Ultima Thule está na mira - New Horizons fotografa seu novo alvo!

new horizons observa Ultima thule
A sonda que visitou Plutão está prestes a nos revelar um novo objeto localizado nos confins do Sistema Solar


Não tem como discordar: a sonda New Horizons ganhou o nosso coração quando mostrou para toda a humanidade detalhes incríveis do longínquo Plutão. Aliás, foi tudo tão emocionante que ela até encontrou um coração (bem grande), estampado na superfície do planeta anão.



Agora, a sonda New Horizons conseguiu enxergar pela primeira vez o seu novo alvo - um objeto do Cinturão de Kuiper chamado 2014 MU69, apelidado de "Ultima Thule". E olha que a sonda está se movendo bem rápido! Quando essa imagem foi registrada pelo instrumento de observação LORRI, no último dia 16 de agosto, a sonda estava a 172 milhões de quilômetros de seu alvo, e ainda assim ela chegará no seu destino no dia 1º de janeiro de 2019. Isso só será possível porque a sonda New Horizons é uma das sondas mais velozes já criadas pelo homem.




Essa primeira detecção do objeto Ultima Thule pela sonda New Horizons deixou os responsáveis pela missão empolgadíssimos, já que ela mostra que o objeto está praticamente no mesmo local apontado pelos cientistas. Tudo está correndo bem, e a trajetória traçada pela sonda não precisará de alterações significativas. E os cientistas são precisos: de acordo com o comunicado oficial liberado pela NASA, a sonda New Horizons fará o encontro com o objeto 2014 MU69 no dia 1 de janeiro de 2019 às 16:33 pelo horário internacional! Isso mesmo: dezesseis horas e TRINTA E TRÊS MINUTOS! Será mesmo?!!

Objeto Ultima Thule registrado pela primeira vez pela sonda New Horizons
Objeto Ultima Thule registrado pela primeira vez pela sonda New Horizons, em 16 de agosto de 2018.
Créditos: NASA / Johns Hopkins University / Southwest Research Institute

O encontro entre a sonda New Horizons e o objeto Ultima Thule será a exploração mais íntima de um pequeno objeto do Cinturão de Kuiper já feita na história da exploração espacial, e ele será o corpo celeste mais distante já estudado. Mesmo que os cientistas se atrasem constrangedoramente e cheguem lá às 16:37 do dia 1º (sim, estamos sendo irônicos) provavelmente eles serão perdoados por nós, terráqueos sedentos pelo conhecimento e pelas imagens de um novo objeto.




Mas uma coisa já podemos antecipar: se Ultima Thule também ostentar um coração gigante em sua superfície, a New Horizons vai ganhar o título da sonda mais apaixonante de todos os tempos!


Imagens: (capa-NASA/Johns Hopkins University/Southwest Research Institute) / NASA / Johns Hopkins University / Southwest Research Institute
31/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Plutão sempre será um planeta para mim. É perfeitamente esférico, tem atmosfera, planície, cadeia de montanhas, atividade geológica, tudo o que, a maioria dos planetas oficiais nem possuem. Acredito que um dia irão rever essa definição que rebaixou Plutão para planeta-anão. Quanto ao novo alvo da New Horizons, espero que seja um objeto interessante e diferentão. >:)

    ResponderExcluir
  2. Verdade quem somos nós para definir o que é um planeta?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como é feita a navegação no espaço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também fiquei pensando nisso... como é que vão fazer para ela não "bater" nesse planetóide, ficar lá dando voltas e depois ainda seguir caminho?

      Excluir