Veja a Terra respirar em um vídeo feito pelos satélites de monitoramento ambiental da NASA

veja a Terra respirar vista do espaço
É fascinante observar como a vida reage às mudanças climáticas e sazonais!


Uma animação impressionante nos mostra o resultado de 20 anos de observações de satélites que monitoram a vida na Terra, mostrando como as mudanças sazonais alteram a vida no nosso planeta.

O trabalho impressionante foi feito por uma equipe de cientistas do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA. "O que estamos vendo é a abundância de plantas em terra e no oceano. No oceano, estamos falando de plantas microscópicas chamadas fitoplâncton", diz Gene Feldman, oceanógrafo da NASA Goddard. "Na terra, temos uma espécie de agregado de toda a vegetação. Mas tudo respira e segue o Sol e as estações."



Observar a Terra dessa maneira é crucial para entendermos as mudanças sofridas pelo nosso planeta desde o fim da década de 90. Como salienta Gene Feldman durante o vídeo, "este é o único conjunto de dados que realmente mostra a resposta biológica da natureza com relação às mudanças ambientais". De fato, existem diversos instrumentos que medem as mudanças de temperatura, ventos, correntes marítimas, chuvas, etc... mas esse conjunto de dados "nos mostra qual é a resposta da biologia da Terra com relação às mudanças ambientais".


Podemos claramente observar o verde ficando mais intenso no hemisfério sul enquanto o gelo toma conta do hemisfério norte. Em seguida, com as mudanças sazonais, vemos o hemisfério norte ficar mais verde enquanto o hemisfério sul perde coloração. É como se estivéssemos vendo a Terra respirar.




Alex Kekesi, pesquisador do Estúdio Science Visualization, da NASA, foi o responsável pela criação da animação, e por combinar tantas imagens e informações em um único vídeo. "Da minha parte ... o desafio aqui foi meio que disputar todos esses 20 anos de dados", disse ele. "Vocês (Tucker e Feldman) fizeram um trabalho incrível ao coletar tudo e criar conjuntos de dados que podem ser facilmente usados ​​juntos."

"Estamos vendo qual é o resultado de termos instrumentos em satélites que observam a Terra por tanto tempo", disse Compton Tucker, cientista sênior do Goddard, e responsável pela análise de dados desse trabalho. "Estamos assistindo as mudanças, e como as coisas variam, ou não. É fascinante e tão dinâmico... esse é o nosso planeta vivo... um planeta, um clima, um povo - estamos todos juntos nisso", acrescentou Compton Tucker.

É perfeito observar como o nosso planeta reage ao Sol. A incidência da luz solar interfere drasticamente na vida, seja em terra ou nos oceanos.




Apesar de existirem bilhões e trilhões de galáxias no Universo, a Terra é o único mundo onde a vida como conhecemos pode existir, além de ser o único lugar habitável do Universo (pelo menos até onde se sabe)...


Imagens: (capa-NASA/Goddard) / NASA / Goddard
12/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: