AO VIVO: Pouso em Marte da sonda InSight (reprise)

pouso em marte ao vivo
Venha assistir ao vivo ao primeiro pouso de uma sonda no Planeta Vermelho desde 2012!


Pela primeira vez na história, CubeSats estão se aproximando de Marte. Sua missão inclui (segundo a própria NASA) 7 minutos de terror ao penetrar a atmosfera marciana. E se tudo sair conforme o planejado, essas duas pequenas sondas irão transmitir ao vivo o pouso em Marte!



InSight é a mais nova sonda da NASA que está programada para pousar em Marte nessa segunda-feira, 26 de novembro de 2018. Ela vai rasgar a atmosfera do Planeta Vermelho. Ela começará a penetrar a atmosfera marciana numa velocidade superior a 19.000 km/h, mas o atrito do ar irá freá-la para menos de 2.000 km/h. Serão 7 minutos de muita tensão, sobretudo para os controladores da missão. A pequena espaçonave será uma verdadeira bola de fogo entrando em Marte.

O pouso em si deve ser concluído às 18h00 (pelo horário brasileiro de verão).


AO VIVO - Pouso da sonda InSight em Marte (reprise)

ATUALIZAÇÃO às 18h30 BRST: O pouso foi transmitido ao vivo pela NASA às 17h00 (pelo horário brasileiro de verão) dessa segunda-feira (26), e nós disponibilizamos a transmissão ao vivo com tradução simultânea lá no nosso canal do YouTube. Acompanhamos tudo em tempo real, e o pouso foi realizado com sucesso - conseguimos ver ao vivo a primeira imagem da sonda InSight quando já estava no solo de Marte. A reprise pode ser vista logo abaixo:


De acordo com a NASA, o plano é que a nave InSight toque nas planícies de Elysium Planitia, onde serão feitas perfurações para estudar o Planeta Vermelho através de sismômetros, sensores de fluxo de calor e rádios. Mas isso só será possível se o pouso der certo e a nave não se desintegrar durante a descida, o que pode realmente acontecer.




Os dois CubeSats são oficialmente conhecidos como MarCO-A e MarCO-B, mas os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato apelidaram eles de "WALL-E" e "Eva" (dois robôs exploradores de uma animação da Disney lançada em 2008, numa parceria com a Pixar).

CubeSats to Mars
Ilustração artística dos dois CubeSats durante aterrissagem em Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Os CubeSats foram lançados ao lado do módulo de pouso em 5 de maio de 2018. Os controladores da missão sequer tinham certeza se a minúscula espaçonave sobreviveria à jornada através do espaço interplanetário - mas eles sobreviveram! Agora eles vão operar como retransmissores de rádio, reportando aqui pra Terra os dados de entrada, descida e pouso muito mais cedo.




Originalmente, a missão tinha seu lançamento programado para 2016, e o pouso em Marte também iria ocorrer naquele mesmo ano. Por conta de problemas relacionados à resistência ao vácuo, a missão teve seu lançamento adiado, que só aconteceu agora recentemente, em maio de 2018.

Mais de 2 milhões de pessoas estarão presentes nesse pouso. Mas calma - será de forma simbólica. São quase 2,5 milhões de nomes que estão gravados em um microchip junto à sonda. Muitos dos nossos leitores estão inclusos na lista de passageiros desde 2015.




O último pouso marciano ocorreu em 2012 com a sonda Curiosity. Essa é a primeira vez que CubeSats viajam além da órbita da Terra, portanto, se tudo der certo será um feito grandioso.


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / YouTube / NASA / JPL-Caltech
26/11/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Olá, que tipo de transmissão AOVIVO vai acontecer, vídeo?
    Filmado de que ponto, e por quem?

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo o GALERIA DO METEORITO: pela transmissão AO VIVO.

    Lamentando apenas pelo facto dos renomados da NASA serem bons em muitas coisas, mas totais desconhecedores: da ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA.

    A prova maior disso, é que chamam o ainda 4 ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, assim como os antigos romanos chamavam de MARTE: deus da guerra.

    Chamam também erradamente o MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de SISTEMA SOLAR:

    E o MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR de ÁTOMO, como os antigos gregos: chamavam.

    ResponderExcluir
  3. Eita maluco, mudar o termo das coisas agora é ciência avançada? Tu pode até ser um bom trovador e repentista, tem até um jeito interessante com as palavras, mas nas ciências você é apenas um "Equus africanus asinus", sinceramente te aconselho investir em prosas, literatura,que parece que leva jeito!

    ResponderExcluir
  4. Tu meu fã, dizes que apenas mudo o nome das coisas, e não faço DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS NENHUMA:

    VAMOS LÁ:

    Quem até antes de mim, já havia DESCOBERTO que o que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL:

    MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é que funciona de forma interligada não por primitivos sistemas de fios, mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que conhecemos como WI-FI?

    Quem até antes de mim, já havia DESCOBERTO que assim como ocorre MICROS DESPROJEÇÕES E REPROJEÇÕES ELEMENTARES ORBITAIS ATÔMICAS no micro-modelo-energético-atômico-termonuclear "ÁTOMO", que BOHR chamou erradamente de SALTO-QUÂNTICO, e atuais das ciências-não-avançadas como tu, chamam de ELEMENTOS DESAPARECENDO NUMA DETERMINADA ÓRBITA E REAPARECENDO EM OUTRA: ocorre também só que num espaço-tempo-i-maior, MACROS DESPROJEÇÕES E REPROJEÇÕES ELEMENTARES ORBITAIS ATÔMICAS no MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que os das ciências-não-avançadas também como tu: chamam erradamente de SISTEMA-SOLAR?

    Tendo um pouco de domínio cultural, e sabendo que os próprios judeus abertamente dizem que são descendentes dos SUMÉRIOS, e são mesmo:

    Quem DESCOBRIU, que por serem descendentes de SEM, jamais foi SUMÉRIA e SUMÉRIOS: e sim SEMÉRIA e SEMÉRIOS?

    Tenho um amigo judeu que reside na Europa, que é um dos maiores intelectuais do mundo ao contrário de mim e de ti:

    Que secretamente porque não pode posicionar-se diretamente, acima de sua autoridade rabínica:

    Que após tomar conhecimento de MAIS de CEM DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS que fiz:

    Disse-me:

    Por ter feito CETENAS DE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, todas embasadas dentro da LÓGICA CIENTÍFICA E ESPIRITUAL que tu chamas de ENERGÉTICA-NÃO-ATÔMICA:

    Se tu não fosses brasileiro: não se chamasse JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS: e ao invés disso, tu fosses ISRAELENSE, ALEMÃO, RUSSO ou ESTADUNIDENSE:

    Todos do BRASIL e restante do mundo:

    Já estariam BABANDO POR TI.

    E finalizou:

    Quanto aos brasileiros, 99,99%, sempre tiveram, tem e terão: complexo de vira-latas.

    Eu que sempre estive, estou e estarei dentre os 0001%:

    Pergunto:

    Tu estarias dentre os 99,99%?

    Tu serias também vira-lata?

    Um termo menos pejorativo, também de minha autoria:

    Tu serias JAGUAR, com complexo de ararinha e sabiá?

    O genialíssimo intelectual brasileiro OLAVO DE CARVALHO, indiscutivelmente a MAIOR AUTORIDADE em H-POLÍTICA que chamam equivocadamente de GEOPOLÍTICA: que supera em muito, o que é respeitado no mundo todo nesse assunto, que é o russo ALEKSANDR DUGIN:

    Está mais que certo quando diz que a maior comprovação da idiotice de muitos brasileiros, é querer sempre destruir outros brasileiros, que demonstram inteligência: e capacidade.

    Segundo suas afirmações o brasileiro: é o povo mais invejoso do mundo.

    Ele diz também que se não tivesse saído do BRASIL:

    Estaria louco: ou passando fome.

    Homenageando o genialíssimo intelectualíssimo filósofo brasileiro OLAVO, que muitos aqui do BRASIL, diferentemente de todos do mundo: dizem que ele, é um analfabeto sem graduação acadêmica:

    FILOSOFIA POR MIM PROCRIADA:

    SINTO NOS INVEJOSOS, A INCAPACIDADE DE UM DIA SEREM: COMO OS INVEJADOS.

    Quanto ao teu conselho:

    Como POETA, COMPOSITOR e ESCRITOR: sou um bom MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO AVANÇADO.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas transmissões ao vivo e pela tradução.

    ResponderExcluir
  6. Cara magnífico e um prazer imenso estar inscrito no canal de vcs.Parabéns

    ResponderExcluir