O que aconteceria se a Lua estivesse mais perto da Terra?

o que aconteceria se a Lua chegasse mais perto da Terra
Você já imaginou o que poderia acontecer se a Lua se aproximasse ainda mais do nosso planeta?


Provavelmente você já leu alguma matéria dizendo que graças a Lua, o nosso planeta tem estabilidade, as conhecidas mudanças de maré, entre outros benefícios importantíssimos para o sustento da vida na Terra. Mas você já se perguntou o que aconteceria com o nosso planeta se o nosso satélite natural, a Lua, se aproximasse abruptamente de nós?



Primeiramente, ela ganharia um destaque ainda maior no céu. As noites seriam mais claras e portanto, os hábitos dos animais também sofreriam consequências. Talvez, muitos mamíferos caçadores (como os leões e as onças) passariam fome, já que eles dependem da ausência de luz pra garantir uma boa caçada, como mostra uma matéria do site Curto e Curioso (clique aqui para acessar). Mas além disso, teríamos outros efeitos ainda mais evidentes...


Suponhamos que a Lua tá chegando perto - e daí?

A rotação da Terra em torno de seu eixo mantém toda a água do nosso planeta mais ou menos equilibrada em todos os lados, através do efeito conhecido como "força centrífuga".




Por outro lado, a força gravitacional da Lua interrompe esse equilíbrio, puxando uma protuberância de maré enquanto ela orbita o nosso planeta. Nosso planeta em si, durante sua rotação, também causa uma protuberância de maré no lado oposto da Lua - essas protuberâncias são conhecidas como as marés alta e baixa em nossos oceanos.

O Sol também altera as marés aqui na Terra, mas a Lua desempenha um papel fundamental, como mostra na imagem abaixo:

Marés - maré de sizígia e maré de quadratura
Ilustração mostra o poder gravitacional do Sol e da Lua no efeito das marés aqui na Terra, além de nos mostrar
qual é a diferença entre as marés de quadratura (menores) e as marés de sizígia (maiores).
Créditos: Richard Cardial

Pra entender como isso funciona, basta imaginar uma piscina redonda onde a água esteja circulando em seu interior. Por não ter barreira (já que a piscina é redonda), a água circula quase que livremente, porém, uma grande marola se forma. A Lua funciona como uma pá dentro dessa piscina, que faz com que parte da água se acumule em uma determinada região, criando uma marola, produzida pela água que está sendo barrada pela pá.

Se a Lua chegasse mais perto da Terra, ela aumentaria a interação gravitacional com o nosso planeta, ou seja, o volume das marés aumentaria, assim como a marola de uma piscina se tornaria maior se a pá do nosso exemplo acima fosse maior.




Com isso, se a Lua estivesse mais próxima da Terra, as marés baixas seriam mais baixas, e as marés altas seriam ainda mais altas. As regiões litorâneas seriam automaticamente inundadas em determinadas épocas.

Pra exemplificar melhor, se a Lua estivesse 20 vezes mais próxima do nosso planeta, ela exerceria uma força gravitacional aproximadamente 400 vezes maior do que estamos acostumados. As marés seriam tão altas que grandes inundações atingiriam em cheio cidades litorâneas como Santos (SP), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro, Londres, Nova York, etc...




Mas essas cidades não ficariam abaixo do nível do mar o tempo todo. Durante as marés baixas, elas ficariam secas, e suas praias ganhariam uma faixa de areia incrivelmente extensa. Seria como se um tsunami atingisse as áreas costeiras todos os dias. Ainda bem que a Lua continua em seu devido lugar...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Richard Cardial
13/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. ESSE CARA É LOUCO??? SERA QUE ELE NAO ENTENDE QUE O SITE TRAZ UMA LINGUAGEM SIMPLES PARA QUE TODOS INTERESSADOS MESMO AMADORES ASSIM COMO EU EM ASTRONOMIA POSSA ENTENDER OS FENÔMENOS DO NOSSO UNIVERSO??? SE ACHA TAO BOM ASSIM PQ NAO VAI ENSINAR OS CIENTISTAS DA NASA AFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só os da NASA, como também os da ROSCOSMOS e AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA, acessam meu blogger diariamente: para aprender COSMOLOGIA AVANÇADA comigo.

      Excluir
    2. Achei muito curioso o uso execivo das palavras ENERGÉTICO E ATOMICO, parece falta de vocabulário... Contudo, acredito que todas as opiniões devem ser ouvidas e tratadas com o devido respeito. Gostaria de saber como e onde foi feita uma formação acadêmica tão ampla e profunda.

      Excluir
    3. Ah, li também em seu pseudo "blog científico" que você é doutor e professor... Em qual universidade?

      Excluir
    4. Por que ainda não respondeu a minha pergunta? Em qual universidade você fez seu doutorado e em qual você leciona?

      Excluir
    5. Jose Bonifácio, qual é essa de Alquimia elementar cosmica avançada? Interessante

      Excluir
  2. José Bonifácio
    Por acaso você foi selecionado para aquele programa de colonização de Marte (ida sem volta) da SpaceX.?

    Tenho um projeto semelhante para Plutão, chama-se IEP (Isolado em Plutão) gostaria de contar com você,topa.?
    Se a resposta for sim, pode se despedir da família e vir aqui para Varginha-MG. Aqui você encontrará um ET montado em uma bicicleta voadora, ele te guiará até Plutão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Bonifácio... Com todo respeito ao seu blog, mas posso mandar esse ser inoportuno que está te escrachando pra 'puta que pariu?'

      Excluir
  3. Esse site tem muitas matérias interessantes, acesso pelo menos uma vez na semana. A área dos comentários, por outro lado, só tem comédia. Esse José Bonifácio deve estar louco na droga, só pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!!! Concordo!!!

      Excluir
    2. Fui escolhido e selecionado diretamente pela INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, como o homem mais inteligente desse subdesenvolvido PLANETA-H... Que tolos como você Anônimo não Anônimo, chamam tolamente de TERRA:

      Para receber graduação e doutorado pioneiro em: ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, HFÍSICA AVANÇADA, COSMOLOGIA AVANÇADA, FÍSICA QUÂNTICA AVANÇADA, FILOSOFIA AVANÇADA: E MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO.

      Quanto a diplomas que eu possuía concernente ciências-atrasadas, rasguei-os todos: pois não valem nada.

      Quanto a 1° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA que fiz, que embasam todas as demais:

      Que tal apostar minha vida contra a tua?

      Fui o único a apresentar: a VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL.

      Tu que nada sobes sobre ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, principalmente sobre a 4° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR AR, que está chegando:

      Aguarda: e tu verás!

      Quando FORTES VENTANIAS que já estão VARRENDO MARTE e deixando os das ciências-atrasadas perplexos: destruindo milhares de CASAS NO SUL DO BRASIL: VIRANDO CARRETAS e BARCOS, como se de papel fossem:

      Estiverem destruindo ARRANHA-CÉUS mal construídos: destruindo GRANDES CIDADES: virando até mesmo PORTA-AVIÕES, matando bilhões de pessoas:

      Espero que tu ainda estejas com teu COMOBO ENERGÉTICO DE EV=ENERGIAS VITAIS, para que tu possas aterrorizado, pelo menos dizer para ti mesmo:

      Errei e me arrependo profundamente de ter desrespeitado o PREDESTINADO, que não se arvora como PROFETA, porque nem religioso é, mas que doutor pioneiro em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS: única autoridade foi constituída.

      Alterei o perfil do meu blogger http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/

      Só para teu governo sabiá: muitos organismos científicos internacionais já me procuram: querendo que eu: os integrem.

      UNIVERSIDADES: querem que atrele minhas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS a elas: pretendendo futuros destaques.

      Já recebi convites de universidades até mesmo da EUROPA, para tornar-me colaborador: científico exclusivo.

      Não aceitei: e não aceito.

      Riquíssimos conhecimentos que disponho, são para serem compartilhados: com todos.

      Exceto: com os idiotas.

      FILOSOFIA AVANÇADA, por mim procriada:

      Sinto nos invejosos, a incapacidade de um dia serem: como os invejados.

      Excluir
  4. Essa questão da lua foi ilustrada em um filme de humor que tem Jim Carrey no papel principal, se não me engano, o filme é "O Todo Poderoso". Num dado momento ele ganha poderes divinos e aproxima a lua para impressionar uma mulher, mas no dia seguinte descobre que provocou catástrofes por causa disso.

    ResponderExcluir
  5. Brilhante explicação para a nossa querida e indispensável Lua, que já foi mais próxima de nós, e que agora está se afastando devagarzinho...

    ResponderExcluir
  6. Adoro Astrologia adoro aprender, todos conteudos sao bem vindos, mesmo aqueles criados para dar acessos, as pessoas tem q usar todo e qlqer tipo de conteudo e absorver como aprendizado, ao inves de perder o seu tempo criticando o proximo.

    ResponderExcluir
  7. José Bonifácio, é com grande entusiasmo que passo a compartilhar de suas gotas de sapiência que apesar de prolixas para um linguajar leigo são de vasto conhecimentos... Reconheço alguns traços de neologismos em suas interpretações e vejo que é também um tanto pluralista e isso não agrada a plebe rude, kkkkk. Mas por fim, seus conteúdos são bem satisfatórios e tenho mais a parabelizá-lo. Grato pelas esplanações sempre técnicas que chegam a se confundir com o imaginário ainda não fundamentado. Mas, há uma lógica nisto quando se invoca e também se evoca os princípios do Grande Arquiteto.

    ResponderExcluir