'Oumuamua ganha velocidade e surpreende pesquisadores

oumuamua ganha velocidade
O primeiro objeto interestelar já descoberto no Sistema Solar está se comportando de forma bizarra


ʻOumuamua, o primeiro visitante interestelar, está se afastando do Sol mais rápido do que o esperado. Esse comportamento anômalo foi detectado através de uma colaboração astronômica mundial, incluindo o Very Large Telescope do ESO, no Chile.



"A verdadeira natureza deste enigmático nômade interestelar pode permanecer um mistério", concluiu o membro da equipe Olivier Hainaut, um astrônomo do ESO. “O ganho de velocidade recentemente detectado em 'Oumuamua torna mais difícil conseguir rastrear o seu caminho de origem".

'Oumuamua foi descoberto usando o telescópio Pan-STARRS, do Observatório de Haleakala, no Havaí. Seu nome significa "batedor" ou "explorador" em havaiano, o que reflete sua natureza como o primeiro objeto conhecido de origem interestelar em nosso Sistema Solar.




A equipe liderada por Marco Micheli, da Agência Espacial Européia (ESA), explorou vários cenários para explicar a velocidade mais rápida do que a prevista para esse misterioso visitante interestelar. A explicação mais provável é que "Oumuamua está liberando material de sua superfície devido ao aquecimento solar - um comportamento conhecido como "outgassing". Acredita-se que o impulso deste material ejetado forneça o pequeno mas constante impulso que está enviando o 'Oumuamua para fora do Sistema Solar mais rápido do que o esperado. Em 1º de junho de 2018, sua velocidade era de 114.000 km/h.

oumuamua - cometa ou asteroide
Ilustração artística de 'Oumuamua.
Créditos: ESO

De acordo com os astrônomos, esse comportamento misterioso pode ser explicado se o objeto for um cometa, o que contradiz a classificação anterior de asteroide. “Achamos que ele é um cometa minúsculo e estranho”, comentou Marco Micheli. "Podemos ver nos dados que seu aumento está diminuindo quanto mais longe ele viaja do Sol, o que é típico dos cometas".

Ainda de acordo com Micheli, a teoria de que 'Oumuamua seria uma espaçonave interestelar foi rejeitada, já que a mudança de velocidade é suave e continua, não sendo típica de propulsores ou de objetos artificiais.




Normalmente, quando os cometas são aquecidos pelo Sol, eles ejetam poeira e gás, que formam uma nuvem de material (chamada de coma) ao redor deles, assim como a famosa cauda. No entanto, a equipe de pesquisa não conseguiu detectar qualquer evidência visual de saída de gás, seja de uma coma ou de cauda cometária, o que é bastante estranho.

“Não vimos poeira, coma ou cauda, ​​o que é incomum”, explicou a coautora Karen Meech, da Universidade do Havaí, EUA."Acreditamos que' Oumuamua pode soltar grãos de poeira grandes e incomuns".

A perda de grãos de poeira mais finos pode ter ocorrido durante sua jornada interestelar. Se isso for verdade, então sobraram apenas os grãos maiores, que não refletem luz suficiente para que a coma ou a cauda sejam detectadas.




Apesar do quebra-cabeça estar quase solucionado, a verdadeira natureza de 'Oumuamua ainda permanece um mistério para os cientistas, pelo menos por enquanto...


Imagens: (capa-ilustração/ESO) / ESO
14/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Fui pesquisar o porquê deram o nome de "Oumuamua". Descobri que é uma palavra havaiana que significa: "um mensageiro de longe que chega primeiro".
    Nome bastante apropriado para o primeiro objeto identificado com origem de fora do Sistema Solar. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tudo sao nomes estranhos ne?

      Excluir
    2. E sabe porquê este nome? Porque e bem típico do governo norte americano. Pois se fosse encontrado por governantes da América do sul se chamaria tucanoua. Cada água puxa a sardinha pro seu lado. Resumindo a história, separatista do planeta Água

      Excluir
    3. Mais um que só preencher o espaço com comentários estranhamente vazios...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de blog deve estar dando dinheiro,todo dia aparece alguém fazendo propaganda!

    ResponderExcluir
  4. Pior..As pessoas vm aki p fazr propaganda do blog😂😂😂😂palhaçada

    ResponderExcluir
  5. Exatamente isso vem uns caras aqui criticam a matéria do site e no fim fazem propaganda de seu blog palhaçada mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria, gosto muito de astronomia, abro todos os sites que falam do assunto.

    ResponderExcluir
  7. se é estranho e esta ganhando velocidade ,pode ter sido projetado para fazer isto exatamente como eta agindo não importando para a gente humanos, como ou porque o acaso seria muito engenhoso para agir desta maneira,não estou sequer imaginando que etá cheio de ETs mas que pode ter sido lançado por algo que não o acaso sim semelhante uma pedrinha chata que a gente joga na agua para ver até onde ela vai quicando

    ResponderExcluir
  8. Intrigante. E dá sim a impressão de que que esse objeto fez um "estilingue gravitacional" de maneira planejada. Coincidência ou não é um objeto intrigante.

    ResponderExcluir
  9. Fico pensando na voyager,se algum dia ela passar perto de um planeta ou sistema habitado e for detectada,nossa civilização nem vai mais existir.Claro que a voyager é bem menor e mais lenta também.Mas ela vai continuar viajando por muitos séculos ainda.

    ResponderExcluir
  10. Como todos objetos que circundam o sol ele deve voltar ....quando ainda não sabemos.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir