A primeira foto de um meteoro da história!

a primeira fotografia de um meteoro
Fotografar meteoros pode não ser uma tarefa tão complicada nos dias atuais, mas imagine isso a mais de 100 anos atrás...


Observar meteoros é fascinante... e hoje essa é uma atividade até comum! Temos câmeras de monitoramento e programas de computador que registram meteoros sem que a gente sequer tenha que estar ali, prestando atenção ou pressionando um gatilho. Mas já pensou como seria fotografar meteoros no passado?



O astrônomo húngaro Ladislaus Weinek conseguiu a proeza de fazer a primeira fotografia já conhecida de um meteoro. O grande feito aconteceu em 27 de novembro de 1885, quando o professor Ladislaus havia se tornado o diretor do Observatório Klementinum, em Praga, na República Tcheca.

Primeira foto de um meteoro, feita por Ladislaus Weinek em 27 de novembro de 1885
A primeira foto de um meteoro, feita por Ladislaus Weinek em 27 de novembro de 1885.
Créditos: divulgação

Ele montou estações de observação para monitorar a chuva de meteoros Andromedids, e segundo relatos, naquele ano de 1885, essa chuva de meteoros foi extremamente intensa, produzindo milhares de meteoros a cada hora. E assim o astrônomo Ladislaus Weinek entrou para a história com sua primeira fotografia de um meteoro, feita em uma placa fotográfica.




Claro que existe a possibilidade de outra pessoa ter conseguido tirar uma foto de um meteoro antes de Ladislaus, mas se isso realmente aconteceu, nunca veio a público. Por isso dizemos que Ladislaus Weinek foi a pessoa a tirar a primeira foto "já conhecida" de um meteoro.




E a famosa chuva de meteoros da constelação de Andrômeda (Andromedids) que antes era um verdadeiro espetáculo, hoje é considerada bastante fraca. Se o professor Ladislaus dependesse dessa chuva nos dias de hoje, a história seria bem diferente...




Imagens: (capa-divulgação) / divulgação / YouTube
28/11/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário