AO VIVO: Chuva de Meteoros Orionidas 2018

Orionidas 2018
Observe do quintal de casa e assista ao vivo a chuva de meteoros Orionidas 2018


Mais um evento astronômico está prestes a acontecer - o pico da chuva de meteoros Orionidas 2018. E se o tempo permitir, teremos transmissões ao vivo com observação feita a partir de câmeras de monitoramento de meteoros!



A chuva de meteoros Orionidas (também conhecida como Orionids e Orionídeas) acontece todos os anos entre os dias 15 e 29 de outubro, quando a Terra passa pelos rastros deixados pelo cometa Halley (sim, é aquele cometa famoso mesmo). Quando essa poeira de detritos se encontra com a atmosfera da Terra, acontece a tão falada chuva de meteoros. O pico da chuva Orionidas (momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada) acontece entre os dias 20 e 21 de outubro. Ou seja, é entre sábado e domingo que veremos a maior quantidade de "estrelas cadentes" dessa chuva.

Esse espetáculo natural poderá ser visto em todo o globo, mas como sempre, algumas regiões são privilegiadas, como vemos no mapa abaixo. Repare que no Brasil o melhor horário será pouco antes do amanhecer:
visibilidade do pico da chuva de meteoros orionidas 2018
Visibilidade do pico da chuva de meteoros Orionidas 2018.
Créditos: Exoss

A chuva de meteoros Orionidas produz uma média de aproximadamente 20 meteoros por hora durante seu pico, sendo que em alguns anos ela produz outbursts (aumentos repentinos no número de meteoros observados), como ocorreu em 1993, 2006 e 2009, quando a quantidade de meteoros chegou a dobrar ou triplicar.




Nesse ano de 2018, porém, sua taxa deverá ser menor já que o brilho da Lua crescente irá interferir, ofuscando os meteoros mais tênues. Por outro lado, os meteoros mais brilhantes poderão ser vistos mesmo com o brilho da Lua.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2018

Mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade, dê uma passadinha aqui em nosso site na noite de sábado (20 de outubro), e acompanhe a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2018, com dicas e observações em tempo real. Não percam!

ATUALIZAÇÃO - 04h37 - A nossa live ocorreu com sucesso e teve duração de 5 horas!

Você perdeu essa live?
e receba alertas
para não perder a próxima!

A chuva de meteoros Orionidas continua até o fim desse mês, mas conforme os dias passam, uma menor quantidade de meteoros poderá ser observada. Além disso, a Lua crescente entrará em breve na fase Cheia, o que irá atrapalhar ainda mais a observação dos meteoros. Então aproveite enquanto ainda há tempo!




O melhor horário para observar a chuva Orionidas é após a meia-noite do seu horário local, não importa em qual país você esteja, pois será o momento que a constelação de Orion (radiante) estiver mais alta no céu. Os meteoros dessa chuva riscarão várias partes do firmamento, mas todos irão se originar da constelação de Orion - por isso o nome Orionidas.

No Brasil, a constelação de Orion é popularmente conhecida como "As Três Marias". Olhe na direção dessas estrelas e evite ofuscar sua visão com qualquer fonte de iluminação. Acostume seus olhos com o escuro e sua chance de observar uma quantidade maior de meteoros irá triplicar.

Para saber mais sobre a chuva de meteoros Orionidas 2018 clique aqui e confira nossa matéria especial.
meteoritos a venda

Essa chuva de meteoros produz até 20 meteoros por hora durante seu pico, mas como foi dito, o brilho da Lua irá ofuscar uma boa parte deles. Mesmo assim, vale a pena a observação, pois a chuva Orionidas é famosa por gerar meteoros muito brilhantes conhecidos como "bolas de fogo", além de produzir meteoros mais rápidos do que a maioria das chuvas. Pra se ter uma ideia, eles chegam a cruzar os céus a velocidades de até 66 quilômetros POR SEGUNDO.




Nesse fim de semana o programa está garantido! Agora nos resta torcer por céus limpos, repleto de estrelas.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos.


Imagens: (capa-divulgação) / Exoss / divulgação
19/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário