Novo vulcão - sonda Juno pode ter encontrado mais um vulcão ativo em Io, lua de Júpiter

novo vulcão pode ter sido encontrado em io, lua de Júpiter
Já existem mais de 150 vulcões mapeados na lua Io, e a quantidade só aumenta


A sonda Juno, da NASA, parece ter encontrado outro vulcão ativo em Io, lua de Júpiter. O registro foi feito pelo instrumento Jovian Infrared Auroral Mapper (JIRAM), a bordo da sonda Juno, em 16 de dezembro de 2017, durante um dos sobrevoos da sonda Juno, quando passou a cerca de 470 mil quilômetros de Io, mas só agora os resultados vieram à tona.



Temperaturas mais altas são destacadas pelas cores mais brilhantes, e temperaturas mais baixas por cores mais escuras.

novo vulcão em Io, lua de Júpiter
Essa imagem indica a localização do provável novo vulcão encontrado em Io, lua de Júpiter.
Cores mais claras indicam temperaturas mais elevadas,
e cores mais escuras indicam temperaturas mais baixas.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / SwRI / ASI / INAF / JIRAM

"O novo ponto de calor detectado em Io está cerca de 300 quilômetros do ponto de calor detectado anteriormente", disse Alessandro Mura, co-pesquisador do Instituto Nacional de Astrofísica de Roma.

Io é o corpo mais ativo vulcanicamente de todo o Sistema Solar. Seu interior é agitado pelo poderoso poder gravitacional de Júpiter, e pelos puxões de seus companheiros galileanos Callisto, Ganimedes e Europa. Graças aos esforços de pesquisadores envolvendo telescópios terrestres e sondas espaciais, como Galileo e até mesmo Cassini, que estudou Saturno, os astrônomos já mapearam cerca de 150 vulcões em Io, sendo que alguns deles lançam lava a altitudes de até 400 quilômetros!




Se confirmado, esse novo vulcão em Io não será uma grande novidade. E além deste, existem cerca de 250 vulcões adicionais aguardando confirmação.

A missão Juno já custou cerca de 1,1 bilhão de dólares, e a sonda chegou em Júpiter no dia 4 de julho de 2016. A espaçonave gira em torno do gigante de gás em um trajeto altamente elíptico, fazendo sobrevoos rasantes a cada 53 dias. Durante essas manobras, Juno estuda a composição ,estrutura e os campos gravitacionais e magnéticos de Júpiter, procurando pistas sobre a formação e evolução do enorme planeta. Também são coletados dados adicionais, como essas observações em Io.





A missão está programada para durar até julho de 2021, e quem sabe, pode até ser estendida dependendo das condições dos equipamentos e de desempenho. Até lá, muitas novidades sobre Júpiter e suas luas deverão ser reveladas.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / SwRI / ASI / INAF / JIRAM
18/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário