Hoje 27 de junho de 2018 é o melhor dia para observar Saturno

Aquela estrela brilhante ao lado da Lua é Saturno, que está fazendo sua maior aproximação com a Terra hoje, 27 de junho!
Saiba tudo sobre a oposição e a máxima aproximação de Saturno em 2018 - veja como observá-lo


Hoje à noite (27 de junho), Saturno está em oposição, ou seja, exatamente oposto ao Sol. Além disso, Saturno está ainda em seu ponto mais próximo com a Terra de 2018. Com isso, Saturno estará maior e mais brilhante - um ótimo momento para observar o Senhor dos Anéis, mesmo a olho nu.



Para encontrá-lo será fácil! Saturno estará ao lado da Lua Cheia, na constelação de Sagitário, brilhando como uma estrela dourada.




Por estar em oposição, Saturno nasce à leste assim que o Sol se põe, e só se esconde no horizonte oeste ao amanhecer. Até mesmo binóculos ou pequenos telescópios serão suficientes para que você consiga avistar seus magníficos anéis. [confira aqui os principais eventos astronômicos desse mês]

Foto de Saturno feita por Christopher Go em 26 de junho de 2018, nas Filipinas (um dia antes da oposição).
Nessa imagem podemos ver o Efeito Seeliger e as tempestades solares.
Créditos: Christopher Go


O melhor momento para observar Saturno

Nomeado em homenagem ao astrônomo alemão Hugo van Seeliger, o Efeito Seeliger acontece quando objetos iluminados pelo Sol escondem suas próprias sombras. Durante a oposição, as partículas de gelo dos anéis de Saturno fazem isso, ou seja, todo seu sistema de anéis se torna iluminado - o que contribui para seu aumento de brilho.

conjunção Lua e Saturno - Saturno em oposição e máxima aproximação com a Terra - 27 de junho de 2018
O céu em 27 de junho de 2018. Reparem que Júpiter estará acima da Lua, Marte mais abaixo,
e Saturno estará bem ao lado da Lua Cheia durante sua oposição e perigeu (máxima aproximação com a Terra).
Créditos: STELLARIUM

Ao olhar para a direção leste no início da noite (por volta das 21h00 de seu horário local), você verá Júpiter acima da Lua, Marte abaixo dela, e Saturno em conjunção com a Lua Cheia - o momento ideal para observar o céu noturno!




Júpiter esteve em oposição no mês de maio; agora em junho é a vez de Saturno, e no dia 27 de julho, Marte estará mais brilhante e mais próximo como não esteve nos últimos 15 anos.

Pra falar a verdade, Marte já está dominando os céus, e seu brilho avermelhado tem chamado atenção ao redor do mundo. Até o dia 27 de julho, seu brilho só aumentará.




Hoje, 27 de junho, a Lua estará coladinha com o planeta Saturno, e com certeza, será o grande espetáculo da noite. Apesar de Marte ser o planeta que mais chamará a atenção nesse ano de 2018, Saturno não fica atrás. E nos próximos dias, quem atrai a atenção é ele, afinal de contas, não é todo dia que temos a chance de observar os anéis de Saturno com tanta beleza e perfeição...

Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM/divulgação) / Christopher Go / STELLARIUM / divulgação
27/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário