Bola de fogo explode sobre a Rússia em plena luz do dia

meteorito meteoro bola de fogo na Russia em 21 de junho de 2018
Não é apenas a Copa do Mundo que está brilhando na Rússia


Uma bola de fogo super brilhante foi vista em plena luz do dia em várias cidades da Rússia nessa última quinta-feria, 21 de junho de 2018. Em Lipetsk, a sudeste de Moscou, o meteorito foi visto se desintegrando na atmosfera. Em seguida, seu rastro de fumaça permaneceu no céu por vários minutos.




De acordo com o serviço de monitoramento da NASA, o evento ocorreu no dia 21 de junho à 01:16 pelo horário internacional. Os sensores detectaram uma explosão equivalente a 2,8 quilotons. Pra se ter uma ideia, essa explosão corresponde a desintegração de um pequeno asteroide de aproximadamente 4 metros de diâmetro - bem diferente do famoso meteorito de 20 metros que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em fevereiro de 2015.




Ainda de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA, essa rocha espacial viajava a uma velocidade de 14.4 quilômetros por segundo, e queimou a uma altitude de 27.2 quilômetros.

Os sensores de infravermelho detectaram as baixas frequências produzidas pela explosão da rocha espacial quando ela entrou na atmosfera da Terra. Embora a fricção com o ar tenha causado a desintegração da maior parte da rocha, especialistas acreditam que pequenos fragmentos tenham atingido a superfície da Terra.




Há alguns dias, outro meteoro super brilhante riscou os céus da Bélgica enquanto a banda de rock Foo Fighters se apresentava em um festival internacional. O fenômeno foi visto em vários países da Europa. [clique aqui para ver o vídeo]

Esse grande meteoro do tipo bola de fogo antecede o Dia do Asteroide, que será celebrado em 30 de junho. O intuito principal desse evento global é conscientizar e educar as pessoas sobre a importância de se estudar as rochas espaciais e dos possíveis riscos que elas nos trazem.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
23/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: