVENTO registrado primitivamente e simplesmente, apenas como DILÚVIO:

    Fui criticado em meu site http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/ :

    Também porque no REVELANDO OCULTOS admoesto por diversas vezes toda humanidade, para que não intensifiquem a TERCEIRA GEURRA MUNDIAL que já começou: com a utilização de ARMAS ATÔMICAS TERMONUCLEARES.

    Mas pelo que vem acontecendo, sinto que por não darem a mínima, toda humanidade desumana:

    Caminha para a autodestruição, e mais um PLANETA-H, que ainda chamam erradamente de TERRA: TOTALMENTE EXPLODIDO.

    É lamentável!

    INVOLUÇÃO: é o que percebo.

    Doravante calar-me-ei, e esperarei a inevitável: MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA.

    Para os que acham, que sabem alguma coisa:

    Só resta dizer:

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  3. Na segunda foto sobre os polos magnéticos, está errado dizer que as linhas de campo tem origem no polo magnético sul. Na verdade o polo magnético Norte está no Sul geográfico e o polo magnético Sul está no Norte Geográfico.

    ResponderExcluir
  4. Como Marte e Vênus não têm campos magnéticos, todas as ideias de "Terra Formação" nesses planetas é pura bobagem.

    ResponderExcluir