Cometa 46P/Wirtanen poderá ser visto a olho nu em dezembro de 2018

cometa 46 P Wirtanen - visível em dezembro de 2018
46P/Wirtanen está se aproximando da Terra, e será a 10ª maior aproximação de um cometa nos tempos modernos!


Você que tem o sonho de observar um cometa, ou até mesmo que já observou mas está ansioso(a) para observar o próximo, temos uma ótima notícia: um cometa está chegando bem próximo da Terra, e de acordo com especialistas, poderá ser visto a olho nu!



Sim! Esse cometa do qual estamos falando é o 46P/Wirtanen. E não é à toa que ele está na nossa lista dos maiores eventos astronômicos para serem observados em 2018.

O cometa 46P/Wirtanen leva 5.5 anos para completar uma órbita, e fará sua máxima aproximação com o Sol (periélio) em 12 de dezembro de 2018, e alguns dias depois, em 16 de dezembro, esse cometa de mais de 1 quilômetro de diâmetro fará sua maior aproximação com a Terra (perigeu), quando espera-se que ele atinja uma magnitude aparente entre 3.5 e 6. Isso significa que se você estiver em um céu escuro, livre de poluição luminosa, poderá observá-lo a olho nu, sem o auxílio de qualquer equipamento astronômico.

Como encontrar o cometa 46P/Wirtanen em dezembro de 2018
Como encontrar o cometa 46P/Wirtanen em dezembro de 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Além disso, todos nós sabemos o quão inesperado pode ser um cometa. Há uma chance de seu brilho ser ainda maior do que o previsto - uma oportunidade imperdível para qualquer observador (de ambos hemisférios) avistar um cometa nos céus.

De acordo com astrônomos da Universidade de Maryland, a passagem do cometa 46P/Wirtanen será a 10ª maior aproximação de um cometa com a Terra dos tempos modernos. Em seu ápice, o cometa Wirtanen estará a 30 distâncias lunares (1 distância lunar é equivalente a distância média entre a Terra e a Lua). Isso significa que o cometa 46P/Wirtanen chegará a 11,5 milhões de km da Terra. Em contraste, o cometa 21P/Giacobini-Zinner chegou recentemente a 58 milhões de km.




Um fato curioso é que o cometa 46P/Wirtanen era pra ter sido visitado pela sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), mas a janela de lançamento foi perdida. Logo os cientistas designaram um novo alvo: o famoso cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Entre os dias 4 e 28 de dezembro de 2018, o cometa 46P/Wirtanen permanecerá a uma distância média de 16 milhões de quilômetros da Terra, permitindo aos cientistas estudar as diferentes faces de seu núcleo que ficarão expostas a luz solar. Nos melhores dias de observação (meados de dezembro), o cometa poderá ser encontrado na constelação de Touro - uma constelação facilmente encontrada nos céus de todo o globo.




Como sempre, teremos transmissões ao vivo e faremos a cobertura completa da passagem desse cometa pelos céus. Fiquem ligados!


Imagens: (capa-JPL/SSD) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
29/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. cometas considero umas trocentas vezes mais perigosos q asteroides, esse passando só a 30 LD é muito pouco, podem até achar bonito isso passando tão perto mas eu prefiro q passe o mais longe possível da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, cometas são feitos de poeira e gases, se eles entrarem na armosfera, vão ser automaticamente desintegrados. Pode ficar tranquilo que um meteoro apresenta bem mais risco

      Excluir
    2. "cometas são feitos de poeira e gases"? De onde você tirou isso, gás e poeira é o que forma a calda do cometa pesquisa um pouco mais pra não passar vergonha!

      Excluir
    3. Treta gratuita. Pra que?

      Excluir
  2. Os asteróides são mais perigosos por serem mais numerosos do que os cometas, e por terem órbitas mais desordenadas que os cometas. Se você contar o número de asteróides e o número de cometas, verá que a probabilidade de um asteróide se chocar com a Terra e maior e em relação aos cometas. Além dos cometas emitirem mais luz, os asteróides podem passar despercebidos pelos radares.

    ResponderExcluir
  3. A órbita dos asteroides só sofre influência da gravidade dos astros, enquanto a órbita dos cometas pode ser alterada pela expulsão dos gases à medida que se aproximam do Sol. E como a Terra está próxima ao Sol, pode ser vitimada por este imprevisto. Por tal motivo, cometas são sim mais perigosos que asteroides, mesmo sendo mais fácil rastreá-los no céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cometa é feito de poeira e gases cara...não apresenta risco algum, mesmo que ele resolva se afastar 11 MILHÕES DE KM da sua órbita, ele vai ser desintegrado sem nenhum risco a gente se entrar na atmosfera.

      Excluir
  4. Cometa e asteroide são corpos com composições distintas, o mais perigoso são corpos rochosos, que apresentam bastante ferro em sua composição, mais cometas também apresentam perigo, lembra da colisão em Júpiter.

    ResponderExcluir