Sonda Opportunity é vista pela primeira vez após grande tempestade de poeira

sonda opportunity é vista pela primeira vez após tempestade de poeira
Os céus estão ficando cada vez mais claros em Marte, mas será que a sonda volta a funcionar?


A quase 4 meses atrás, a sonda Opportunity foi silenciada quando uma tempestade de poeira tomou conta do Planeta Vermelho. Mesmo durante o dia em Marte, os céus continuavam escuros, e não era possível ver nada - a típica tempestade de poeira extrema, que de tempos em tempos acontece por lá...



A sonda Opportunity, que é movida a energia solar, não podia se aquecer para manter seu sistema operante, tampouco se comunicar com a Terra. Ela entrou num sono profundo...




Agora, apesar da sonda Opportunity ainda estar em silêncio, ela (ao menos) foi avistada! O satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, conseguiu fotografá-la nas encostas do Vale da Perseverança:

Sonda Opportunity fotografada pelo MRO
Sonda Opportunity fotografada pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter no dia 20 de setembro de 2018.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizona 

Pela primeira vez após a tempestade de poeira, que teve início no começo do mês de julho, a visibilidade melhorou e o satélite Mars Reconnaissance Orbiter conseguiu enxergar Opportunity. No dia 20 de setembro, o satélite MRO estava a 267 quilômetros acima de Marte, e avistou um pequeno ponto branco - ali está o rover. O quadrado branco delimita uma área de 47 metros de largura.

Tudo bem que não conseguimos um close-up perfeito da sonda; nem dá pra identificar seus painéis solares... mas acredite: essa fotografia é muito importante para a missão, primeiro porque ela mostra que Opportunity está exatamente na posição que deveria estar, e segundo, que o ar está limpando, permitindo que a luz solar alcance o rover novamente.




Opportunity ainda não deu sinal de vida. Até agora, o centro de controle da missão não recebeu nenhum sinal ou envio de dados do rover. Por conta disso, os controladores estão se perguntando se o robô explorador sofreu algum dano permanente. Pra não ficar com a pulga atrás da orelha, a NASA está sinalizando a sonda Opportunity diariamente, várias vezes ao dia utilizando antenas da deep Space Network.

Há uma grande chance de que os painéis solares do rover estejam cobertos por uma espessa camada de poeira. Isso bloquearia a luz solar mesmo se os céus estiverem limpos, como é o caso agora.




Se isso for verdade e a sonda Opportunity estiver coberta de poeira, a única coisa que poderia salvá-la seria um "diabo de poeira", como são conhecidos os mini tornados que volta e meia são registrados na superfície do Planeta Vermelho. Algo assim poderia limpar os painéis como se fosse o jato de ar de um soprador de folhas ou algo parecido, e quem sabe a sonda teria uma chance maior... Cruzem os dedos!


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizona
26/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário