China poderá em breve ter uma segunda lua artificial para iluminar cidade

china poderá ter segunda lua artificial
O assunto é polêmico - os céus da cidade chinesa de Chengdu podem em breve ficar mais claros com uma segunda lua


A notícia saiu no site Curto e Curioso, mas agora conseguimos obter mais detalhes sobre a polêmica segunda lua da China.



As autoridades locais chinesas anunciaram planos para a construção de uma lua artificial, que deverá sobrevoar a capital da província de Sichuan até 2020, de acordo com o site chinês de notícias, People's Daily Online.

A esfera artificial terá o papel de iluminar a cidade, sendo até oito vezes mais brilhante do que a luz da Lua. De acordo com Wu Chunfeng, presidente do Instituto de Pesquisa Microeletrônica de Chengdu (CASC), espera-se que a lua artificial seja uma forma de economizar dinheiro da cidade, já que será eliminada a necessidade de iluminação pública através de postes de luz convencionais. Ele acrescenta ainda que a lua artificial será capaz de iluminar uma área de até 80 quilômetros de diâmetro.


Céus claros

Apesar da lua artificial iluminar apenas a cidade de Chengdu, a esfera brilhante poderá ser vista de toda a China, e até mesmo de outros países, informou o jornal Asia Times.

Lua Cheia na grande muralha da China
Lua Cheia na Grande Muralha da China.
Créditos: divulgação

A nossa Lua verdadeira pode ser vista de todo o globo por conta de sua distância. Já a lua artificial chinesa ficará bem próxima da Terra, como uma satélite comum. Até agora não foram divulgadas informações adicionais, como por exemplo, a altitude e o tamanho do satélite, portanto não é possível estimar com precisão qual será sua área de visibilidade.




Também não se sabe se o projeto garantiu apoio oficial da cidade de Chengdu ou do governo federal, de acordo com o The Guardian.


Tchau estrelas!

Esta não é a primeira vez que um país tenta ofuscar a Lua. Um projeto semelhante foi revelado pela Rússia na década de 1990, com o lançamento de um sistema de reflexão solar, que seria um "espelho espacial" destinado a iluminar de três a cinco vezes mais do que a Lua Cheia, cobrindo uma área de aproximadamente 5 quilômetros de diâmetro. O plano russo foi divulgado pelo jornal New York Times em 1933. Em 1999 a Russia concluiu uma tentativa de lançamento de espelho espacial que fracassou antes mesmo da decolagem.


Um caos biológico

tartarugas marinhas na praia a noite - luzes e poluição luminosa
Tartarugas marinhas se baseiam na luz do luar para encontrar
o caminho do oceano iluminado.
Créditos: devotedtotheocean. com / divulgação
A lua artificial da China nem foi lançada e já é alvo de duras críticas de biólogos, astrônomos e entidades ao redor do mundo. Se realmente isso acontecer, a luz artificial irá interferir nas observações astronômicas, interromper a atividade noturna dos animais e criar um verdadeiro caos na fauna e na flora. Em resposta às críticas, Kang Weimin, diretor do Instituto de Ótica do Instituto de Tecnologia de Harbin, na China, disse que a luz seria apenas como um anoitecer (eterno).




Pesquisas mostram que muitos animais são altamente sensíveis à luz e às fases da Lua. Como exemplo, algumas corujas se comunicam através de penas brancas localizadas na garganta, e essa atividade aumenta durante as noites de Lua Cheia.

Na famosa Grande Barreira de Corais, na Austrália, centenas de espécies de corais liberam simultaneamente seus óvulos e espermatozoides em um evento anual de desova em massa, que segue o ritmo do ciclo lunar. Tartarugas marinhas, quando nascem na areia da praia, seguem a luz da Lua refletida no oceano para encontrar o caminho de casa. O site Curto e Curioso também fez uma matéria falando exclusivamente sobre as fases da Lua e as mudanças de comportamento dos animais.




Resumindo: a escuridão pode até deixar muitas pessoas assustadas, porém ela é imprescindível. O ciclo dia / noite é o grande responsável pelo equilíbrio da vida na Terra. Com a poluição luminosa, já temos grandes problemas principalmente em cidades grandes. As noites escuras são vitais para a fauna-flora, assim como para um direito básico da humanidade: o direito de ver as estrelas.


Imagens: (capa-divulgação) / devotedtotheocean. com / divulgação
18/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário