O Vaticano e a primeira convenção internacional de meteoritos

coleção meteoritos do vaticano
Com uma das maiores coleções de meteoritos do mundo, o Vaticano abre a primeira conferência internacional para falar sobre os desafios de se hospedar itens tão valiosos




Meteoritos são peças chave de muitas coleções de museus de história natural, mas nunca houve uma conferência internacional dedicada a cuidar dessas rochas que caem do espaço.



Mas isso parece ter mudado. No Observatório do Vaticano, mais de 30 especialistas em meteoritos de todo o mundo estão se reunindo para trocar ideias e compartilhar as melhores práticas para conservação de suas coleções.

Padre Guy J. Consolmagno, astrônomo e curador da coleção de meteoritos do Observatório do Vaticano
Padre Guy J. Consolmagno, astrônomo e curador da coleção de meteoritos
do Observatório do Vaticano, em Castel Gandolfo, na Itália.
Créditos: Alessia Giuliani / divulgação

Por mais de um século, o Vaticano vem coletando amostras que compõem sua coleção rica em meteoritos - já são mais de 1.100 amostras, totalizando 150 quilos de rocha espacial. As instalações do Vaticano são reconhecidas por suas técnicas de análise de densidade das rochas.




A conferência que ocorre na primeira quinzena de setembro de 2018 (alguns dias após o desastre no Museu Nacional do Rio de Janeiro) foi organizada para destacar os tópicos mais importantes e os desafios para a curadoria de meteoritos. Esses assuntos incluem questões legais que envolvem a coleta de meteoritos, o armazenamento e o compartilhamento de informações sobre amostras de meteoritos, além das melhores práticas para cuidar e organizar as amostras em si.

coleção de meteoritos do Vaticano
A coleção de meteoritos do Vaticano é uma das mais ricas do mundo.
Créditos: Eric Vandeville / Gamma-Rapho / Getty




Além disso, representantes de 29 coleções individuais de meteoritos de todo o mundo terão a oportunidade de destacar seu trabalho. Isso inclui instalações da Instituição Smithsonian, do Museu de História Natural de Londres e da Universidade Hassan II em Casablanca, bem como instalações que armazenam amostras coletadas pela missão japonesa Hayabusa.


Imagens: (capa-Eric Vandeville/Gamma-Rapho) / Eric Vandeville/Gamma-Rapho / Getty / Alessia Giuliani / divulgação
13/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário