Qual é o formato do Universo?

qual é o formato do Universo
Redondo, plano, quadrado...? Afinal de contas, qual é a forma geométrica do Universo?


Graças à gravidade, o tecido do espaço-tempo é distorcido em torno de cada objeto que tem massa no Universo. Isso mesmo: tudo que possui massa distorce o espaço tempo de alguma forma. Corpos menores, como a Terra, distorcem pouco... as estrelas, ou os buracos negros distorcem de forma considerável!



Por conta do poder gravitacional, o mais comum é pensarmos que o Universo seja redondo, certo? Você vai ficar nervoso com isso, mas acredite: essa linha de raciocínio, apesar de parecer lógica, não está certa. Mas como assim?!!

De acordo com dados observacionais do observatório Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP ), que mede as flutuações da radiação do espaço, percebemos que o Universo é plano. Isso mesmo, plano e com zero de curvatura, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).




A massa do Universo (assim como a massa de um objeto qualquer) influencia na geometria geral do cosmos. Portanto, conhecendo sua densidade de matéria, sua energia e sua forma (se ela é aberta como um sela de cavalo, fechada como uma esfera ou plana como uma folha de papel), temos uma ideia de qual será o seu destino.

No caso de um Universo plano, como o nosso, está previsto que ele se expandirá para sempre...

formato do Universo
Três formas básicas que nosso Universo poderia ter, dependendo de sua densidade.
Créditos: divulgação

Por muito tempo, os astrônomos permaneceram com uma grande dúvida: afinal, dos três formatos essenciais, qual seria a forma real do nosso Universo?

Cientistas cosmólogos mediam a expansão do Universo e sua densidade a fim de determinar seu formato real. Em 2013, foi finalmente anunciado que o nosso Universo é plano, com uma margem de erro de apenas 0,4%.




Não é à toa que existe a expressão "tecido do espaço-tempo", pois se pudéssemos observar todo o Universo de um ponto de vista externo (isso daria um ótimo filme de ficção científica, hein?), o que veríamos seria uma grande densidade de galáxias espalhadas de forma plana, como se fosse um gigantesco lençol cósmico.

Da próxima vez que alguém afirmar que a Terra é plana, você pode dizer: "-será que você não está confundindo a Terra com o Universo?"...


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
06/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Nossa... eu pensava que o Universo era em forma espiralada. Se bem que, o Universo é tão imensurável, que dependendo do ponto de vista, podemos estar enxergando apenas um segmento de reta, portanto este segmento é plano. Já pensaram nisto? Vários segmentos de reta podem formar uma figura tridimensional como uma espiral por exemplo, só que para percebermos isto, teríamos que ter um megahipersuper telescópio que pudesse ver na imensidão incomensurável do Universo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu diria que ele deve ter o formato de um plano circular, como uma pizza, e não de um plano quadrado ou retangular, como um lençol.

    ResponderExcluir
  4. A correta interpretação de "plano" é como "euclidiano", e não que seja como um lençol ou coisas do tipo. Esse tipo de analogia só confunde as pessoas. O universo tem pelo menos 4 dimensões (3 de espaço e 1 de tempo) e possivelmente mais, e a matéria está espalhada de maneira uniforme por ele (isotrópica) e não seguindo um plano bidimensional.

    ResponderExcluir