O que é um magnetar?

o que é um magnetar
Magnetar seria uma mistura de Magneto (do X-Men) com uma estrela? Bem, é quase isso...


De cara, já deduzimos que trata-se de algo magnético, ou com magnetismo forte, e talvez uma estrela, afinal, o nome MAGNETAR nos remete a isso. Mas será que essa linha de raciocínio está certa?



O fato é: magnetar é um tipo de estrela de nêutrons, ou seja, um objeto estranho, muito denso, mas que possui um campo magnético incrivelmente poderoso que potencializa a emissão de raios X e raios gama altamente energéticos. Podemos dizer que os magnetares são um tipo especial de estrela de nêutrons. Simples assim! Aí você deve estar se perguntando: então o que é uma estrela de nêutrons?

Estrelas de nêutrons são formadas quando as maiores estrelas do Universo chegam ao fim de suas vidas. Quando essas estrelas ficam sem combustível, seu núcleo colapsa fazendo com que as camadas externas caiam em direção ao centro.

ilustração de uma estrela de neutrons
Ilustração artística de uma estrela de nêutrons.
Créditos: ESO

Os cientistas acreditam que, o que faz com que uma supernova (produzida por estrelas de 10 à 30 massas solares) se transforme em uma estrela de nêutrons ao invés de um buraco negro, é que ela deve se livrar de pelo menos 80% de seu material durante a explosão de supernova (restando no máximo 20% de seu material original).

Como as estrelas de nêutrons são super massivas, seu poder gravitacional é extremo, logo, sua pressão é tão grande que acaba por esmagar o núcleo da estrela. Por causa disso, as estrelas de nêutrons (e portanto os magnetares) são compostos pelos materiais mais densos do Universo.




Pra se ter uma ideia de sua densidade, se pudéssemos ir até uma estrela de nêutrons e encher uma colher de chá com amostras de seu material, ela teria uma quantidade de massa igual a 900 pirâmides do Egito! É bom não brincar com elas...


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / ESO
28/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. Ela se compacta então? Seu material fica compactado com o núcleo? Se sim, então um dia ela poderá se expandir? Ou será "engolida" por um buraco negro? Sou muito curiosa...

    ResponderExcluir
  2. Faltou dizer por que elas são chamadas de estrelas de nêutrons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Os núcleos atômicos colapsam nesse estado.
      Os elétrons se juntam aos protons, formando neutrons. Daí o nome,

      Excluir
    3. Estás aprendendo em KRAVAKANAH HANU AKAN
      YAHANU AKAN KANAH?

      Que tal abandonar aquele L ridículo, e identificar-se com o nome que teus genitores procriadores te deram, nesse ainda subdesenvolvido PLANETA-H, que chamam erradamente de TERRA?

      Abandonar teu nome de guerra?

      Excluir
    4. Ui, nossa, voltou a tentar me ofender? Sinto em lhe dizer mas não vai conseguir não... Você sabe o por que da letra L? Ela significa o anonimato de um personagem bastante importante da série animes e mangas chamado Death Note. E assim como no filme V de vingança, o L não representa uma pessoa, representa uma ideia. A ideia de que devemos disseminar informações corretas e verdadeiras na internet, e combater aqueles que falam asneiras.
      Não estamos em guerra, sou uma pessoa pacífica, não precisa ficar nervosinho...
      Ass.:L.

      Excluir
    5. Calma KRAVAKANAH HANU AKAN
      YAHANU AKAN KANAH: O guerra acima citado, tem um outro significado.

      Então quer dizer que meu extenso comentário acima, aula prima de COSMOLOGIA AVANÇADA e FÍSICA QUÂNTICA AVANÇADA: não passa de asneiras?

      Tive a humildade de admitir, que no que concerne ao português, falo e escrevo: FUTEBOLÊS.

      Ou seja mano: que nóis é analfabeto.

      Concernente ciências-não-avançadas: também.

      Isso tudo para que tu vejas, que não sou de forma alguma: intransigente.

      Agora dizer, que nada entendo de ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, HFÍSICA AVANÇADA, COSMOLOGIA AVANÇADA, FÍSICA QUÂNTICA AVANÇADA, FILOSOFIA AVANÇADA, E CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO:

      È ser um ASNO, no infinito-espaço:

      Não?

      É o que acho.



      Excluir
    6. Quanto a você não saber nada de cosmologia, quis dizer sim que você não entende nada. Você nem sabe o que é alquimia. Na verdade, você não sabe nem o que significa a palavra elemento, tendo em vista o uso completamente errado dela. Você é um exemplo claro do efeito Dunning-Kruger... Como já disse, leia sobre o assunto, ele irá te esplicar isso que você sente.
      Ass.: L.

      Excluir
    7. Algumas perguntinhas para ti, KRAVAKANAH HANU AKAN
      YAHANU AKAN KANAH:

      O que eu deveria então dizer aos muitos que comentaram em meu blogger, dizendo por livre e espontânea vontade, que entendo muitíssimo do que não só digo, como provo entender?

      E para os que dizem que sou genial?

      Para os que também já salvaram em seus computadores todo conteúdo do meu blogger, preocupados pelo facto deu está contrariando os tolinhos das ciências-não-avançadas e religiões-estagnadas?

      Devo ou não devo, cancelar a compra do domínio do meu blogger?

      AGORA A MAIS DIFÍCIL PERGUNTA:

      Já que tu dissestes: "A ideia de que devemos disseminar informações corretas e verdadeiras na internet, e combater aqueles que falam asneiras":

      Tu irás montar uma equipe, com mais de um BILHÃO de pessoas, para combater todos que falam asneiras, na internet?

      O que tu farias com um tal de ASNO, que identifica-se como L, que pode ser de "Louco", "Lunático", "Lombriguento"? KKKKKKKKKKKKKKK.

      O que tu farias com os milhares, que andam decompondo nossa MPB?

      Com os que se apresentam nos horários políticos obrigatórios, pedindo votos democráticos-obrigatórios, que nos dão a sensação de estarmos mais, num verdadeiro purgatório?

      Tu és mesmo, um KRAVAKANAH HANU AKAN
      YAHANU AKAN KANAH.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK.

      Excluir
    8. Aos que comentam no seu blog, são apenas pessoas ingênuas que são enganadas por argumentos inventados e absurdos...
      A compra do domínio do seu blog, bom isso é problema seu. Você gasta seu dinheiro como bem entender, mas acho que deveria se ater apenas as suas poesias e crônicas, pois cientista você não é. Nem doutor. Nem professor. Você é apenas um charlatão de 5° categoria bem ralezinho.
      Quanto a "mais difícil pergunta": bem, não me interessa se tenho uma equipe composta por uma só pessoa ou 1 milhão, não me interessa se mais de uma pessoa se passa por L, pois a minha satisfação é ver pessoas como você se contradizer, tropeçando na própria mentira. E se a inteligência infinita criadora é tão poderosa assim, pede para ela fazer um download intergaláctico na sua cabeca, e dizer quem eu sou... Faça isso é provará sua fonte de extremo conhecimento. Ou será ela mais uma farsa? Ou será você incapaz? Não saber quem eu sou está te deixando furioso, não é mesmo? Afinal, você está tentando me ofender já faz um bom tempo... Não aguentou uma argumentação comigo (um ser tido por você como inferior), sem apelar para baixarias. Que tipo de ser superior é você afinal?
      Já disse e volto a dizer: procure ajuda. Não de numerolólogos, mas de professores. Uma das formas que uso para tentar melhorar nosso país, é incentivando os estudos. Estudar nunca é demais. Afinal, com um pouquinho de conhecimento, você iria saber que é arriscado falar daquele jeito, de cientistas que dedicaram suas vidas inteiras em prol da ciência. Tais citações podem gerar até processos judiciais. Estou te avisando como amigo. Afinal, eu como um ser inferior, sei perdoar suas ofensas, e fazer o bem, sem olhar a quem.
      Ass.: L.

      Excluir
    9. Já que tu és meu fã em tudo, vou postar a CANÇÃO DESTINOS ENTRELAÇADOS no meu blogger http://pensamentoscronicasepoesias.blogspot.com/ , composta em parceria com um amigo em homenagem a namorada dele: feita em apenas 10 minutos.

      Trata-se apenas de uma, dentre dezenas de minha autoria.

      Quanto a todas as CIÊNCIAS AVANÇADAS que domino, as quais descrevo no meu blogger: o que existia antes de JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS: não passava de ciências-atrasadas.

      Quanto a denominar STEPHEN HAWKING, como REI DO ACHISMO: eu já fazia isso bem antes: dele ser DESENERGIZADO do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV.

      Ou seja:

      Nunca fui covarde.

      Como tu dizes dominar a língua inglesa, tu me farias um grande favor, se convencesse os familiares do mesmo: a processar-me.

      Agora entendo teu medo, mesmo não sendo para mim, muito menos para a ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA: Anônimo.

      Tu tens muita sorte, que ao contrário do velhote que nunca foi criador, e que dizem ser castigador:

      A ENERGIA ÚNICA INTEIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, é de facto: AMOR INFINITO.

      Ao contrário do que tu pensas, me divirto muito: em peleias contigo.

      Porque tu achas inteligente:

      E eu: genialíssimo!

      Excluir
    10. Vamos fazer um exercício mental:
      - Você afirmou com veemência ser professor: eu questionei onde, e você admitiu a mentira, é até tirou esse "título" do seu blog. Mentiu sobre ser professsor.

      - Você afirmou ser doutor, e ter estudado em universidades: eu apenas questionei em quais, nem pedi os diplomas, você fugiu do assunto, e depois admitiu ser analfabeto. Mentiu sobre o doutorado.

      - Você diz ser um gênio, mas não sabe nem ao menos o que é uma integral, coisa simples, até um estudante do ensino médio de algumas escolas sabe, e que segundo você é "ciência atrasada".

      Agora, com base na progressão dos dois primeiros fatos, qual a probabilidade de no terceiro, você ser gênio e qual a probabilidade de ser um grande mentiroso cara de pau?
      Ass.: L.

      Excluir
    11. Eu já te disse que quanto as ciências-atrasadas, me envergonho de tê-las estudado um dia: porque não aprendi nada.

      Ao contrário: desaprendi.

      Quanto a probabilidade deu ser um gênio por QUEM me criou: são inúmeras.

      Quanto deu ser professor: acabamos de responder um questionamento em nosso blogger, de quem está buscando aprender.

      Tu não perderias teu tempo comigo, se não tivesses aprendendo alguma coisa.

      Eu também não perderia meu tempo contigo: se nada também aprendesse.

      Tenho melhorado muito meus bloggers: com tuas dicas.

      Grato por isso.

      Portanto na vida:

      Ensinamos e aprendemos, até mesmo: com nossos próprios erros.

      Que mais posso aprender contigo professor, maestro, teacher?

      Excluir
  3. Legal, mas faltou se aprofundar no que é magnetar!

    ResponderExcluir
  4. Os núcleos atômicos colapsam nesse estado.
    Os elétrons se juntam aos protons, formando neutrons. Daí o nome. O ANONIMO RESPONDEU.

    ResponderExcluir
  5. Esse José Bonifácio parece um "INRI CRISTO".
    Ele fica se vangloriando como se fosse a nova era científica😂😂😂😂.
    Desde quando alguém que fosse super dotado de poderes intergalacticos,precisaria ficar provando o que é?
    Um gênio jamais precisaria provar o que é.A mim ele é igual os terraplanistas.

    ResponderExcluir
  6. O INRI CRISTO, diz que é filho do ETERNO, porém velho, barbudo, ONISCIENTE, que fez o homem: depois se arrependeu... Que dizem ser AMOR INFINITO: mas que irado mata...

