Grande tempestade de areia em Marte acaba de atingir a sonda Opportunity

tempestade de areia em Marte
O pequeno rover de exploração está aguardando a passagem da poeira, e todos esperamos ansiosos a volta da luz solar


Uma enorme tempestade de poeira em Marte atingiu  a sonda Opportunity, da NASA, atrasando o trabalho científico do robô e prejudicando a missão.

Essa grande tempestade de areia foi avistada pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter. "Assim que a equipe viu a tempestade se aproximar do robô Opportunity, eles notificaram a equipe do rover para um plano de contingência", disseram autoridades da NASA em um comunicado oficial. "Em questão de dias, a tempestade aumentou muito."



Na sexta-feira, 08 de junho, a tempestade marciana já cobria 18 milhões de quilômetros quadrados. Pra se ter uma ideia da dimensão, isso é o equivalente a uma área maior do que a América do Sul.

Imagens de satélite feitas no dia 6 de junho de 2018 mostram a superfície embaçada de Marte que está sendo atingida pela tempestade de poeira - NASA - JPL-Caltech - MSSS
Imagens de satélite feitas no dia 6 de junho de 2018 mostram a superfície embaçada de Marte,
que está sendo atingida pela tempestade de poeira. O ponto azul indica a localização da sonda Opportunity.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS

"Tempestades de areia em Marte não são surpreendentes, mas são pouco freqüentes", disseram autoridades da NASA. "Elas podem surgir de repente, e durar semanas, ou até meses".

A região que foi abraçada pela grande tempestade de areia inclui o Vale da Perseverança, onde é exatamente o local onde encontra-se o rover Opportunity, nas planícies de Meridiani Planum.

A sonda robótica Opportunity vem explorando Marte desde 2004, e funciona com energia solar. Quando uma tempestade grande como essa atinge a sonda, seu poder de carga cai, e logo, ela precisa entrar em modo de segurança e permanecer parada, para guardar o que resta de energia acumulada em sua bateria.




No dia 6 de junho, os níveis da bateria da sonda Opportunity tiveram uma grande queda, forçando o rover a parar todo seu trabalho para conservar energia. Se a tempestade durar muito tempo, a principal preocupação será o frio marciano - um perigo que a sonda Opportunity já enfrentou no passado.

"Existem riscos para o robô se a tempestade persistir por muito tempo e o Opportunity ficar muito frio enquanto espera o céu clarear", escreveu a NASA em um comunicado. Foi justamente o frio que pode ter acabado com a sonda Spirit em 2010 (irmã gêmea da Opportunity). Naquela ocasião, a sonda ficou atolada em uma região arenosa de Marte.

sonda Opportunity em Marte - selfie
Fotografia da sonda Opportunity registrada em fevereiro de 2018 através do instrumento Microscopic Imager,
acoplado em seu braço robótico. Essa foi a foto comemorativa para celebrar 5.000 dias em Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Apesar da preocupação da NASA, sobretudo dos controladores da missão, essa não é a primeira vez que a sonda Opportunity enfrenta uma tempestade de areia como essa. Na verdade, ela já passou por grandes provações, enfrentando tempestades de areia ainda maiores do que a que estamos vendo agora.




Em 2007, uma forte tempestade de poeira em Marte cobriu todo o planeta e forçou a sonda Opportunity a se esconder por duas semanas, entrando num "modo de sobrevivência", onde suas operações eram mínimas. Para economizar energia, o rover passou dias sem entrar em contato com seus controladores, aqui na Terra.

Durante essa tempestade de 2007, os controladores da missão se preocuparam com  sonda Opportunity, pois ela poderia perder a capacidade de alimentar seus aquecedores vitais de sobrevivência. Mas Opportunity sobreviveu. Pra falar a verdade, a sonda Opportunity vem sobrevivendo há 15 anos!

Opportunity e Spirit, as duas sondas gêmeas, foram lançadas em 2003, e chegaram em Marte em janeiro de 2004. E mesmo morrendo em 2010, a sonda Spirit durou muito mais do que o esperado. Acredite se puder, as duas sondas de exploração estavam programadas para uma missão de apenas 90 dias!




Já se passaram 15 anos, e Opportunity ainda está lá, firme e forte na superfície marciana. Não podemos menosprezar essa grande capacidade, que até agora, se mostrou maior do que qualquer tempestade de poeira...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / JPL-Caltech / MSSS
11/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. ISSO MAIS QUE COMPROVA: O QUE VENHO AFIRMANDO.

    Que todo MACRO CORPO IMAGEM ENERGÉTICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA DO UM, que cientistas chamam erradamente de UNIVERSO MATARIAL: e religiosos chamam também erradamente, de MUNDO MATARIAL: já está sob AÇÕES da UNIDADE ELEMENTAR AR: que está chegando.

    Para compreender melhor: leia o abaixo.

    PRIMEIRA DESCOBERTA CIENTÍFICA FEITA POR MIM:







    Que a humanidade já vivia há muito tempo atrás sem saber a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA, e que se encontra atualmente sem preparo algum já TRANSITANDO: para a 4° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO AR.







    Abaixo, apresento não só apenas uma, e sim SEIS provas inequívocas e incontestáveis, que comprovam estarmos vivendo há muito tempo atrás sem que ninguém até antes de mim soubesse, a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA:







    1° PROVA:

    Predominância Atômica Molecular Maior De Nossos Corpos: ÁGUA.







    2° PROVA:

    Predominância Maior De Cobertura De Superfície Do Nosso Planeta: ÁGUA.







    3° PROVA:

    ÁGUA, Molécula Formada Por 2 ÁTOMOS De HIDROGÊNIO + 1 ÁTOMO De OXIGÊNIO “H²O”, 2+1=3, que corresponde justamente a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.







    4° PROVA:

    ÁGUA, ELEMENTO normalmente encontrado em 3 estados físicos: ESTADO LÍQUIDO, ESTADO GASOSO e ESTADO SÓLIDO: 3, correspondente a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.






    5° PROVA:

    Nosso Planeta-H... “H” de habitável que chamam erradamente de TERRA, encontra-se justamente na 3° posição orbital em relação ao DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL, comprovando que ainda vivemos: a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA.







    6° PROVA:

    O fato de ainda estarmos vivendo em um mundo TRIDIMENSIONAL em TERCEIRA DIMENSÃO, que corresponde também a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.







    Por ser pioneiro em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, também no MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO:




    Importante que tu acompanhes passo a passo, todas as demais DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS que já fiz e farei, para que tu possas estar devidamente preparado para a 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR que já estamos vivendo, e que ninguém até antes de mim: sabia.


    O que explica verdadeiramente também: o perceptível AQUECIMENTO GLOBAL.


    Possuo doutorado pioneiro em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, que nenhum outro que habita esse subdesenvolvido Planeta-H, chamado erradamente de TERRA: possui.


    Por ser TERRA, apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são:


    Os que denominaram o PLANETA-H que habitamos, como TERRA:


    Equivocaram-se totalmente.


    Ao tomar conhecimento da minha 2° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA E ENERGÉTICA, tu compreenderás que por desconhecerem totalmente, a ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA:


    Denominaram incorretamente nosso PLANETA-H, fazendo com que todos mergulhassem no profundo desconhecimento: até de si mesmos.


    Quem desconhece onde habita, no mínimo pode estar sofrendo do mal de ALZHEIMER, "Demência ou perda de consciência temporária: ou permanente".

    Para saber mais e preparar-se para o que vai ocorrer, com o nosso PLANETA: acesse meu site http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/ .

    Parabenizo o conceituado site GALERIA DO METEORITO: pela relevante MATÉRIA.

    ResponderExcluir