Asteroides podem ter satélites naturais?

asteroides podem ter luas?
Será que os asteroides também podem ter luas, assim como os planetas?


A Terra tem sua lua, a Lua. Isso ficou meio estranho, não é mesmo? Porém, essa afirmação está correta. Lua (com L maiúsculo) é o nome da nossa lua, quando escrita dessa forma (com l minúsculo) estamos falando sobre qualquer satélite natural.

Mas voltando ao assunto principal da matéria, você já parou pra pensar se os asteroides também podem ter luas (ou satélites naturais)?



Pode parecer estranho, mas sim, os asteroides podem ter satélites naturais! Em 1993 foi descoberto o primeiro asteroide que possuía sua própria lua. A espaçonave Galileo foi a responsável por essa detecção pioneira. A lua de pouco mais de 1 quilômetro ganhou o nome de Dactyl, e ela é o satélite natural do asteroide 243 Ida, que habita o Cinturão de Asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter.




A partir daí, muitos outros sistemas de asteroides com satélites naturais foram encontrados. Até agora já são mais de 200 satélites que possuem luas. E não são apenas os asteroides que orbitam a região do cinturão principal que podem ter suas luas, pois mesmo os asteroides que se encontram bem próximos da Terra quanto aqueles que estão bem mais distantes do que Júpiter também são conhecidos por terem satélites naturais.

Asteroide 243 Ida e seu satélite natural Dactyl
Asteroide 243 Ida e seu satélite natural Dactyl. Imagem obtida pela sonda Galileo.
Créditos: NASA

Os asteroides também não são limitados a terem apenas uma lua, pois os cientistas já confirmaram a presença de mais de uma lua em um único asteroide. Recentemente foi publicada uma matéria aqui em nosso site falando justamente sobre isso, quando astrônomos encontraram dois satélites naturais orbitando o famoso asteroide Florence.




O termo "sistema binário de asteroides" também é comumente usado para distinguir asteroides que possuem luas. Quando mais de um corpo está em órbita da rocha principal, eles podem ser chamados de sistema triário. O Minor Planet Center (organização internacional responsável pela coleta de dados e classificação de objetos menores do Sistema Solar) se refere aos satélites naturais de asteroides como "companheiros binários".




A lista de asteroides que possuem satélites naturais só tende a crescer. Se consideramos apenas os asteroides próximos da Terra (NEA), mais de 60 já são conhecidos por terem suas próprias luas. A região do Cinturão de Asteroides é a que mais possui asteroides com luas, sendo mais de 130 até agora.


Imagens: (capa-ilustração/ESO) / NASA
02/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. O caveirinha, que é a cara de minha sogra, não tem lua: mas tem vassoura.

    Sai varrendo tudo: no MACROCOSMO.

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano, já vi uma noticia sobre um asteroide com anel de detritos. Me corrijam se eu estiver enganado. rsrs

    ResponderExcluir