    Eu não digo nada disso.

    Digo apenas que sou criatura-procriadora, falho como qualquer outra: porém PREDESTINADO, ESCOLHIDO e CONFIRMADO por QUEM pode: como um dos homens mais inteligentes desse ainda subdesenvolvido PLANETA-H: que tolamente chamam de TERRA.

    Tudo que afirmo, afirmo dentro da lógica: e provo!

    Mais de 70% da formação do nosso PLANETA, é Hidrogênio. Sendo assim: nosso PLANETA que nunca foi, é ou será TERRA, porque TERRA é apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são:

    É como eu disse, afirmei e provei: um PLANETA-H...

    Ateus, agnósticos e cientistas-não-avançados:

    Dizem que não acreditam em nada: dito pelos religiosos-estagnados.

    Mas acreditam que o PLANETA que eles habitam: seja TERRA.

    Portanto, são iguais aos que mesmo sabendo que quando é noite no BRASIL, no JAPÃO é dia: acreditam que habitam um PLANETA-PLANO. "TERRAPLANISTAS"...

    Quando no dia 10.3.2015, percebi claramente que estava sendo engando, pelos que me diziam:

    "Vivemos no PLANETA TERRA:
    O AQUECIMENTO GLOBAL, é causado por ações humanas, lançando CO²: na atmosfera da TERRA".

    Me revoltei, e minha mente: desbloqueei.

    Para esses que acreditam que o AQUECIMENTO GLOBAL, resulta de ações humanas pelo lançamento de CO², na atmosfera do nosso PLANETA-H:

    Que façam o KILAEUA: parar de vomitar...


    Como mais nada, posso ensinar e dizer, a quem não quer aprender:

    Ensino-vos esse MANTRA, para ser repetido, pelo menos 3 vezes ao dia:

    Para não ser mais demente:
    Devo desbloquear a minha mente.
    Para não ser mais demente:
    Devo desbloquear a minha mente.
    Para não ser mais demente:
    Devo desbloquear a minha mente.


    ResponderExcluir
  7. Agradecimento publico ao GALERIA DO METEORITO, E A INTELIGENTÍSSIMA PESSOA: QUE IDENTIFICA-SE COMO ANÔNIMO.

    Sempre que tiver oportunidade, indicarei esse maravilhoso SITE, porque aqui: INTELIGÊNCIA HÁ.

    A vários dias, que venho dedicando grande parte do meu espaço-tempo-i, a acirradas peleias, com a inteligentíssima pessoa que identifica-se: como Anônimo.

    Confesso que não perdi, nem também venci: só aprendi.

    Páreo duro.

    Sei que no fundo no fundo, pelo elevado Q.I. que essa pessoa possui, tem plena convicção que me zoava, quando dizia em seus comentários, que de COSMOLOGIA-AVANÇADA: eu não entendia nada.

    Percebi nessa pessoa, qualidades inerentes aos atômicos: que atuarão no 4° ATO.

    Inteligência elevadíssima: e preocupação com o BEM COLETIVO.

    Parabéns!

    Reposta de um comentário que dei, no meu humilde blogger:


    Fico feliz em saber que outras pessoas, estão tendo também suas CONSCIÊNCIAS DESPERTADAS: PARA O BEM COLETIVO.

    Tu estás certíssima em afirmar, que bilhões e bilhões de pessoas: estão com suas CONSCIÊNCIAS BLOQUEADAS.

    As pessoas não sabem e nem sequer imaginam, o quanto venho enfrentando de resistências.

    Até ameaças: venho sofrendo.

    Mas tendo certeza absoluta, que tudo que afirmo, afirmo dentro da lógica, e não só afirmo: como provo!

    Enfrento dizendo:

    Mais de 70% da formação do nosso PLANETA, é Hidrogênio.

