Poderemos um dia viajar mais rápido que a velocidade da luz?

viajar mais rápido do que a velocidade da luz - é possivel?
Existe esperança? Será que um dia a raça humana conseguirá viajar pelo espaço numa velocidade superior a da luz?


É fato que a maior velocidade conhecida até o momento é a velocidade da luz. Ela viaja a assustadores 300.000 quilômetros por segundo (ou quase isso). Essa velocidade é considerada o limite universal da física moderna. Mas será que haveria uma forma de ultrapassar a velocidade da luz? Ou melhor ainda: como faríamos para viajar mais rápido que a velocidade da luz?



Pra isso, precisaríamos viajar a uma velocidade maior do que 1 bilhão de quilômetros por hora, e de acordo com nossa compreensão atual das leis da física, isso é impossível.




Até mesmo atingir a velocidade da luz é uma tarefa complicadíssima, isso porque temos massa, e teríamos que desprender uma quantidade infinita de energia - algo impossível de se adquirir.

Nave espacial do futuro - Ferrari - Flavio Manzoni
Nave espacial com design futurista.
Créditos: Ferrari / Flavio Manzoni

Recentemente, cientistas que trabalham no laboratório do CERN na Suíça, tentaram e não conseguiram fazer com que os neutrinos, as partículas mais leves conhecidas no Universo, superassem a velocidade da luz.

Ou seja, se os cientistas falharam em atingir a velocidade da luz mesmo com a mais alta tecnologia de aceleração, e com as partículas mais leves do Universo, imagine o quão difícil seria pra nós conseguirmos viajar a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo!




Por enquanto, temos que nos contentar com cerca de 265 mil quilômetros por hora, que até os dias atuais, é o recorde de velocidade de uma nave espacial já feita pelos humanos. O detentor desse recorde é Juno - uma nave espacial da NASA que foi enviada à Júpiter. E olha que pra chegar nessa velocidade foram uitlizadas as famosas "estilingadas gravitacionais", que é quando os controladores da nave fazem com que ela pegue impulso ao passar bem próximo de um objeto de grande massa, como um planeta. Imagine o que seria de nós então se tivéssemos que contar apenas com a nossa propulsão?...


Imagens: (capa-ilustração/Flavio Manzoni) / Ferrari / Flavio Manzoni
25/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

35 comentários:

  1. Eu não sei qual o sistema de propulsão de uma nave, mas existe um sistema de propulsão ultra rápido: o das armas de fogo! Existem armas automáticas que chegam a espantosos 1.880 Km/s, o que equivale a mais de 6 milhões e 700 mil Km por hora caso o projetil se projetasse por tanto tempo! E uma nave, depois que atingir o vácuo continuará se projetando não é? Hahaha será que tem como inventar um sistema de propulsão para as naves, que seja igual ao das armas de fogo? Eu sou curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso estar enganado, mas acredito que no caso das armas de fogo, a velocidade do projétil é medida em metros/segundo e não em kilometros/segundo... Vou dar uma confirmada e já digo o que encontrei

      Excluir
    2. Ah ah
      Velocidade de revolver 1.500 km Por
      HORA
      Fuzil AR 15 3.400 km por hora
      Vel luz 300.000 km por segundo

      Excluir
    3. você deve ser melhor em culinária pois fez uma salada

      Excluir
    4. É isso mesmo pessoal, um revólver dispara um projétil (em média, beeem mais ou menos) a velocidades de 1500 m/s (metros por segundo) que se converter para km/h fica 466 km/h. Deem uma pesquisadinha no Google para confirmar. Mas entretanto, vou procurar e postar um link confiável aqui pra mostrar.

      Excluir
    5. Reparem que a medida está está em m/s e não em km/s. Para converter de m/s para km/h tem que dividir por 3,6. E de km/h para m/s tem que multiplicar por 3,6.
      E mesmo assim, acho que a matéria está errada, pois a velocidade da luz é 299 792 458 m/s, e não km/s como está escrito. Deem uma revisada aí pessoal do GM...

      Excluir
    6. Nossa... Inventar um sistema de propulsão como de armas de fogo??? Isso nem arranha a superfície. As leis descobertas por Einstein se aplicam muito bem a energia e não se aplicam a matéria. Simplesmente não ha como alcançar essa velocidade.

      Excluir
    7. Está certo anônimo. Tanto faz eu dizer que a velocidade da luz é 300.000 km por segundo ou 300.000.000 de metros por segundo. Dá na mesma. Repare que não estou falando km/h, mas sim km/s.

      Excluir
    8. Mas a velocidade da luz é 300 mil km/s

      Excluir
    9. Marlene, acho que você se enganou; a velocidade que você mencionou é na verdade em metros por segundo e não quilômetros por segundo. Ademais, se fosse desenvolvido um sistema de propulsão que emprestasse a uma nave o mesmo ganho de velocidade que ocorre com uma bala, todos os ocupantes da nave morreriam por conta da inércia.

      Excluir
    10. Acho que daqui mais algumas centenas de anos isso será resolvido facilmente.

      Excluir
  2. Muito interessante sua opinião,eu acho que nós já poderiamop ter um sistema de armas de fogo adaptado para as naves,mais infelizmente nos humanos(ricos) geralmente não tem este interesse

    ResponderExcluir
  3. Descobri o por que que você se acha tão inteligente, é um viés cognitivo:
    https://amenteemaravilhosa.com.br/pessoas-inteligentes-questionam-mais/
    Ass.:L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo meu fã: não fui eu que me achei, o homem mais inteligente desse subdesenvolvido PLANETA-H, que tolamente chamam de TERRA:

      Foi a INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA.

      O mais sábio: deve ser DALAI LAMA.

      Excluir
  4. Sugiro que você leia o link que postei, pois explica que a sua ignorância é tamanha, que, impede que você a reconheça.
    Você mentiu em ter doutorado, pois admitiu ser analfabeto. Entenda, ser analfabeto não é nenhuma vergonha, pois acredito que você só não estudou por falta de oportunidade. Tem que ter vergonha é de mentir. Isso sim é feio. Eu estou te perdoando pelas ofensas a mim proferidas, pois não sabia que você era incapaz de reconhecer a própria ignorancia. Espero que você leia sobre o efeito Dunning-Kruger, ele vai explicar isso que você sente. Segue mais um link, dessa vez, do Wikipedia:
    https://googleweblight.com/i?u=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Efeito_Dunning-Kruger&hl=pt-BR
    Ass.: L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KRAVAKANAH HANU AKAN
      YAHANU AKAN KANAH.

      Tu saberias dizer que língua é essa, e o que significa?

      Excluir
    2. Eu sei!!!
      Significa José Bonifácio é um bobalhão!!!

      Excluir
  5. Não faço a mínima ideia... Responde aí
    Ass.:L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei :-)

      Mas e aí, o que significa?
      Ass.: L.

      Excluir
    2. Tu és uma figura impoluta: um bom filho da PIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.

      Pode ser filha também.

      Excluir
    3. KRAVAKANAH HANU AKAN
      YAHANU AKAN KANAH.
      Significa que eu sou uma figura? É isso?
      E quanto ao impoluto, muito lisonjeiro...

      Excluir
  6. Nada é mais rápido que a velocidade do pensamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não o que você vai ensinar para ele, mas português com certeza não é. Você escreveu "SI dar bem" e se escreve "SE dar bem"...

      Excluir
  7. Nois fala e escreve futebolês: e não o português do Pessoa e Camões.

    ResponderExcluir
  8. Esse Jose Bonifácio, que cara chato, aqui é um site de astronomia, se quiser aparecer vai procura outro local. Recomendo um site de astrologia, pode ser que alguém se interesse por suas asneiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chato não:

      Bombom de alho: com andiroba e copaíba.

      Asno és tu, Fred Marques: que só escreves asneiras.

      Quanto ao Anônimo:

      É um KRAVAKANAH HANU AKAN
      YAHANU AKAN KANAH.

      Excluir
    2. Concordo com o Fred. Esse tal de José Bonifácio, ainda não percebeu que ele não é bem vindo aqui?
      Ass.: L.

      Excluir
  9. O cara é mais chato que criança com apito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKK Jose Bonifacio essa Frase é muito louca manowwwwwww
      essa frase (KRAVAKANAH HANU AKAN
      YAHANU AKAN KANAH) significa um skylus comendo amendoim ou castanhas.. sabe quando faz aquela zuadinha crockante

      Excluir
  10. Pessoal do Galeria do Meteorito, acho que a velocidade da luz indicada no texto esta errada... Não seria quase 300.000.000 m/s? Ou 1.079.252.848 Km/h?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, está certo: 300.000 quilômetros por segundo, ou 300.000.000 metros por segundo, tanto faz, dá na mesma.

      Excluir
  11. Bom, primeiro teremos que engatinhar ate conhecer uma vida inteligente mais próxima, para quem sabe aprender um pouco mais sobre isso. Mas enquanto isso viajamos na velocidade que der, e usamos a Criogenia hahahahaha. Acho que assim funciona para viajar no espaço.

    ResponderExcluir
  12. O José Bonifácio e o Anonimo, realmente viajaram na velocidade da luz com esse debate entre eles....rssss

    ResponderExcluir