Lago de água líquida foi descoberto em Marte? Não é bem assim...

Lago de água líquida foi descoberto em Marte - Não é bem assim...
Uma nova descoberta em Marte deixou muita gente confusa. Afinal, o que foi encontrado?


O Planeta Vermelho acaba de ficar mais interessante, após a revelação do que os cientistas acreditam ser um lago de água líquida com cerca de 19 quilômetros de diâmetro, escondido abaixo de quase 2 quilômetros de gelo no pólo sul de Marte.



Mas espera um pouco: o que seria um lago?

De acordo com o dicionário Aurélio, lago é

1 - Porção de água cercada de terra, sem comunicação imediata com um mar.
2 - Mar interior (um tipo de mar que se liga ao oceano através de estreitos).
3 - Porção de água cercada de terra num parque ou jardim.
4 - Quantidade de líquido entornado ou derramado.

Nesse caso, o que os cientistas descobriram foi  na verdade "um depósito de água" em Marte. Aliás, a descoberta ainda precisa ser confirmada...


A descoberta

Os cientistas já haviam apresentado evidências sobre esses possíveis reservatórios, mas as novas descobertas trazem novas expectativas. As revelações foram detalhadas em um artigo recente, publicado na revista Science.




"É sempre emocionante quando se fala de água líquida em Marte", disse Ashwin Vasavada, cientista da missão Curiosity, da NASA. "É emocionante por causa das implicações que possa ter para a habitabilidade de Marte."

Mars Express
Ilustração artística da sonda Mars Express.
Créditos: ESA

É cedo demais para dizer quais são precisamente essas implicações. Os cientistas ainda precisam confirmar a descoberta em si e entender precisamente quais características teria essa água, o que exige missões que sequer foram lançadas, ou mesmo projetadas. O suposto depósito de água líquida está escondido no polo sul de Marte, na região chamada Planum Australe.


Água abaixo do gelo não é lago

A nova pesquisa se baseia em mais de três décadas de teorias sobre as chances de que a água se esconda abaixo das calotas polares de Marte, assim como acontece aqui na Terra.

Essa ideia foi proposta pela primeira vez por Steve Clifford, agora um cientista planetário especializado em água em Marte, do Instituto de Ciências Planetárias. Esses lagos depósitos são criados quando o calor de dentro do planeta derrete as geleiras. Isso acontece aqui na Terra, e ele achava que um cenário semelhante poderia estar acontecendo abaixo das calotas de gelo em Marte. Mas como ver abaixo do gelo?




A nova pesquisa tentou fazer exatamente isso usando dados de radar coletados por um instrumento chamado MARSIS, que usa pulsos de radar para estudar a estrutura interna e a ionosfera do planeta. Ele está orbitando o Planeta Vermelho desde 2003 a bordo da sonda Mars Express - uma espaçonave da Agência Espacial Europeia (ESA).

A equipe por trás da nova pesquisa disse que os sinais que MARSIS captou sobre o pólo sul de Marte podem ser explicados apenas por uma grande piscina subterrânea de água líquida.

lago de água líquida encontrado em Marte
Ilustração artística da sonda Mars Express sobre a região chamada Planum Australe,
no polo sul de Marte, com dados coletados para o estudo.
Créditos: USGS Astrogeology Science Center / Arizona State University / ESA / INAF / Davide Coero Borga / Media INAF

"Descobrimos água em Marte", disse o autor Roberto Orosei, co-investigador do MARSIS e cientista do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália. "MARSIS foi capaz de detectar ecos de baixo da calota polar sul de Marte, que eram mais fortes do que os ecos da superfície". Apesar das evidências serem apenas de um local, a equipe suspeita que esse não seja o único ambiente com reservas subglaciais. Aqui na Antártida, por exemplo, existem mais de 400 depósitos parecidos.




De acordo com os ecos do radar, o depósito de água não tem mais do que 20 quilômetros de diâmetro e está enterrado a mais de um quilômetro abaixo da superfície de gelo. Os cientistas não conseguem descobrir com precisão a profundidade do depósito de água, mas confirmaram que ele tem pelo menos 3 pés (1 metro) de profundidade. Essa reserva de água polar em Marte deve ser bastante salgada, pois se fosse água doce, ela estaria congelada, afirmam os pesquisadores.