    Sendo assim, nosso PLANETA que nunca foi é ou será TERRA, porque TERRA é apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são: é como eu afirmei e provei: um PLANETA-H...

    Ateus, agnósticos e cientistas-não-avançados:

    Dizem que não acreditam em nada: dito pelos religiosos-estagnados.

    Mas acreditam que o PLANETA que eles habitam: seja TERRA.

    Portanto são todos iguais: MENTES BLOQUEADAS!

    Quando no dia 10.3.2015, percebi claramente que estava sendo engando, pelos que me diziam:

    "O ser humano tem que se conformar, porque seu tempo médio de vida, é 70 anos":

    "Vivemos no PLANETA TERRA":

    "O AQUECIMENTO GLOBAL, é causado por ações humanas, lançando CO²: na atmosfera da TERRA".

    Me revoltei, e minha mente: desbloqueei.

    Para esses que acreditam que o AQUECIMENTO GLOBAL, resulta de ações humanas pelo lançamento de CO², na atmosfera do nosso PLANETA-H:

    Que façam o KILAEUA: parar de vomitar...

    No REVELANDO OCULTOS, postado no meu outro blogger https://multiplacienciaenergetica.blogspot.com/ :

    Chateado digo:

    Não consigo entender: tanta matança desnecessária.

    Por acaso é o homem, quem concede a VIDA?

    Caso exista algum idiota, que responda que sim:

    Que ressuscite seus DESENERGIZADOS DE EV. “Sem O Maravilhoso Combo Energético De Energias Vitais”.

    Não nos basta vivermos como imagens-projetadas-3D, milênios de anos há menos: que muitas espécies de ÁRVORES?

    Centenas de anos há menos: que muitas espécies de ÁGUAS-VIVAS?

    Dezenas de anos há menos: que muitas espécies de TARTARUGAS?

    E ainda temos que nos matar?

    Mediante cálculos que fiz, se desde o início da 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA até os dias atuais, tivéssemos destinado 100% de todos os nossos recursos disponíveis, apenas em INVESTIMENTOS-DO-BEM-COLETIVO, e não do mal próprio:

    A humanidade estaria com um tempo médio de vida: de 700 ANOS!

    Cada um de nós, estaríamos vivendo em média 700 ANOS: e não apenas vergonhosos 70.

    Para os que por ventura queiram me criticar, mesmo depois de lerem o REVELANDO OCULTOS:

    Resta-me apenas dize-los:

    Ensino-vos esse MANTRA de grande valia, para ser repetido pelo menos, 3 vezes ao dia:

    Para não ser mais demente:
    Devo desbloquear minha mente.

    PARA OS QUE DESCONHECEM, O SIGNIFICADO DE DEMENTE:
    1. Sinônimo de Demente - Sinônimos
    https://www.sinonimos.com.br/demente
    Demente é sinônimo de: desvairado, desajuizado, imprudente, alienado, desarranjado.

    Nada estou cobrando das pessoas, porque de graça recebi: e também de graça: devo compartilhar.

    VAMOS TODOS JUNTOS LUTAR POR UM DESPERTAR DE CONSCIÊNCIA, APENAS PARA O BEM COLETIVO?

    COMPARTILHE, CONVIDE OUTRAS PESSOAS: SOMOS TODOS UM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que Anônimo vai me processar?

      Elogiei pra caramba: e nada!

      Se me processar: estou ferrado.

      Pela situação que se encontram a maioria dos que desenvolvem CIÊNCIAS no BRASIL, vendendo o almoço, pra comprar a janta:

      Só se eu vendesse um dos meus rins para pagar advogado: e suposta indenização.

      Mas quem iria comprar um dos rins de uma pessoa com quase sessenta anos, ambos com cistos?

      Na minha família tem médicos, geógrafos, químicos, físicos, historiadores, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, gestores públicos, dentistas: só que advogados: não tem.

      Tem algum que acessa o GALERIA, pra me defender?

      Anônimo: diz alguma coisa!



      Excluir