IA identifica novos sinais estranhos vindos do espaço profundo

sinais estranhos vindos do espaço profundo
Os bizarros flashes de luz detectados em 2017 ficaram ainda mais misteriosos - o que produz isso?


Em 2017, uma série de flashes de luz do espaço profundo chamaram a atenção de cientistas e pesquisadores ao redor do mundo, quando foi cogitada a possibilidade de um possível contato proveniente de uma civilização extraterrestre avançada.



Agora, pesquisadores do projeto Breakthrough Listen descobriram que os pulsos energéticos, chamados Fast Radio Bursts (FRBs), ocorreram com muito mais frequência do que se pensava.




Em agosto de 2017, foram detectados 21 flashes de luz do espaço profundo vindo em nossa direção, e tudo indicava que eles vinham da galáxia FRB 121102, que se encontra a 3 bilhões de anos-luz de distância. Cogitou-se também a possiblidade de que esses flashes de luz eram lançados por estrelas de nêutrons, mas nada ficou muito claro.

IA inteligencia artificial
Ilustração artística. Créditos: Breakthrough Listen

Agora, um novo estudo do projeto Breakthrough Listen, da Universidade da Califórnia, do projeto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre), utilizou um computador com técnicas de inteligência artificial para analisar os dados de 2017 que continham os misteriosos flashes de luz coletados pelo observatórios Green Bank.




Os pesquisadores, liderados por Gerry Zhang, da Universidade de Berkeley, utilizaram um algoritmo para analisar os 400 terabytes de dados. Para a surpresa de todos, além dos 21 sinais do espaço profundo, foram identificados outros 72 flashes de luz adicionais, elevando o número total de sinais para 93 - todos de uma única fonte.

Mas o mistério continua. Nós ainda não sabemos o que produziu esses estranhos sinais, se são gerados por estrelas de nêutrons ou por civilizações extraterrestres numa tentativa de contato. De acordo com Gerry Zhang, a mesma inteligência artificial aplicada na descoberta dos novos sinais também pode, futuramente, ajudar a lançar alguma luz nesse quesito.




A primeira vez que esses estranhos flashes foram detectados na galáxia FRB 121102 foi em 2012, pelo Observatório do Arecibo, em Porto Rico.


Imagens: (capa-ilustração/Jingchuan Yu/Beijing Planetarium) / Breakthrough Listen
11/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Se partiram mesmo da galáxia mencionada, quer dizer que os sinais partiram de lá há 3 bilhões de anos? É isto redação do GM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Marlene Angelo, porém só agora estamos recebendo esses sinais, 3 bilhões de anos depois... A não ser que o sinal esteja sendo reproduzido por algo mais próximo ainda não identificado.

      Excluir
    2. É isso, e se respondêssemos demoraria mais, no mínimo, 3 bilhões de anos para a resposta chegar lá, pois existe um tempo adicional decorrente da expansão acelerada do universo. Ou seja, caso seja uma mensagem alienígena, quando a resposta chegasse, talvez eles nem mais existissem como civilização, ou talvez nós.

      Excluir
    3. Você está certíssimo Anônimo, considerando a lentíssima velocidade: da LUZ.

      Tu só necessitas conhecer a ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, que pelo HAJA LUZ, 2 Palavras e 7 Letras apenas: criou o UM ÚNICO REAL ENERGÉTICO PERFEITO INFINITO NÃO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO ESPIRITUAL: e pelo inversamente e quanticamente BIG BANG, também 2 Palavras Quanticamente Inversas e 7 Letras apenas: projetou a IMAGEM ATÔMICA do mesmo: como UM INVERSO ENERGÉTICO ATÔMICO COMO SERIA: CURTO-CIRCUITANTE... EXPLOSIVO... DESUNIDO... CAÓTICO... ILUSÓRIO... Que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL: ou UNIVERSO MATERIAL.

      Pois Essa ENERGIA, por ser ÚNICA E ETERNA, para qual espaço-tempo, inexiste:

      Faz com que a velocidade da LUZ: vire passinho de tartaruga.

      Você como uma pessoa inteligente sabe, que até ALBERT EINSTEIN que corretamente afirmou concernente ao que ele também chamava erradamente, de UNIVERSO MATERIAL:

      "PASSADO, PRESENTE E FUTURO: NÃO PASSAM DE PERSISTENTE ILUSÃO".

      Jamais compreendeu isso.

      Excluir
  2. Caro Sr. José Bonifácio, boa tarde! Seu comentário foi removido por conter um link. Pedimos por gentileza que não coloque link. Se quiser, pode falar sobre qualquer site, mas sem colocar link. Por exemplo, eu posso pedir para alguém acessar o site GALERIA DO METEORITO ponto COM, mas não colocar o link completo. Apenas alguns sites estão liberados, como Wikipedia, NASA, IMO, ESA, JAXA, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sessão de comentários aqui ja foi melhor, na época em que esse cara não vinha aqui falar asneira, isso já ficou bastante irritante... Uma pena...

      Excluir
  3. Mas, não sao 3 bilhões de anos, só ; são 3 bilhões de anos- luz !

    ResponderExcluir