Há controvérsias

Outros cientistas não concordaram com as interpretações dessa equipe de pesquisadores. "Eu acho que é um argumento muito, muito persuasivo, mas não é um argumento conclusivo ou definitivo", disse Steve Clifford. "Há sempre a possibilidade de que outros fenômenos não previstos sejam os responsáveis ​​por essa reflexão."

lago de agua liquida em Marte
Ilustração artística da sonda Mars Express junto com dados coletados pela equipe
(em azul) que mostram as evidências de um depósito de água líquida.
Créditos: ESA / INAF / Davide Coero Borga / Media INAF

Para confirmar que esse depósito de água exista de fato, serão necessários novos estudos e missões que ainda não foram lançadas. E mesmo se comprovado, um depósito subterrâneo de água salgada não confirma a existência de vida em Marte.

Por outro lado, para pegar o nosso planeta como exemplo, os cientistas quando perfuraram as geleiras para coletar amostras de água, eles descobriram algumas formas de vida microbiana. Se um dia a vida já existiu em Marte, ela poderia ter sobrevivido e se adaptado a ambientes hostis, como esses depósitos de água de geleiras.




"Não há razão para acreditar que isso não exista nos dias atuais", disse Steve Clifford sobre a possibilidade de vida em Marte. "O subsolo é um ambiente muito, muito estável em comparação com a superfície de um planeta. É protegido contra impactos. É protegido da mudança climática."


Imagens: (capa-divulgação) / ESA / USGS Astrogeology Science Center / Arizona State University / ESA / INAF / Davide Coero Borga / Media INAF
25/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 comentários:

  1. Curioso que a imprensa inteira está se referindo a esse reservatório em Marte, como se fosse um lago. O termo, de fato, parece estranho, visto que não se encontra exposto na superficie de Marte. Por outro lado, reservatório de água não necessariamente se enquadra a esse achado (ao meu ver), visto que reservatório não precisa ser bem delimitado, podendo estar misturado com o solo a sua volta, como é o caso do aquífero guarani.
    Creio que o uso do termo "lago" para esse achado em Marte, tenha intenções didáticas, para o público em geral. Mas só um geólogo poderia nos tirar essa dúvida. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu estás certíssimo MILTON: Pequeno, Médio ou Grande AQUÍFERO: e não LAGO.

      Você como uma pessoa inteligente, entenderá facilmente, que vivemos conscientemente ainda a 3° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA: 3° CICLO: 3° ATO: 3° ÓRBITA: e 3° DIMENSÃO.

      PRIMEIRA DESCOBERTA CIENTÍFICA FEITA POR MIM:

      Que a humanidade já vivia há muito tempo atrás sem saber a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA, e que se encontra atualmente sem preparo algum já TRANSITANDO: para a 4° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO AR.

      Abaixo, apresento não só apenas uma, e sim SEIS provas inequívocas e incontestáveis, que comprovam estarmos vivendo há muito tempo atrás sem que ninguém até antes de mim soubesse, a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA:

      1° PROVA:
      Predominância Atômica Molecular Maior De Nossos Corpos: ÁGUA.

      2° PROVA:
      Predominância Maior De Cobertura De Superfície Do Nosso Planeta: ÁGUA.

      3° PROVA:
      ÁGUA, Molécula Formada Por 2 ÁTOMOS De HIDROGÊNIO + 1 ÁTOMO De OXIGÊNIO “H²O”, 2+1=3, que corresponde justamente a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.

      4° PROVA:
      ÁGUA, ELEMENTO normalmente encontrado em 3 estados físicos: ESTADO LÍQUIDO, ESTADO GASOSO e ESTADO SÓLIDO: 3, correspondente a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.

      5° PROVA:
      Nosso Planeta-H... “H” de habitável que chamam erradamente de TERRA, encontra-se justamente na 3° posição orbital em relação ao DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL, comprovando que ainda vivemos: a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA.

      6° PROVA:
      O fato de ainda estarmos vivendo em um mundo TRIDIMENSIONAL em TERCEIRA DIMENSÃO, que corresponde também a 3° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO ÁGUA: que ainda vivemos.

      É fácil perceber: o quanto tu és genialíssimo!

      Por isso, gostaria de tua opinião: no comentário que fiz abaixo.

      Excluir
    2. 1. A "prova 1" tem origem na "prova 2", visto que a evolução das espécies aconteceu nos mares. Logo, é natural que qualquer organismo vivo tenha predominância de água em sua composição.

      2. Interessante a correlação que você faz com o número 3, para a fórmula da água, seus estados físicos, a posição orbital da Terra e a tridimensionalidade do universo. Porém, o espaço-tempo é quadridimensional, segundo Einstein. Então não podemos falar apenas em plano tridimensional, visto que o espaço-tempo (4D) é o fundamento do nosso plano 3D.

      Porém, não crie fixação para essas coincidências, pois é possível apontar correlações para o número 1, 2, 3, etc, da mesma forma. Por exemplo, para o número 1: Temos um único sol, a Terra tem uma única lua, temos um único ancestral em comum na evolução da espécie, um único código genético para todas as espécies vivas, um único universo (caso o multiverso não exista), etc, etc.

      Excluir
    3. Contra argumentar: é sempre salutar. Independentemente disso, continuou com a mesma opinião, em relação a sua pessoa:

      INTELIGÊNCIA ELEVADÍSSIMA!

      Por isso peço, que tu faças leitura: do meu humilde blogger http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/

      Excluir
    4. Vou dar uma olhada. Abraços!

      Excluir
  2. Acho muito difícil achar um geólogo nós dias de hoje,acho que o termo lago e só para atrair público para ler e se interessar

    ResponderExcluir
  3. Eu estou dizendo há algum tempo aqui: se não há evidências de vida como a conhecemos em Marte, já houve. Eu não posso provar, mas tenho certeza (no entanto não quero convencer ninguém disto), de duas uma: ainda há remanescentes de habitantes da superfície, que após o planeta perder parte do campo magnético e atmosfera, água, condições de vida, etc, se abrigaram em subterrâneos de Marte, desenvolveram métodos de lá mesmo sobreviverem, ou, morreram todos (ainda porquê as tempestades de areia não permitiriam vida na crosta) porque se tais vidas fossem organismos semelhantes aos nossos, não sobreviveriam por muito tempo no interior do planeta. Mas que lá houve uma humanidade, ah! isto houve. E seria assim, fantástico, descobrirem achados arqueológicos, fósseis, ruínas, micróbios, animais ou plantas, ainda que no interior do planeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consertando o início do texto: Se não há evidências de vida atual como a entendemos, há evidências de que houve vida em passado remoto.

      Excluir
    2. Tem vida em Marte. Procure o livro "A Vida no Planeta Marte" de autoria de Ramatis, psicografada por Hercilio Maes.

      Excluir
    3. É bastante provável que tenha surgido vida em Marte no passado, já que há sinais muito evidentes de ciclo d'água, no passado do planeta. Porém, se há vida no presente, deve se resumir a organismos simples, como bactérias, e em pontos muitos específicos no planeta, onde ainda há água (caso se comprove água liquida no planeta).
      Alias, se houve vida no passado, não deve ter tido tempo de evoluir para organismos complexos, visto que até o momento não encontraram qualquer sinal de matéria orgânica remanescente no planeta.

      Excluir
    4. Anônimo, obrigada, vou procurar a obra do Ramatís. As declarações dele na obra "Mensagens do Astral" estão se tornando realidade, uma parte. A outra parte tenho certeza que ainda ocorrerá.

      Excluir
  4. Sr. Jose Bonifacil dos Santin, o senhor tem o numero da megasena ai, para mim poder jogar, pelo seu curriculo ai, da pra ver que voce consegui visualizar os numeros pelos macro modelo energetico do tempo e espaço sideral dos cafundé do judas, no aguardo desse numero que quero ficar riquinho da silva vi.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho: porque não sou adivinho. Mas como sou catedrático em atrelamentos: fui o único que no BRASIL, conseguiu cercar 100% o pequeno e limitadíssimo universo de números da MEGA-SENA, utilizando apenas planilhas, só de cabeça, sem ajuda nenhuma: de programação computadorizada.

    Fiz isso, apenas para mostrar para meu filho que na época tinha 13 anos: que eu sempre fui, sou e serei: uma pessoa inteligentíssima.

    Depois disso, rasguei todas as planilhas: que continha um número muito menor de jogos com 6 dezenas, que o afirmado: pelo renomado matemático da CAIXA.

    Do universo de 60 números: quanto tu pretendes e podes jogar?

    Pela CAIXA, tu estás limitado: em apenas em 15 dezenas.

    Mande-me 16, 17, 18, 19, ou 20: que atrelo 100% para ti: sem te cobrar um centavo sequer.

    Se tu tiveres cacife, jogar e ganhar:

    Me daria por satisfeito: com apenas 10%.

    Mande-me por aqui mesmo, cita teu E-Mail, que te mando PLANILHADO.

    ResponderExcluir
  6. Uaii amigo Jose Bonificil dos Santin, tu ta bão....quero jogar 10 cartolada de 06 numeros cada, com esse numeros ai ja me da uma ajuda mui grande, eiiiita que sou fan desse JOSE BONIFACIL DOS SANTIN...Olah que gosto muito dessa historias de lua, marte universo, e essa tal de energia mistificada sabe, voce acredita que um tempão atras pousou uma nave espacial no meu quintal o Et deu chau para mim e logo foi embora, porem ninguem acredita nessa minha historia uay..
    abraços para todos oces.

    ResponderExcluir
  7. Cadê os números CORNELIO? Só 10 cartelas com 6 dezenas cada? Tu és mais pobre que eu. Mas como todo CORNELIO, tem sorte: Manda aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora lá meu amigo Jose dos Bonifacil Santin, os numeros sao 29, 30, 43, 52, 10, 02, mia pia só, se eu ganhar craro que lhe dou os 10% vi...abração sô..

      Excluir
    2. JÁ ATRELEI CORNELIO. Como tu me mandastes apenas 6 DEZENAS, e ficaria um JOGO muito pobre: Além dessas DEZENAS que tu me mandastes, acrescentei mais duas 36 e 59: ficando 8 DEZENAS ATRELADAS.

      Para qual E-Mail envio a PLANILHA?

      Excluir
    3. JOGO DA MEGA-SENA, 8 DEZENAS ATRELADAS 0-2, 10, 29, 30, 36, 43, 52, 59 PARA QUADRAS, QUINAS E SENA
      TOTAL DE 28 CARTÕES A R$3,50 CADA: TOTAL DOS 28 CARTÕES: R$98,00.
      O PREENCHIMENTO DE CADA CARTÃO, DEVE SER FEITO CONSIDERANDO O SENTIDO ORIZONTAL DA PLANILHA.
      0-2 30 36 43 52 59
      10 29 30 36 43 52
      10 29 30 36 43 59
      10 29 30 36 52 59
      10 29 30 43 52 59
      10 29 36 43 52 59
      10 30 36 43 52 59
      29 30 36 43 52 59
      0-2 10 30 36 43 52
      0-2 10 30 36 43 59
      0-2 10 30 36 52 59
      0-2 10 30 43 52 59
      0-2 10 36 43 52 59
      0-2 29 30 36 43 52
      0-2 29 30 36 43 59
      0-2 29 30 36 52 59
      0-2 29 30 43 52 59
      0-2 29 36 43 52 59
      0-2 10 29 30 36 43
      0-2 10 29 30 36 52
      0-2 10 29 30 36 59
      0-2 10 29 30 43 52
      0-2 10 29 30 43 59
      0-2 10 29 30 52 59
      0-2 10 29 36 43 52
      0-2 10 29 36 43 59
      0-2 10 29 36 52 59
      0-2 10 29 43 52 59

      Excluir
    4. Está aí CORNÉLIO: como tudo que digo provo. Faz uma simulação:

      Escolhe 4 DEZENAS quaisquer dentre as 8: e veja quantas quadras tu farás.

      Depois escolhe 5 dentre as 8: e veja quantas quadras e quinas: tu farás.

      Posteriormente escolhe 6 dentre as 8: e veja se tu não farás SENA, várias QUINAS: e várias QUADRAS.

      Como os números fostes tu quem os escolhestes: A SORTE É TUA deles darem.

      Não deixa de jogar.

      Como tu és pobre, por enquanto: se não puderes jogar sozinho, divide com um irmão: ou amigo.

      Quando tu deres a 1° PORRADA: Atrelo 20, 30, 40, 50: ou as 60 DEZENAS: para ti.

      Vai depender apenas: do tamanho do teu bolso.

      Excluir
    5. Eita, muito obrigado Senhor Jose dos Bonifacils dos Santin, ainda nao joguei, mai vou jogar esse findim semana que vem, se eu ganhar sô, craro que nao deixarei de esquecer o senhor uai, abração vi...

      Excluir
    6. A MEGA, corre todas as QUARTAS e SÁBADOS: CORNÉLIO.

      Excluir
  8. bela materia... a melhor q vi sobre o assunto

    ResponderExcluir
  9. Fico imaginando se um dia algum humano pisar em Marte(o que eu acredito ser quase impossível) e tiver realmente lagos subterrâneos de água com algumas formas de vida simples.Será que moralmente temos o direito de interferir nessas tais formas de vida?

    ResponderExcluir