O 'Cometa do Ano' está chegando - veja como observar 46P / Wirtanen

cometa verde 46 p wirtanen
O "cometa verde" 46P / Wirtanen poderá ser visto do Brasil e de todo o globo


Você já observou um cometa a olho nu? Se ainda não, essa pode ser sua chance. De acordo com especialistas, o cometa 46P/Wirtanen poderá ser visto nos céus mesmo sem auxílio de telescópios. Uma chance única que ninguém quer perder.



Os astrônomos estão chamando o cometa 46P / Wirtanen de "cometa do ano". Daqui a alguns dias, em 12 de dezembro, Wirtanen fará sua máxima aproximação com o Sol. Em seguida, no dia 16 de dezembro, essa bola de gelo de 1 quilômetro de diâmetro chegará a 11,5 milhões de quilômetros da Terra (máxima aproximação com o nosso planeta). Isso colocará o cometa Wirtanen na lista dos 10 cometas mais próximos da Era Espacial. Os astrônomos afirmam que 46P / Wirtanen provavelmente se tornará um objeto visível a olho nu durante várias semanas. Veja como é sua real aparência:

Cometa 46p wirtanen por Yasushi Aoshima
Cometa 46P/Wirtanen, registrado no Japão por Yasushi Aoshima.
Créditos: Yasushi Aoshima / divulgação

Essa belíssima fotografia foi feita em Ishikawa, no Japão, pelo fotógrafo Yasushi Aoshima. Ele utilizou um telescópio de 300 mm, e conseguiu observar a atmosfera verde do cometa, que é tão grande que chega a ser quase duas vezes maior que o planeta Júpiter.




A cor verde nos mostra a presença do carbono diatômico - uma substância gasosa comum em atmosferas de cometas. No vácuo do Espaço, ele brilha na cor verde.

Até o fim de novembro o cometa Wirtanen só pode ser visto com a ajuda de telescópios. No entanto, em meados de dezembro é esperado um brilho dezenas de vezes mais intenso. Se as tendências atuais se mantiverem, o cometa 46P/Wirtanen alcançará a magnitude +3 e poderá ser visto a olho nu, além de se tornar um alvo fácil para binóculos e telescópios.




No dia 16 de dezembro, essa será a posição do cometa Wirtanen. Se tudo correr conforme o esperado, ele poderá ser facilmente encontrado na constelação de Touro, bem próximo das Plêiades.

posição do cometa Wirtanen no céu em dezembro de 2018
Como encontrar o cometa 46P/Wirtanen em dezembro de 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Entre os dias 4 e 28 de dezembro de 2018, o "cometa verde" permanecerá a uma distância média de 16 milhões de quilômetros da Terra.




O cometa 46P/Wirtanen passa pelo Sistema Solar interno a cada 5,5 anos. Agora ele está nas cercanias do Planeta Vermelho, rumando em nossa direção. Só nos resta cruzar os dedos e segurar a ansiedade!




Imagens: (capa-Yasushi Aoshima) / Yasushi Aoshima / divulgação / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
23/11/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Como sempre sou um azarado para esses eventos astronômicos, com o céu sempre nublado no dia dos eventos, dessa vez vou torcer para que o céu esteja nublado no dia, assim, quem sabe, acontecerá o contrário, com o céu aberto e eu consiga ver o cometa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lei de Murphy na Astronomia é implacável.. hahahaha... vamos torcer!!! Mas uma boa maneira de ver um céu nublado é comprando um novo telescópio... srsrrss

      Abraços Milton! Na torcida!

      Excluir
    2. Aqui também não estou tendo muita sorte... Tive apenas 4 noites de céus limpos desde o meio de setembro... Tá que é só nuvem!

      Excluir
    3. Comigo acontece o mesmo Milton KKK desde agosto meu telescópio está guardado, todas as noites nublado vamos ficar na torcida. Forte abraço.

      Excluir
    4. Vamos torcer que dê tudo errado, para dar certo. kkkk Abraços!

      Excluir
  2. Sem tem essa cor esverdeada: decerto é um COMETA IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA PROJETADA, FORMADO POR GELO, refletindo a LUZ emitida pelo DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, DEAT: que chamam primitivamente de SOL.

    Parabéns GALERIA DO METEORITO por mais uma: belíssima divulgação.

    ResponderExcluir
  3. Ufa... achei que você estivesse se referindo ao Q-36 (Modulador Espacial Explosivo) que servia para desintegrar a Terra.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, meu stellarium diz que não existe esse objeto, tentei nos dois servidores do SIMBAD, Harvard e Estrasburgo, e nada, tem como resolver? Preciso atualizar alguma coisa?

    Att,

    @SemContaDoGoogleHoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse cometa em especial, não aparece, acho que é falta de atualização do sistema.

      Excluir
  5. Boa noite pessoal instalei a ultima versão do Stellarium 0.18.2 mas ele não acha resultado sobre esse cometa ja pesquisei 46p/ ou Wirtanen e diz que "pesquisa no Sibad" nada encontrado.É alguma atualização que devo fazer ? Alguém pode me auxiliar ?

    ResponderExcluir
  6. Não foi dessa vez, quem não tem instrumentação astronômica, vai ficar chupando dedo, nas grandes capitais, nem com um binóculo conseguira observar, eu com um telescópio de 120 mm, o observo como uma pequena estrela verde.

    ResponderExcluir