Inversão dos pólos? Campo magnético de Júpiter é diferente de tudo que já vimos!

campo magnetico de jupiter tem polo extra - inversão de polos
Júpiter tem 2 pólos sul e 1 pólo norte magnético muito estranho


A sonda Juno chegou em Júpiter no ano de 2016, e desde então vem estudando e observando o maior planeta do Sistema Solar. Juno faz sobrevoos que chegam a apenas 4.000 quilômetros acima das nuvens de Júpiter - uma aproximação sem precedentes.



E tanta intimidade gerou resultados intrigantes. De acordo com um estudo, divulgado pela revista Nature, Júpiter tem um polo magnético extra!

Uma equipe de pesquisadores, liderada por Kimberly Moore, da Universidade de Harvard, anunciou os novos resultados da sonda Juno, e eles são muito estranhos."Descobrimos que o campo magnético de Júpiter é diferente de todos os outros campos magnéticos planetários já conhecidos", disseram os pesquisadores.

polos magnéticos bizarros em Júpiter - inversão do campo magnético?
As linhas do campo magnético de Júpiter.
(a) pólo norte magnético com aparência esticada; (b) pólo sul magnético;
(c) visão equatorial e pólo magnético extra, ou A Grande Mancha Azul
Créditos: NASA / Nature

A Terra, por exemplo, assim como todos os outros planetas que conhecemos, tem dois pólos magnéticos bem definidos, sendo um em cada hemisfério. Isso é considerado normal.

O hemisfério sul de Júpiter também parece normal. Tem um único pólo magnético localizado perto do eixo de rotação do planeta. No entanto, no hemisfério norte é diferente. O pólo norte magnético de Júpiter parece um redemoinho, que alguns cientistas compararam com um "rabo de cavalo". E a estranheza não pára por aí.




Próximo ao equador do planeta (entre o pólo norte e o pólo sul) podemos encontrar um "segundo pólo sul", que os cientistas apelidaram de "pólo extra" ou "A Grande Mancha Azul", isso porque ele aparece azul nas imagens de polaridade magnética.


Campo magnético com 3 pólos - um achado inédito!

De acordo com o artigo da revista Nature, os cientistas consideraram a possibilidade de estarmos observando uma inversão do campo magnético de Júpiter - uma situação instável com pólos temporários surgindo em lugares aleatórios.

Os cientistas disseram ainda que isso sustenta a ideia de que o dínamo magnético interno de Júpiter é diferente dos outros planetas. No núcleo de Júpiter, o hidrogênio metálico líquido se mistura com rochas e gelo parcialmente dissolvidos para criar estranhas correntes elétricas, produzindo um campo magnético bizarro.




Novos dados de observações estão à caminho, pois Juno continua em torno de Júpiter até o ano de 2021. Agora resta saber se esse pólo magnético extra significa que Júpiter está em meio a uma inversão dos pólos magnéticos, ou se isso é apenas algo comum para o planeta, porém bem diferente para tudo que conhecíamos até agora...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / Nature
06/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Nosso planeta já nos surpreende nós tofo dia imagina o sistema solar

    ResponderExcluir
  2. O que chamam de UNIVERSO:

    MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO é, que funciona de forma INTERLIGADA ENERGETICAMENTE não por primitivos sistemas de fios, mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES, infinitamente mais avançados do que conhecemos, como WI-FI:

    Que o que chamam de SOL:

    DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR é:

    Que o que chamam de SISTEMA SOLAR: MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, é.

    Para atualizar-se: acesse DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    Parabenizo o GALERIA DO METEORITO: pela postagem da belíssima imagem:

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! Já a terra tá passando por uma grande transformação,seus habitantes estão expostos!Galera do bem esponha suas experiências sua dor é a minha também!

    ResponderExcluir
  4. "o hidrogênio metálico líquido se mistura com rochas e gelo parcialmente dissolvidos para criar estranhas correntes elétrica"

    Héin? pode isso Arnaldo? 😱

    ResponderExcluir